A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Esquema corporal é a representação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Esquema corporal é a representação."— Transcrição da apresentação:

1 Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais proprioceptivos e exteroceptivos, esta representação esquematizada é necessária à vida normal (H. Pieron). Baseado em vários dados sensoriais proprioceptivos e exteroceptivos, esta representação esquematizada é necessária à vida normal (H. Pieron). É a integração das sensações relativas ao próprio corpo, em relação aos dados do mundo exterior (P. Vayer) É a integração das sensações relativas ao próprio corpo, em relação aos dados do mundo exterior (P. Vayer)

2 Vivenciar estímulos sensoriais, para discriminar as partes do próprio corpo e exercer um controle sobre elas, implica: Vivenciar estímulos sensoriais, para discriminar as partes do próprio corpo e exercer um controle sobre elas, implica: 1. A percepção do corpo; 2. O equilíbrio; 3. A lateralidade; 4. A independência dos membros em relação ao tronco entre si; 5. O controle muscular; 6. O controle da respiração 6. O controle da respiração. Esquema Corporal

3 Corpo Vivido (até 3 anos) Corpo Vivido (até 3 anos) – Essa etapa é dominada pela experiência vivida pela criança através da exploração do meio. Corpo percebido ou descoberto (3 aos 7 anos) Corpo percebido ou descoberto (3 aos 7 anos) – Corresponde à organização do esquema corporal devido à função de interiorização. Possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu corpo próprio a fim de levar à tomada de consciência. Corpo Representado (7 aos 12 anos) Corpo Representado (7 aos 12 anos) – Observa-se a estruturação do esquema corporal, pois já apresenta a noção do todo e das partes de seu corpo, conhece as posições e mantém um maior controle e domínio corporal. Etapas de Desenvolvimento do Esquema Corporal

4 Imagem Corporal A imagem corporal diz respeito aos sentimentos do indivíduo em relação à estrutura de seu corpo como a bilateralidade, lateralidade, dinâmica e equilíbrio corporal.

5 Após a percepção global do corpo, vem a etapa de consciência de cada segmento corporal. Esta se realiza de forma interna (sentindo uma parte do corpo) e externa (vendo cada segmento num espelho, em uma outra criança ou em uma figura). Após a percepção global do corpo, vem a etapa de consciência de cada segmento corporal. Esta se realiza de forma interna (sentindo uma parte do corpo) e externa (vendo cada segmento num espelho, em uma outra criança ou em uma figura). Imagem Corporal

6 Nada mais é que sentir-se (e sentir) corporalmente no espaço e no tempo. A AUTODESCOBERTA! Nada mais é que sentir-se (e sentir) corporalmente no espaço e no tempo. Na criança a imagem corporal depende, compreende e completa-se na imagem do corpo do outro e dos outros que a rodeiam e a envolvem. O outro é para a criança o centro de suas atenções e motivações. Na criança a imagem corporal depende, compreende e completa-se na imagem do corpo do outro e dos outros que a rodeiam e a envolvem. O outro é para a criança o centro de suas atenções e motivações. Imagem Corporal

7 Coordenação A capacidade de coordenação incorpora as atividades que incluem duas ou mais capacidades e padrões motores. A capacidade de coordenação incorpora as atividades que incluem duas ou mais capacidades e padrões motores. A tomada de consciência do corpo é necessária para a execução e o controle de movimentos precisos que vão ser executados. A tomada de consciência do corpo é necessária para a execução e o controle de movimentos precisos que vão ser executados.

8 A coordenação geral necessita de uma perfeita harmonia de jogos musculares em repouso e em movimento. 1. Coordenação estática: É dada pelo equilíbrio entre a ação dos grupos musculares antagonistas, estabelece-se em função do tônus muscular. 2. Coordenação dinâmica: se realiza em movimento, põe em ação simultâneos grupos musculares diferentes, tendo em vista a execução de movimentos voluntários mais ou menos complexos. Coordenação

9 Falhas na coordenação motora podem ser causadas pela deficiência de movimentos na primeira infância. Falhas na coordenação motora podem ser causadas pela deficiência de movimentos na primeira infância. Temos 5 tipos de coordenação motora Temos 5 tipos de coordenação motora: 1. Coordenação Motora-fina; 2. Coordenaçao Motora-ampla; 3. Coordenação Visomotora; 4. Coordenação Audiomotora; 5. Coordenação Facial. Coordenação

10 Equilíbrio Todos os movimentos se apóiam num estado de tensão (tônus), que no fundo é o meio pelo qual se torna possível o equilíbrio mecânico indispensável para que possa acontecer a coordenação entre os movimentos de vários segmentos.

11 O equilíbrio é a base primordial de toda coordenação geral. O equilíbrio é a base primordial de toda coordenação geral. A colocação perfeita do centro de gravidade e a combinação perfeita de ações musculares, com o propósito de sustentar o corpo sobre uma base (Tubino, 1975) A colocação perfeita do centro de gravidade e a combinação perfeita de ações musculares, com o propósito de sustentar o corpo sobre uma base (Tubino, 1975) Equilíbrio

12 Lateralidade Jackson (1876) e Zazzo (1976), nos dizem que a dominância funcional de um lado do corpo é determinada não só pela educação, mas pela predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro, dominância cerebral. Jackson (1876) e Zazzo (1976), nos dizem que a dominância funcional de um lado do corpo é determinada não só pela educação, mas pela predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro, dominância cerebral.

13 O hemisfério direito controla a metade esquerda do corpo. (Dominância – canhoto). O hemisfério direito controla a metade esquerda do corpo. (Dominância – canhoto). O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo. (Dominância – destro). O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo. (Dominância – destro). Lateralidade

14 Destro: Quando existe um predomínio claro do lado direito na utilização dos membros e órgãos. Destro: Quando existe um predomínio claro do lado direito na utilização dos membros e órgãos. Sinistro ou canhoto: Quando o referido predomínio se faz presente do lado esquerdo. Sinistro ou canhoto: Quando o referido predomínio se faz presente do lado esquerdo. Ambidestro: Quando não existe um predomínio claro estabelecido e se usa indiscretamente os dois lados, isto significa que o individuo pode possuir a condição de lateralidade cruzada. Ambidestro: Quando não existe um predomínio claro estabelecido e se usa indiscretamente os dois lados, isto significa que o individuo pode possuir a condição de lateralidade cruzada. Lateralidade

15 A lateralização está presente em todos os níveis de desenvolvimento da criança, mas somente será definitiva à medida que esta criança atravessar todas as fases do desenvolvimento. A lateralização está presente em todos os níveis de desenvolvimento da criança, mas somente será definitiva à medida que esta criança atravessar todas as fases do desenvolvimento. Pode-se dizer que quando um indivíduo apresenta transtornos na lateralidade, na estrutura do esquema corporal ele terá grandes possibilidades de adquirir dislexia. Pode-se dizer que quando um indivíduo apresenta transtornos na lateralidade, na estrutura do esquema corporal ele terá grandes possibilidades de adquirir dislexia. Lateralidade

16 A lateralidade é aplicada ao nível do olho, mão e pés. A lateralidade é aplicada ao nível do olho, mão e pés. Não devemos confundir lateralidade, como sendo apenas o conhecimento esquerda e direita, e sim a generalidade da percepção do eixo corporal a tudo que cerca a criança. Não devemos confundir lateralidade, como sendo apenas o conhecimento esquerda e direita, e sim a generalidade da percepção do eixo corporal a tudo que cerca a criança. Lateralidade

17 Demonstra ser um fator primordial para aquisição de equilibrio e estabilidade, com relação a linha central que divide o corpo. Demonstra ser um fator primordial para aquisição de equilibrio e estabilidade, com relação a linha central que divide o corpo. A lateralidade é importante na evolução da criança tem de si mesma, na formação de seu esquema corporal, na percepção da simetria de seu corpo, contribuindo para determinar a estrutura espacial A lateralidade é importante na evolução da criança tem de si mesma, na formação de seu esquema corporal, na percepção da simetria de seu corpo, contribuindo para determinar a estrutura espacial Lateralidade

18 Estrutura Espacial Primeiro a criança percebe a posição do seu corpo no espaço. Depois a posição dos objetos em relação a si mesma e, por fim, aprende a notar as relações das posições dos objetos entre si. Primeiro a criança percebe a posição do seu corpo no espaço. Depois a posição dos objetos em relação a si mesma e, por fim, aprende a notar as relações das posições dos objetos entre si. Para a criança assimilar os conceitos espaciais, precisa ter uma lateralidade bem definida. Para a criança assimilar os conceitos espaciais, precisa ter uma lateralidade bem definida.

19 O espaço humano é todo orientado no sentido esquerdo, direito, acima, abaixo, longe, perto, frente e atrás. O espaço humano é todo orientado no sentido esquerdo, direito, acima, abaixo, longe, perto, frente e atrás. Estrutura Espacial

20 Aspectos Psicomotores Como a criança se vê (Esquema Corporal) Como a criança se vê (Esquema Corporal) Como a criança vê o mundo (consciência de seu corpo frente ao meio ambiente) Como a criança vê o mundo (consciência de seu corpo frente ao meio ambiente) Como a criança pensa (Desenvolvimento da inteligência) Como a criança pensa (Desenvolvimento da inteligência) Como a criança executa (Coordenação Motora) Como a criança executa (Coordenação Motora) Como imita (Reprodução de movimentos) Como imita (Reprodução de movimentos) Como atua (Representação mental dos movimentos) Como atua (Representação mental dos movimentos)


Carregar ppt "Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Esquema corporal é a representação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google