A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL. EU TE AMO FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL. EU TE AMO FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

2 EU TE AMO

3 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, sendo, essa uma das primeiras formas de linguagem com o mundo. No eixo Corpo e Movimento pretendemos focalizar como a criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos.

4 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL O corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, captando assim, imagens percebendo sons, sentido cheiros e sabores, dor e calor, movimentando-se. O corpo é o centro, o referencial para si mesma, para o espaço que ocupa e na relação com o outro. O diálogo corporal avança para a conscientização pela experimentação, tornando-se uma ação de movimento que envolve sensações, sentimentos, pensamentos e reflexões.

5 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL VAMOS DANÇAR: IMITANDO

6 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Dessa forma, por meio do pensamento, da oralidade, do brinquedo, dos gestos, das brincadeiras, o faz-de-conta, o jogo e o desenho contribuem para a apropriação da linguagem escrita e das outras linguagens; BUENO (1998): O movimento é o principal elemento no desenvolvimento da criança. Toda ação está pertinente a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado.

7 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Dessa forma, não podemos pensar em educação sem relacioná-la ao movimento, que é o meio que a criança utiliza para as suas aquisições, de qualquer espécie de aprendizagem, sejam elas básicas ou mais elaboradas.

8 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL VAMOS MEXER: BATE A MÃO, BATE O PÉ

9 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

10 Eixo Corpo e Movimento: - Consciência corporal: Imagem e esquema corporal; - Percepção espacial: Relação com o próprio corpo, com o corpo do outro e relação do corpo no espaço;

11 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

12 IMAGEM CORPORAL é a figura do corpo humano formada na mente. Nela estão presentes os afetos, os valores, a história pessoal expressada nos gestos, no olhar e no corpo em movimento. O movimento é essencial para a construção da imagem corporal sendo que somente através dele se pode adquirir conhecimento sobre o próprio corpo. Existe duplo sentido nessa relação, já que um influencia o outro diretamente. ( TURTELLI, 2000)

13 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL VAMOS FOTOGRAFAR, AS VOGAIS

14 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Na infância o que determina um desenvolvimento de imagem corporal saudável é um bom relacionamento com os pais e aceitação da aparência da criança por parte deles. Porém, modifica durante a vida. A imagem corporal desde a infância é formada pelo reconhecimento corporal, percepção do movimento, contato com o outro e pela influência da sociedade e da cultura.

15 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL: tem funções complementares, são aspectos indissociáveis, já que permitem que o ser humano se situe no mundo em que vive. Atribuímos a imagem corporal características psicológicas, subjetivas e ao esquema corporal características biológicas, pois são aspectos dependentes e complementares. O esquema corporal fornece integração de sinais proprioceptivos que complementam a consciência da imagem corporal.

16 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A imagem corporal significa o caminho que o corpo aparece para o indivíduo, já o esquema corporal é a percepção tridimensional que cada um tem de si mesmo, é o modelo postural do corpo, caracteriza a habilidade de fazer alguma capacidade de mover esse corpo. A imagem corporal envolve percepção, emoção e representação enquanto o esquema relaciona-se com as capacidades motoras, habilidades e manutenção da postura.

17 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestões: Ter uma área na sala para registrar as alturas que as crianças alcançam durante o decorrer do ano letivo; Cumprimentar com diversas partes do corpo, quando a música é parada; Trabalhar com as expressões faciais na contação de histórias;

18 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A imagem corporal é a percepção do movimento e o esquema corporal é a realização deste, porém, eles fazem parte de um só sistema, um não acontece sem a presença do outro. (GALLAGHER e MELTZOFF, 1996) Aos professores cabem propor atividades que possam ampliar a liberdade corporal da criança, por meio de atividades motoras globais revestidas de sentidos para as crianças, embaladas no ritmo da ludicidade.

19 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A rigidez, tensões desnecessárias, incoordenação, arritmia são expressões de dificuldade da criança, a espontaneidade motora durante as atividades de exploração permite à criança experimentar e continuar enriquecendo sua bagagem práxica; Portanto, podemos destacar que a falta de experiências motoras, poderiam dar suporte à realização da tarefa complicada do que propriamente em um problema de descoordenação;

20 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Para melhorar o grafismo precisamos que o controle distal do braço torne-se proximal e os movimentos das mãos e dos dedos sejam liberados, permitindo, dessa forma, a miniaturização do traçado. ATIVIDADES: COM AS FIGURAS QUE TEM EXPRESSÕES FACIAIS BEM DEFINIDAS (PEDIDO NA INSCRIÇÃO DA FORMAÇÃO);

21 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL MÚSICA: ESTICAR E FECHE OS OLHOS

22 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL COM JORNAL E GRAMPEADOR CADA UM CONFECCIONA SUA ROUPA PARA DESFILAR

23 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Teste Psicomotores(BPM) A criança identifica as partes do seu corpo que forem tocadas pelo examinador, sendo que crianças na faixa etária de 4 e 5 anos devem nomear oito pontos táteis (nariz, queixo, olhos, orelha, ombro, cotovelo, mão e pé). E as crianças na faixa etária de seis anos e acima, devem nomear 16 pontos táteis (testa, boca, olho direito, orelha esquerda, pescoço,ombro esquerdo, cotovelo direito, joelho esquerdo, pé direito, pé esquerdo, mão esquerda, polegar, indicador, médio, anelar e mínimo direitos). Pede-se a criança que feche os olhos e em pé.

24 FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

25

26

27

28 DESENHAR A SOMBRA DO CORPO NO CHÃO; NO PAPEL KRAFT; COM LINHAS UTILIZANDO LÃ, LINHA, ETC; COLANDO ROUPA, ROSTO, EMOÇÃO;


Carregar ppt "FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL. EU TE AMO FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Se você trabalha com Educação Infantil, sabe da importância do Movimento para as crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google