A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina Brincando com sucata

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina Brincando com sucata"— Transcrição da apresentação:

1

2 Oficina Brincando com sucata
Idealização: Desire M. Dornelles Pedagoga Em parceria com: Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha

3 Associação Sócio ambiental Pró-Vida
Agradecimento Patrocinadores Associação Sócio ambiental Pró-Vida CFC Ritter Gui letreiros

4 Justificativa Com o intuito de estimular educadores e profissionais da área da recreação e do lúdico, sugere-se uma lista básica de materiais de sucata, que normalmente são jogadas no lixo, para serem utilizadas na construção de brinquedos alternativos dos mais diversos, favorecendo assim a conscientização de todos frente à necessidade dos aproveitamentos desses materiais para uma melhor qualidade de vida, contribuindo dessa maneira com a sustentabilidade do nosso planeta.

5 Objetivo Geral Reutilizar materiais de sucata para a construção de brinquedos, enfatizando o brincar no desenvolvimento infantil e colaborando para a sustentabilidade do meio ambiente.

6 Objetivos Específicos
Demonstrar diferentes jogos e brinquedos confeccionados com materiais de sucata que podem fazer parte do acervo pedagógico da Escola; Instigar o trabalho em equipe; Estimular a inserção dos brinquedos confeccionados com sucata nas Escolas de Educação Infantil

7 Proporcionar o relacionamento interpessoal entre diferentes equipes;
Destacar a importância da criatividade na Educação Infantil; Conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente.

8 Palestra Meio Ambiente

9 A importância da criação dos brinquedos de sucata
Cunha (1994) define sucata como material descartável que só terá utilização se houver criatividade. Sobre brinquedo, Santos (1999), define como um suporte que estimula, um importante mecanismo para o desenvolvimento da criança. A função do brinquedo aparece ativa no domínio da inteligência.

10 Benjamin (1984) e Machado (1995) apontam para a importância da criança criar seu próprio brinquedo, pois a criação favorece o desenvolvimento da criatividade, da capacidade afetiva e emocional, social e cognitiva das crianças.

11 Na criação de seu brinquedo com sucata, a criança exercita sua criatividade e desenvolve sua relação interpessoal em um espaço lúdico com materiais atraentes, educativos e de baixo custo, além de estar centrada na busca do “eu”.

12 A função principal da criatividade é o prazer de descobrir e a satisfação do criar, cabe a nós adultos permitir com que eles criem, respeitando seu imaginário. Nesse momento a atuação do professor é de extrema importância para auxiliar o aluno, permitindo o desenvolvimento progressivo da criatividade da criança.

13 A importância do brincar na Educação Infantil
Existe uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem, toda criança aprende no momento em que brinca. Conforme Oliveira (2008) se a criança perde o espaço do brincar para o espaço da aprendizagem interfere o seu desenvolvimento psicológico.

14 Nós, profissionais da Educação Infantil, fazemos parte da fase mais importante da vida de um ser humano, pois a criança quando pequena tudo está se formando, principalmente a sua identidade.

15 Segundo Negrine (1994), brincar é uma necessidade básica para os pequenos, assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação.

16 O brincar como instrumento de aprendizagem
Quando as crianças brincam criam regras, aprendem a se comunicar e expressam-se através de múltiplas linguagens, além de contribuir para a construção do conhecimento e relacionamento interpessoal.

17 O brincar permite a criança o desenvolvimento motor, operatório e mental, tais aquisições permitem mais tarde uma coordenação motora mais precisa.

18 Por fim as brincadeiras fazem parte do patrimônio lúdico-cultural, transmitindo aos pequenos valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos, proporcionando às crianças uma cultura motora fundamental ao seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

19 Sugestões de atividades com sucata

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57 Site: www.pedagogadesiredornelles.tumblr.com Orkut: Pedagoga Desire
Desire M. Dornelles Pedagoga Contatos: Site: Orkut: Pedagoga Desire Obrigada pela presença!


Carregar ppt "Oficina Brincando com sucata"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google