A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo em si mesma. é um pré-requisito para um mundo saudável, justo e próspero. É uma ferramenta crucial em nosso trabalho para traduzir em realidade as Metas do Milênio - acordadas pelos governos de todo o mundo como um guia para a construção de um mundo melhor no século 21."

2 É evidente que os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida da criança, independente do tempo, costumes e do grupo social a que fazem parte.

3 O ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA DEVE SER EXPLORADO PELOS PROFESSORES PARA QUE AS CRIANÇAS INTERAJAM COM FORMAS DIVERSIFICADAS DE VIVÊNCIAS.

4 PÁTIO, BIBLIOTECA, BANHEIROS, JARDIM, CANTINA, RECEPÇÃO, SECRETARIA, INFORMÁTICA, ETC

5 A SALA DE AULA CONSTITUI UM AMBIENTE ESPECIAL DE APRENDIZAGEM, NELA O APRENDER COM O OUTRO DESENVOLVE A NOÇÃO DE COLABORAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, RESPEITO E CRIAÇÃO DE REGRAS JUSTAS PARA TODOS.

6 Especificamente, os jogos educativos provocam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a expressão oral e escrita.

7 CONDUZINDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO LÚDICO crianças que convivem em seu cotidiano com o uso da escrita, vão construindo o sentido da escrita.

8 Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky Um ambiente alfabetizador Precisa ser cuidadosamente preparado para que exista uma cultura letrada.

9 As crianças precisam fazer parte de sociedades letradas e estarem expostas a grande variedade de materiais escritos, nas ruas, na televisão, nos supermercados, em casa e principalmente na escola.

10 É preciso que, além de trazer para a sala de aula a maior variedade possível de materiais escritos, a ação docente se dê no sentido de criar múltiplas situações de interação com esse material e uso da linguagem escrita, por meio de atividades que cativem a criança.

11 Criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos:

12 *Canto da leitura; *Materiais diversos *Alfabeto ilustrado; *Seqüência numérica; *Calendário; *Lista de palavras.

13 As crianças possuem preferências por atividades diferentes. Cada criança também tem um ritmo próprio.

14 Elas reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas.

15 A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio do material didático. Os materiais expostos devem apresentar ordem e clareza, não devendo provocar poluição visual.

16 O professor precisa motivar a criança de forma diferente, usando tudo que tem no meio, mas é importante que o aluno participe da organização do ambiente de alfabetização.

17

18

19

20 Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. (Drummond)

21


Carregar ppt "AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google