Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Educação Ambiental - GPEEA
Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental - GPEEA
2
Papelito Residoaldo Lixeirina
3
Terezinha Rafaela Wilton Priscyla Osmarina Milena Lucicléia Jesus
Gilson Ana Paula Ariadne Quem somos? O que fazemos?
4
Aprendendo e ensinando Ecologia por meio da
Educação Ambiental centrada em atividades pedagógicas sobre Reciclagem de Resíduos
5
Contribuir para a formação profissional graduandos Biologia e Pedagogia da UFPA prática docente: âmbito da Educação Ambiental; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de estudantes de escolas públicas situadas no entorno do campus universitário do Guamá, através da formação da consciência sócio-ambiental. Desenvolver competências e habilidades profissionais interação: licenciandos com bolsistas, alunos, professores e coordenação pedagógica do ensino fundamental e médio; Realizar ações educativas sobre a questão ambiental;
6
“A Educação Ambiental como precursora de ações educativas”
Objetivos: Contextualizar a dimensão ambiental (Ecologia) tendo como referência a legislação em que ela está inserida; Instrumentalizar os participantes através de oficinas, dando subsídios a práxis educativa a ser realizada nas escolas; Discutir a interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos como possibilidade de se trabalhar a Educação Ambiental; Elaborar e executar planos de ação de acordo com a realidade das escolas selecionadas. Carga horária: 180 h
7
I UNIDADE 1.1 Histórico 1.2 Legislação e Meio Ambiente 1.3 Desenvolvimento Sustentável 1.4 A Interdisciplinaridade na educação 1.5 Noções de Ecologia II UNIDADE 2.1. Lixo e Poluição 2.2. Higiene e Saúde 2.3. Coleta Seletiva 2.4. Reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos (papel e sucata). III UNIDADE 3.1. Planejamento Educacional e a Pedagogia de Projetos.
8
IV - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:
I UNIDADE 1.1- Aula dialogada, trabalho em grupo, dinâmica de grupo e mesa redonda. II UNIDADE 2.1- Lixo e poluição: aula dialogada, exibição de vídeo, aula passeio e experimentos. 2.2- Higiene e saúde: estudo de textos em grupo, dramatização e experimentos. 2.3- Coleta seletiva: exibição de vídeo, dinâmicas de grupo e debate. 2.4- Reciclagem: aula teórico-prática, reciclagem de papel e exibição de vídeo. 2.5- Sucata: atividades teórico-práticas de sensibilização utilizando sucatas. III UNIDADE 3.1- Elaboração e execução de planos de ação.
9
V - AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação serão a participação, assiduidade e a realização da atividades acadêmicas conforme as ações propostas durante o curso. Quanto aos instrumentos, considerar-se-á a elaboração e a exposição dos planos de ação.
10
Selecionar escolas do entorno;
Levantar questões a cerca de problemáticas ambientais; Elaborar e executar planos de ação disseminar a consciência sócio-ambiental junto aos alunos, professores e coordenação pedagógica, bem como atender as necessidades reais da escola onde desenvolverão as atividades.
11
Compartilhando saberes e experiências;
Através da execução de mini-cursos,oficinas e palestras sobre as temáticas sugeridas pelo grupo-alvo no que diz respeito a dimensão ambiental.
12
AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Aplicação de questionários avaliativos junto ao quadro docente e discente das escolas para acompanhar e avaliar atitudes e habilidades dos professores e alunos em relação ao meio ambiente. O primeiro seria aplicado antes das atividades do projeto e outro após os mini-cursos e oficinas. Registro e análise da prática docente realizada.
13
PLANO DE METAS Proporcionar a prática antecipada a 15 (quinze) alunos de Licenciatura Plena em Biologia e 15 (quinze) alunos de Pedagogia. Promover aos universitários a construção de conhecimento através da experiência docente e orientação de alunos do ensino médio e/ou fundamental oriundos de 5 (cinco)escolas públicas do entorno da UFPA, através da abordagem em Educação Ambiental, desenvolvendo no alunado a capacidade de identificar, reconhecer, classificar, descrever e comparar temas ligados à conservação e preservação do meio ambiente através da Educação Ambiental. Produzir materiais alternativos através da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos. Elaborar 1 (uma) cartilha educativa sobre Educação Ambiental, a partir do material didático produzido durante o projeto. Criar 1 (um) site na Internet e 1 (um) CD-R interativo contendo as temáticas e linhas de ação vivenciadas no projeto.
14
Temos uma escolha a fazer!
15
Muito Obrigado!!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.