A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão."— Transcrição da apresentação:

1 Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão

2 Construção Moral Cidadania Compreensão das emoções Afetividade Qualidade das interações Socialização Resgate do lúdico como patrimônio História e Cultura Ensaio de representações simbólico- culturais Pensamento e Linguagem Liberdade de movimento Criatividade e imaginação FORMAÇÃO Curso de Formação de Brinquedista

3 Brinquedoteca – significado na forma ç ão profissional Organização e manutenção de um espaço lúdico e saud á vel que respeite a infância Compreensão do desenvolvimento humano Conhecimento e reflexões a respeito da infância na atualidade Construção e testagem de brinquedos e jogos Elaboração e execução de projetos pedagógicos infantis Articulação entre conhecimentos científicos e produção de novos conhecimentos através de pesquisas

4 PESQUISA Para que exista um acompanhamento sistemático das crianças, é acordado entre a Universidade e as instituições, a ida e organiza ç ão do mesmo grupo de crianças na brinquedoteca, sempre no mesmo dia e no mesmo hor á rio. Estes grupos são acompanhados pelos brinquedistas (mínimo de dois e preferencialmente três).Os brinquedistas se revezam entre observar e mediar as brincadeiras das crianças. No final do semestre devem fazer um relatório em um modelo de artigo cientifico orientado pela coordenadora.

5 EXTENSÃO São crianças de escolas ou creches públicas ou comunitárias que tem acesso a este serviço da universidade sendo acompanhadas sistematicamente por profissionais em formação que tem como orientação oferecer momentos de qualidade para as crianças, respeitando seu direito de brincar, a liberdade de escolha da atividade e um olhar atento por meio de um roteiro que enfatiza vários aspectos do desenvolvimento. O curso de Formação de brinquedista é oferecido gratuitamente aos alunos de vários cursos da Estácio e as professoras das escolas ou creches comunitárias e públicas.

6 Campus da Universidade Estácio de Sá em que o projeto está sendo desenvolvido Recreio (escola municipal Perola Byington - creche privada Ladybug) Niterói (creche comunitária Rosalda Paim) Rebouças (dentro do campus da universidade - atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom) Méier (laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)

7 Recreio - Campus Barra World (Escola Municipal Pérola Byington – creche privada Ladybug)

8 Campus Niterói – creche comunitária Rosalda Paim

9 Rebouças (dentro do campus da universidade – atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom)

10 Méier - Campus Millôr Fernandes (laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)

11 Ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo projeto em Recreio (Barra World) Duas novas parcerias em duas instituições escolares diferentes: Escola Municipal Pérola Byington e Creche Escola Ladybug Niterói Atendimento de 280 crianças de 2 a 5 anos de idade, moradoras das comunidades do centro de Niterói. Auxilio no trabalho das educadoras - as brinquedistas que participaram do projeto, no final do semestre em uma reunião com as professoras e a coordenadora pedagógica mostraram através de seus registros, detalhes dos comportamentos das crianças.

12 Méier (Millôr Fernandes) Através da produção do laboratório, em comemoração ao dia 28 de maio (Dia Internacional do Brincar) oferecemos atividades lúdicas para as 500 crianças do Educandário São José e distribuímos os brinquedos construídos no laboratório. Também participamos da festa junina do educandário com uma quadrilha e um casamento na roça interpretado pela equipe de brinquedistas. Rebouças Através da parceria com o curso de Nutrição foi possível fazer a avaliação nutricional de todas as crianças e oferecer atividades lúdicas através de brincadeiras e jogos infantis que têm como tema a alimentação saudável. Também realizamos a festa junina desta creche com o apoio do campus e a comunidade. Criamos um novo serviço através da parceria com o curso de Letras que permitiu o estágio de dois alunos. Eles ofereceram apoio escolar para jovens de 8 a 15 anos, através dos jogos da brinquedoteca. Este serviço irá continuar neste semestre.

13 Além dos serviços semanais também realizamos: Atividades lúdicas no morro do Turano através de jogos de sucata da brinquedoteca em um evento da prefeitura a respeito do meio ambiente. Oferecemos resgates de brincadeiras tradicionais na praça Afonso Pena em parceria com a Fundação Bradesco.

14 O que é meu é de todos, e o que é de todos tamb é m é meu.


Carregar ppt "Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google