A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem é o homem ?. O homem é um ser sócio-histórico Pertence a uma espécie animal – homo sapiens Todos nós dependemos dos genes recebidos de nossos ancestrais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem é o homem ?. O homem é um ser sócio-histórico Pertence a uma espécie animal – homo sapiens Todos nós dependemos dos genes recebidos de nossos ancestrais."— Transcrição da apresentação:

1 Quem é o homem ?

2 O homem é um ser sócio-histórico Pertence a uma espécie animal – homo sapiens Todos nós dependemos dos genes recebidos de nossos ancestrais para formar nosso corpo, obedecendo as características de nossa espécie. Todos os traços físicos ou mentais, normais ou não, são ao mesmo tempo genéticos e ambientais.

3 Nosso saber-fazer não são transmitidos por hereditariedade biológica, mas adquiridos por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes.

4 O homem aprende a ser homem As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata no homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.

5 Aptidões se formarão... A partir do contato com a realidade objetiva (objetos, fenômenos)resultado da experiência sócio-histórica da humanidade. A partir do contato com a realidade objetiva (objetos, fenômenos)resultado da experiência sócio-histórica da humanidade. É o mundo da ciência, da arte, dos instrumentos, da tecnologia, dos conceitos e idéias. É o mundo da ciência, da arte, dos instrumentos, da tecnologia, dos conceitos e idéias. Para se apropriar desse mundo, desenvolve atividades que reproduzem os traços essenciais da atividade acumulada e cristalizada nesses produtos da cultura. Ex.: aprendizagem do manuseio de instrumentos (lápis, enxada) e a da linguagem (apropriação das significações da língua).

6 A criança no momento do nascimento, não passa de um candidato à humanidade, mas não a pode alcançar no isolamento: deve aprender a ser um homem na relação com os outros homens. H. Piéron

7 Se fossem eliminados todos os adultos do planeta e preservasse as crianças... Os tesouros da cultura continuariam a existir fisicamente, mas não existiria ninguém capaz de revelar às novas gerações o seu uso. As máquinas deixariam de funcionar, os livros ficariam sem leitores, as obras de arte perderiam a sua função estética. A história da humanidade teria de recomeçar. A. Leontiev

8 Diferenças Biológicas – todos aprendem a fazer só que colorem o seu fazer com traços particulares, singulares, individuais. Biológicas – todos aprendem a fazer só que colorem o seu fazer com traços particulares, singulares, individuais. Sociais – são muito maiores. Na nossa sociedade o acesso à cultura se dá de forma desigual. Sociais – são muito maiores. Na nossa sociedade o acesso à cultura se dá de forma desigual.

9 O que caracteriza o humano ? O que nos distingue de outros seres ?

10 A aranha tece a teia, A aranha tece a teia, A abelha fabrica a colméia, A abelha fabrica a colméia, Formigas carregam folhas para sai cidadela, Formigas carregam folhas para sai cidadela, Tecelões, arquitetos, operários...

11 O mais inábil trabalhador difere do mais habilidoso animal... O mais inábil trabalhador difere do mais habilidoso animal... Antes mesmo de iniciar já planejou o seu trabalho e ao terminar obtém algo que já existia em sua mente Trabalho subordinado à vontade e ao pensamento conceitual (consciência)

12 O homem cria e utiliza a linguagem Para se chegar até a linguagem passamos, segundo a teoria de Darwin: Andar sem usar as mãos, ereto com as mãos livres; Andar sem usar as mãos, ereto com as mãos livres; Vivia em grupo; Vivia em grupo; Esse grupo tinha dedo opositor, permitindo a utilização de instrumentos (ex.: pau para apanhar alimentos) Esse grupo tinha dedo opositor, permitindo a utilização de instrumentos (ex.: pau para apanhar alimentos) O sistema nervoso dispunha de suporte mínimo para o desenvolvimento da linguagem O sistema nervoso dispunha de suporte mínimo para o desenvolvimento da linguagem

13 No decorrer da evolução... Aprendemos a transformar o instrumento em instrumento de trabalho (com objetivo determinado) Aprendemos a transformar o instrumento em instrumento de trabalho (com objetivo determinado) A registrá-lo simbólicamente em nosso sistema nervoso central (aparecimento da consciência) A registrá-lo simbólicamente em nosso sistema nervoso central (aparecimento da consciência) A denominá-lo (aparecimento da linguagem) A denominá-lo (aparecimento da linguagem)

14 O homem compreende o mundo ao seu redor Ex.: aranha tece sua teia para garantir sua alimentação. Quando um inseto fica preso nela, provoca uma vibração, que é o aviso para que a aranha possa capturá-lo. Ex.: aranha tece sua teia para garantir sua alimentação. Quando um inseto fica preso nela, provoca uma vibração, que é o aviso para que a aranha possa capturá-lo. Se provocarmos uma vibração parecida a aranha envolverá com seu fio aquele ponto vibrante sem nenhum inseto. Se provocarmos uma vibração parecida a aranha envolverá com seu fio aquele ponto vibrante sem nenhum inseto. Seu comportamento é predeterminado, geneticamente marcado.

15 O homem compreende a realidade Refletindo essa realidade em forma de imagem no pensamento, relacionando e conceituando o que está a sua volta. Refletindo essa realidade em forma de imagem no pensamento, relacionando e conceituando o que está a sua volta. A consciência reflete o mundo objetivo. A consciência reflete o mundo objetivo. É a construção, no nível subjetivo da realidade objetiva. Sua formação se deve ao trabalho e às relações sociais surgidas entre os homens no decorrer da produção dos meios necessários para a vida. É a construção, no nível subjetivo da realidade objetiva. Sua formação se deve ao trabalho e às relações sociais surgidas entre os homens no decorrer da produção dos meios necessários para a vida.

16 A consciência separa o homem dos outros animais e é o que lhe dá condições de avaliar o mundo que o cerca e a si mesmo.

17 O saber sobre a realidade não se encontra todo como conhecimento O homem também sabe seu mundo através das emoções, sentimentos e inconsciente. O homem também sabe seu mundo através das emoções, sentimentos e inconsciente. A consciência (incluída a consciência de si), sentimentos e emoções, o inconsciente podem ser reunidos no que chamamos de A consciência (incluída a consciência de si), sentimentos e emoções, o inconsciente podem ser reunidos no que chamamos de subjetividade ou mundo interno.

18 Afinal, quem é o homem? As propriedades que fazem deste animal um ser humano são: As propriedades que fazem deste animal um ser humano são: Um suporte biológico específico; Um suporte biológico específico; O trabalho e os instrumentos; O trabalho e os instrumentos; A linguagem, A linguagem, As relações sociais e As relações sociais e Uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente.

19 Portanto... Ele é mulitideterminado


Carregar ppt "Quem é o homem ?. O homem é um ser sócio-histórico Pertence a uma espécie animal – homo sapiens Todos nós dependemos dos genes recebidos de nossos ancestrais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google