A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO

2 1 – Explique o conceito de trabalho e de dinheiro conforme Adam Smith: O inglês Adam Smith considerava o trabalho fator central da economia; principal força motriz da produção; fonte e medida do valor; origem de toda riqueza social. Para Adam Smith o dinheiro é uma representação do trabalho ou, mais precisamente, de tempo de trabalho.

3 2 – De acordo com Adam Smith o que determinava o valor de troca das mercadorias? Como denominou esta teoria? As investigações de Smith conduziram-no à teoria do valor-trabalho, na qual sustenta que o valor de troca das mercadorias é determinado pelo tempo de trabalho nelas incorporado durante o processo de produção.

4 3 – Karl Marx conceituou o trabalho enquanto mercadoria e especificou dois tipos de valores. Quais são? Aquele no qual se encontra agregado o valor do trabalho em si, e seu valor de uso que parece aos olhos do comprador como o determinante de seu preço.

5 4 – Argumente a seguinte afirmação de Karl Marx: “ Não se reconhece quem produziu, apenas o que foi produzido.” Esta afirmação deixa claro a descaracterização do produto (mercadoria) como fruto do trabalho humano. Não se conhece quem produziu, apenas o que foi produzido. O valor da mercadoria está em si mesmo e não transcende a isto.

6 5 – Defina trabalho alienado conforme Karl Marx: Karl Marx chama de trabalho alienado o fato do trabalhador produzir bens que não lhe pertencem e cujo destino, depois de prontos, escapa ao seu controle. O trabalhador, assim, não pode se reconhecer no produto de seu trabalho; não há a percepção daquilo que ele criou como fruto de suas capacidades físicas e mentais, pois se trata de algo que ao trabalhador não terá utilidade alguma.

7 6 – O que podemos compreender por divisão social do trabalho
6 – O que podemos compreender por divisão social do trabalho? Para Karl Marx qual o resultado desta divisão? Entende-se por divisão social do trabalho a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos. Para Marx, essa divisão no sistema capitalista industrial é responsável pela alienação do trabalhador em relação a seu trabalho, na medida em que o operário realiza uma tarefa mínima perdendo a noção da riqueza que efetivamente produz.

8 7 – Explique a seguinte afirmação: “A concepção de trabalho, o sentido a ele atribuído sofreu várias modificações ao longo da história” Para os romanos, a palavra trabalho significava dor, sofrimento. Deriva do latim, tripalium, que é um instrumento de tortura. Na Grécia, da mesma forma, o trabalho não era valorizado, era associado à satisfação das necessidades básicas do homem (vestir-se, alimentar-se, produzir, comerciar) e por esse motivo era relegado aos escravos. Na Idade Média, o trabalho continuou sendo considerado uma atividade pouco nobre, uma vez que os realmente nobres não deveriam trabalhar. A partir do século XVIII, entretanto, assistiu-se uma mudança essencial na concepção do trabalho. Com o desenvolvimento da indústria, o trabalho, que não era tido em alta consideração, passou a ser valorizado, por ser visto como forma de transformar a sociedade. Na sociedade contemporânea, o trabalho é visto como busca das realizações, tornando-se uma atividade que além de definir a identidade do indivíduo, ora pode gerar prazer, ora pode ser fonte de desprazer, gerando tensões e podendo causar estresse além de outras “doenças contemporâneas” para o homem.

9 8 – Defina Sociedade da Informação: Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surge no fim do Século XX, com origem no termo globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

10 9 – Explique a lei da oferta e da procura: A lei da oferta e da procura diz que quanto maior a oferta de um produto ou serviço e menor a procura por este, menor será o seu preço. Já ao contrário quanto menor a oferta de um produto ou serviço e maior a procura por este maior será o seu preço.

11 10 – O que é Saturação de Mercado e quando ocorre?
Saturação de Mercado, em termos de profissões, é a falta de equilíbrio entre a oferta e a procura de determinado trabalho no mercado. Ocorre quando há formação de excesso de profissionais e baixa procura destes, ou seja, quando não existem postos de trabalho suficientes para absorver todos os profissionais.

12 11 – Defina os conceitos abaixo: - População Ativa: É o conjunto de indivíduos que constituem a mão-de- obra disponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito económico (inclui os empregados e desempregados). - População Empregada: É o conjunto de população que produz trabalho em troca de benefícios na forma de dinheiro ou outro tipo de remuneraço. - População Desempregada: É o segmento da população ativa que está privada involuntariamente de emprego e que o procura. - Taxa de Desemprego: É a relação que existe entre o número de desempregados e de população ativa. - Desemprego: Fenômeno social observado não só, mas principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução/qualificação específica e, agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.

13 12 – Leia o texto “As Transformações no Mundo das Profissões” e responda: - De que forma as imagens apresentadas nos ajudam a compreender tais mudanças? As imagens nos mostram que com o desenvolvimento da tecnologia muitas profissões desaparecem com a mesma velocidade em que outras surgiram no mercado, estas mudanças ocorrem para suprir as novas necessidades impostas pela nova estrutura de sociedade que se apresenta. - Elabore um resumo em tópicos apresentando as principais ideias do texto: Mostrar a resposta para a professora – o resumo será corrigido no caderno ou na folha.


Carregar ppt "2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google