A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adam Smith e A Riqueza das Nações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adam Smith e A Riqueza das Nações"— Transcrição da apresentação:

1 Adam Smith e A Riqueza das Nações
Aula do Pensamento Econômico Aula 05 Freqüentemente, os apresentadores têm que mostrar um material de natureza técnica para um público que não está familiarizado com o tópico nem com o vocabulário. O material pode ser complexo ou cheio de detalhes. Para apresentar o material eficientemente, use as seguintes diretrizes da Dale Carnegie Training®. Considere o tempo disponível e prepare-se para organizar seu material. Divida sua apresentação em segmentos claros. Siga uma progressão lógica. Mantenha seu foco constantemente. Feche a apresentação com um resumo, repetição das etapas-chave ou uma conclusão lógica. Lembre-se do público constantemente. Por exemplo, certifique-se de que os dados estejam claros e que as informações sejam relevantes. Mantenha o nível de detalhes e vocabulário apropriados ao público. Use recursos visuais para dar suporte a etapas ou pontos-chave. Fique alerta às necessidades dos seus ouvintes e obterá um público mais receptivo.

2 Adam Smith (1723 – 1790) Iluminismo na Europa (XVII – XVIII).
Professor de Teologia Moral em Glasgow Teoria dos Sentimentos Morais (1759) A Riqueza das Nações (1776) Na sua abertura, estabeleça a relevância do tópico para o público. Forneça uma breve visão da apresentação e estabeleça valores aos ouvintes. Leve em consideração o interesse e experiência do público em relação ao tópico ao escolher seu vocabulário, exemplos e ilustrações. Enfatize a importância do tópico para o seu público e você obterá ouvintes mais atentos.

3 Teoria dos Sentimentos Morais (1759)
Tese central: o homem, que é uma criatura egoísta, é capaz de se colocar na figura de uma terceira pessoa, ao realizar julgamentos morais. Se você possui vários pontos, etapas ou idéias-chave, use vários slides. Determine se o público compreenderá uma nova idéia, aprenderá um processo ou receberá uma profundidade maior de um conceito familiar. Baseia cada ponto com uma explicação adequada. Quando necessário, complemente sua apresentação com dados técnicos de suporte em papel ou em disco, correio eletrônico ou Internet. Desenvolva cada ponto adequadamente para comunicar-se com o público.

4 A Riqueza das Nações (1776) Manifestação de uma época;
Tratado para promover a riqueza dos Estados modernos;

5 Pontos importantes de A Riqueza das Nações
Divisão do trabalho Valor de uso e valor de troca Auto-regulação dos mercados

6 Divisão do Trabalho Diferença crucial do operário para o artesão;
Vantagens: produtividade, padronização e extensão da atividade produtiva à sociedade em geral; O limite da divisão do trabalho é o mercado.

7 Valor de uso X Valor de troca
O valor de uso de um bem é o dado pela sua utilidade; O valor de troca de um bem é o dado pelo seu valor no mercado; “o trabalho foi o preço primitivo, a moeda primeira que serviu para o pagamento e a compra de todas as coisas. Não foi com o ouro nem com a prata, mas sim com o trabalho, que se processou de início, em todo o mundo, a aquisição de todas as formas de riqueza; seu valor, para aqueles que as possuem e desejam trocá-las por outros bens produzidos é precisamente igual à quantidade de trabalho que podem com elas adquirir ou delas dispor”.

8 Valor de Uso O valor de um bem consiste àquele que é dado pela sua UTILIDADE. Paradoxo da água e do diamante.

9 Origem do Valor de Troca
O valor de troca de um bem é o “valor de mercado”. Então, qual o denominador comum? O denominador comum, para Smith, é o TRABALHO. Trata-se da teoria do valor-trabalho. “o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as classes de bens”. Mas, QUAL trabalho?

10 As Duas “Teorias do Valor-trabalho”de Adam Smith
1) A Teoria do Valor-trabalho “comandado”: “todos os homens são ricos ou pobres segundo o grau em que possam desfrutar das coisas necessárias, convenientes e aprazíveis da vida. (...) um indivíduo será rico ou pobre de acordo com a quantidade de trabalho alheio de que possa dispor ou que se ache em condições de adquirir.” Portanto, segundo essa concepção, o valor de uma mercadoria corresponde à quantidade de trabalho que ela é capaz de adquirir.

11 Mas existe uma “segunda”Teoria do Valor, em Smith...
2) Valor-trabalho “incorporado”: Portanto, segundo essa outra concepção, o valor de uma mercadoria corresponde à quantidade de trabalho empregada em sua elaboração.

12 E Agora? Smith, aparentemente, não percebeu a “diferença” entre valor-trabalho comandado e incorporado. Ricardo, Marx, e muitos outros após ele, perceberam tal diferença. Para o proprietário de uma mercadoria, qual o melhor valor-trabalho?

13 Auto – regulação dos mercados
Mercado de trabalho (valor dos salários) Mercado de bens Comércio internacional (livro 2) Auto-regulação NÃO é laissez-faire! Crítica ao mercantilismo

14 Questões a refletir Transferência da esfera da circulação de mercadorias para a da produção – tributo aos Fisiocratas Confusão entre “teorias do valor” Explicação da supremacia do poder da Inglaterra “Adam Smith resumiu todos os aspectos que seriam estudados pela Economia nos duzentos anos seguintes”. Origem do termo “Economia Política” Determine o melhor fechamento para o seu público e apresentação. Feche com um resumo; ofereça opções; recomende uma estratégia; sugira um plano; defina uma meta. Mantenha o seu foco durante sua apresentação e será mais fácil atingir sua finalidade.


Carregar ppt "Adam Smith e A Riqueza das Nações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google