A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia."— Transcrição da apresentação:

1 Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia

2 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto

3 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto 2.1 Introdução Início da teoria econômica de forma sistematizada a partir da publicação de A riqueza das nações de Adam Smith (1776). 2.2 Precursores da teoria econômica Antiguidade: Aristóteles, Platão e Xenofonte, na Grécia Antiga Mercantilismo: séc. XVI nasce primeira escola econômica voltada para a acumulação de riquezas de uma nação Fisiocracia: séc. XVIII nasce a escola de pensamento francesa que coloca que a terra é a única fonte de riqueza e há uma ordem natural que faz o universo ser regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. (Dr. François Quesnay)

4 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto Os clássicos Adam Smith: O mercado é como que guiado por uma mão invisível, a partir da livre iniciativa (laissez-faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e a proteção à sociedade. David Ricardo: todos os custos se reduzem a custos de trabalho e mostra como acumulação de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda. Desenvolve estudos sobre comércio internacional e teoria das vantagens comparativas, dando origem às correntes neoclássica e marxista. John Stuart Mill: sintetizador do pensamento neoclássico, consolidando o exposto anteriormente e avançando ao incorporar elementos institucionais e ao definir melhor restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

5 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto Jean-Baptiste Say: subordina o problema das trocas de mercadorias a sua produção e populariza a lei de Say, a oferta cria sua própria procura. Thomas Malthus: sistematiza uma teoria geral sobre a população, assinalando que o crescimento da população dependia da oferta de alimentos, dando apoio à teoria dos salários de subsistência e levantando o problema do excesso populacional. 2.3 A teoria neoclássica (1870) Alfred Marshall: publica Princípios da economia e levanta questões do comportamento do consumidor, teoria marginalista e teoria quantitativa da moeda.

6 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto 2.4 A teoria keynesiana: Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, o teórico vive na época da Grande Depressão e constrói uma teoria que acredita na crise como problema temporário, mostrando combinações políticas econômicas e soluções para a recessão. nível de produção nacional; demanda agregada ou efetiva; fim do laissez-faire; monetaristas: privilegiam o controle da moeda. uso de políticas fiscais e certo grau de intervenção do Estado na economia; pós-keynesianos. 2.5 Período recente: mudanças na teoria econômica, principalmente, após duas crises do petróleo. Pontos: existe uma consciência maior das limitações e possibilidades de aplicações da teoria; avanço do conteúdo empírico da economia; e consolidação das contribuições anteriores.

7 Capítulo 2 Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto 2.6 Abordagens alternativas marxistas e institucionalistas: criticam a abordagem pragmática da economia e propõe enfoque analítico. marxista: O Capital de Marx, conceito de mais-valia, aspecto político, conceito de valor-trabalho. institucionalistas: Veblen e Galbraith, dirigem críticas ao alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua análise as instituições sociais Prêmio Nobel da Economia: teoria econômica como corpo científico, seus primeiros ganhadores foram Ragnar Frisch e Jan Tinbergen.


Carregar ppt "Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google