A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA PROFISSIONAL O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA PROFISSIONAL O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA PROFISSIONAL O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS

2 ÉTICA POR ADOLFO SÁNCHEZ VÁSQUEZ

3 A MORAL HISTÓRICO, ORIGENS E ESSÊNCIA

4 MORAL Conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social

5 CARÁTER HISTÓRICO DA MORAL A Moral é um fato Histórico Moral da Antigüidade Moral da Idade Média (Moral Feudal) Moral da Sociedade Moderna (Moral Burguesa) O Homem é um ser histórico

6 ORIGENS DA MORAL triboA moral surge quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social (quando já é membro de uma coletividade: várias famílias aparentadas entre si, tribo) Porém, esta relação entre o indivíduo e a comunidade é inseparável da outra vinculação originária: o trabalho humano. Através do trabalho, o homem primitivo já estabelece uma ponte entre si e a natureza e produz uma série de objetos que satisfazem as suas necessidades.

7 ORIGENS DA NATUREZA Para superar sua fraqueza diante da natureza, o homem primitivo tenta multiplicar seus esforços visando a multiplicar o seu poder O trabalho adquire caráter coletivo Surgem normas, mandamentos, a partir dos atos dos membros da tribo que beneficiam a comunidade Assim nasce a moral com a finalidade de assegurar a concordância do comportamento de cada um com os interesses coletivos

8 MUDANÇAS HISTÓRICO-SOCIAIS DA MORAL As condições econômico-sociais que tornarão possível a passagem para novas formas de moral serão exatamente o aparecimento da propriedade privada e a divisão da sociedade em classes; O aumento geral da produtividade do trabalho (em conseqüência do desenvolvimento da criação de gado, da agricultura e dos trabalhos manuais), bem como o aparecimento de novas forças de trabalho, elevou a produção material e fez surgir a desigualdade de bens entre os homens, o que tornou possível a apropriação privada dos bens, bem como o antagonismo entre pobres e ricos. Foi se acentuando a divisão entre homens livres e escravos. A divisão da sociedade antiga em duas classes antagônicas fundamentais traduziu-se também numa divisão da moral.

9 ÉTICA E MORAL Em diversas situações temos, de um lado, atos e formas de comportamentos dos homens em face de determinados problemas, que chamamos morais, e, de outro lado, juízos que aprovam ou desaprovam moralmente os mesmos atos; Os homens não só agem moralmente, mas também refletem sobre esse comportamento prático. Dá-se assim a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral, da moral efetiva para a moral reflexa. Quando se verifica esta passagem, já estamos na esfera dos problemas éticos.

10 Definição e Campo da Ética A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, a da moral, considerado porém na sua totalidade, diversidade e variedade. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano.


Carregar ppt "ÉTICA PROFISSIONAL O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google