A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza

2 Jean-Baptiste Say ( ) Filho de família protestante trabalhou no mercado financeiro ate os 29 anos aos 30, iniciou leituras de Adam Smith primeira edição do Tratado de Economia Política Catecismo de Economia Política Curso de Economia Política

3 A Lei de Say - apresentação simplificada da atividade econômica, num mundo onde reina a divisão do trabalho. - os indivíduos oferecem os seus serviços para poderem comprar produtos, e os empresários produzem para satisfazer as necessidades dos consumidores. - logo, o valor dos bens produzidos torna-se igual ao valor das remunerações dos serviços produtores, que por sua vez iguala-se ao total dos bens e serviços comprados.

4 Assim, tem-se M - D - M, em que M = mercadoria, e D = dinheiro ou seja, os produtos só se compram com produtos a moeda é NEUTRA.

5 Crítica Alocação perfeita de recursos - não há capacidade ociosa. Teoria do Equilíbrio Geral- Oskar Lange (1942) - incoerência entre a teoria quantitativa da moeda e a lei de Say

6 A polêmica Malthus - Ricardo Aula 07b de HPE Luiz E. S. de Souza

7 Thomas Malthus ( ) Pastor protestante - educação liberal. Ordenou-se em 1797, após estudar Matemática, Latim e Grego no Colégio de Jesus. Obras principais: Ensaio sobre a População (1798) e Princípios de Política Econômica (1820).

8 A principal preocupação de Malthus: - Como Keynes, Malthus preocupava-se com o excedente da oferta sobre a demanda agregada, o que levaria ao declínio das atividades econômicas.

9 Ensaio Sobre a População A população cresce em ritmo muito maior do que a capacidade de produzir bens fatalismo: a pobreza é o fim inevitável do homem criticas as Leis dos Pobres

10 Princípios de Economia Política Polêmica com Ricardo 1. Trabalho produtivo e Trabalho improdutivo (Agricultura X Manufatura) 2. Valor de uma mercadoria 3. Renda da Terra

11 John Stuart Mill e os Princípios de Economia Política Aula 08 de HPE Prof. Luiz E.S. de Souza

12 John Stuart Mill ( ) Educação precoce. Produção vasta e diversificada na Economia Política, Lógica, Direito e Filosofia Política. Princípios de Economia Política (1848)

13 O princípio da Utilidade segundo Mill Jeremy Bentham – o homem foge da dor e busca o prazer. Utilitarismo – (capítulo II) – as ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade e erradas na medida em que tendem a promover a infelicidade. Diferença com Bentham: a felicidade importa não somente na quantidade, mas também na qualidade.

14 Princípios de Economia Política (1848) Consolidação do pensamento econômico clássico – todas as escolas estão nele presentes: Smith, Ricardo, Say, Fisiocracia, Mercantilismo, etc.

15 Pontos principais dos Princípios de Economia Política Há leis de produção naturais, universais e imutáveis, iguais para toda e qualquer organização social; Há princípios distributivos que dependem de instituições humanas mutáveis e determinadas pelo próprio homem; Os bens produzidos, segundo princípios universais, e distribuídos segundo princípios escolhidos, são trocados através de compra e venda com base em valores socialmente estabelecidos; O processo de compra e venda gera o progresso: a produção, com base em suas leis naturais, aumenta; a distribuição, arbitrariamente escolhida, se fortalece. O governo exerce funções necessárias e facultativas.

16 John Stuart Mill e a teoria dos salários. O meio mais simples que se pode imaginar para manter os salários do trabalho no nível desejado seria fixá-los por lei (...). Provavelmente, ninguém jamais sugeriu que os salários devam ser absolutamente fixos, já que os interesses de todas as partes envolvidas muitas vezes exigem que variem; mas alguns propuseram fixar um salário mínimo, deixando que a variação acima desse nível seja ajustada mediante concorrência. (Princípios de Economia Política, vol I, página 413) Conciliação das teorias de Adam Smith e David Ricardo


Carregar ppt "A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google