A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari

2 A Sociologia não surgiu do nada, mas da preocupação em torno de uma explicação para as transformações profundas que a sociedade vinha sofrendo na Europa após a Revolução Industrial, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa. Para os Clássicos da Sociologia, a sociedade deveria ser vista como algo que pudesse, também, ser investigado e compreendido cientificamente.

3 Revolução Industrial

4 Independência dos Estados Unidos

5 Revolução Francesa

6 A Revolução Industrial significou algo mais do que a introdução de máquinas e do aperfeiçoamento do processo produtivo, pois levou ao surgimento de uma nova classe social: o proletariado. Junto com as máquinas estavam o trabalho assalariado, também, de mulheres e crianças; um processo de urbanização crescente; uma maciça migração do campo para a cidade que resultou no surgimento de grandes cidades (Manchester passou de 70 mil para 300 mil habitantes em apenas 5 anos).

7 Manchester City

8 Manchester City Atual

9 As consequências foram: aumento da prostituição, o alcoolismo, o infanticídio, criminalidade generalizada, epidemias de cólera e tifo. Com esse cenário, a sociedade passou a ser vista como um problema que deveria ser investigado e compreendido. Era necessário, pois, identificar e estudar fenômenos que eram novos para a sociedade saída de uma série de revoluções do século XVIII, de manifestações do século XIX e as guerras do século XX.

10 Do individualismo observado com a expansão do capitalismo, surge a posição contrária da Sociologia para investigar a ação coletiva e social. O homem passa a ser visto a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. Estuda-se, portanto, o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade: relações de conflito, cooperação, interdependência, dentre outras.

11 Ao nascer, o indivíduo já encontra um conjunto de leis, normas e regras que se impõem, apesar de seu próprio modo de se comportar e de interpretar a vida. Émile Durkheim chamou de consciência individual. A consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria, mas que interfere na formação da consciência individual que, por sua vez, interfere nas ações coletivas.

12 A Sociologia coloca como básico o relacionamento entre indivíduo e sociedade. Apesar de haver um conhecimento do senso comum sobre as relações na sociedade, a grande contribuição da Sociologia é propiciar condições para que esse conhecimento do senso comum seja substituído pelo conhecimento científico sobre a realidade social. Que as teorias e os conceitos sejam construídos a partir da investigação e não de opiniões infundadas.

13 Com o passar do tempo, a Sociologia passou a denominar os grupamentos de grupos sociais. São considerados sociáveis aqueles indivíduos capazes de viver em sociedade, conviver com outros da mesma espécie e, principalmente, aqueles que são acessíveis no trato com os outros. Dessa visão, surgem os conceitos de contatos sociais primários (afetivos, com base emocional) e contatos sociais secundários (formal e impessoal).

14 Contatos sociais primários

15 Contatos sociais secundários

16 No nosso próximo encontro conheceremos os Clássicos da Sociologia: Auguste Comte. Émile Durkheim. Max Weber. Karl Marx.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google