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SOCIOLOGIA CLÁSSICA: positivismo - uma primeira forma de pensamento social. A sociologia de Dürkheim; Karl Marx e a história da exploração do homem; Sociologia.

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1 SOCIOLOGIA CLÁSSICA: positivismo - uma primeira forma de pensamento social. A sociologia de Dürkheim; Karl Marx e a história da exploração do homem; Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber.

2 Positivismo: Augusto Comte. Auguste Comte ( ) foi assistente de Saint-Simon. Pretendia interferir na ordem social a fim de acelerar e otimizar seu desenvolvimento.

3 Positivismo: Augusto Comte. Pregava a restauração da ordem, orientando a indústria, a produção, as relações sociais e trabalhistas oriundas daí. A ciência poderia desempenhar a mesma função de conservação social que a religião tivera no sistema feudal.

4 Positivismo: Augusto Comte. A ciência da sociedade deveria "descobrir essas normas que pudessem guiar a conduta da classe trabalhadora, refreando seus possíveis ímpetos revolucionários".

5 Positivismo: Augusto Comte. Transição do feudalismo ao capitalismo: "anarquia e desordem", Comte pretendia "restabelecer a norma nas idéias e nos conhecimentos, criando um conjunto de crenças comuns a todos os homens".

6 Positivismo: Augusto Comte. Segundo Comte: A sociologia positivista considerava que a ordem existente era, sem dúvida alguma, o ponto de partida para a construção da nova sociedade".

7 Positivismo: Emile Durkheim. Emile Durkheim ( ). Viveu um período marcado por avanços tecnológicos, greves e acirramento dos conflitos nas relações trabalhistas.

8 Positivismo: Emile Durkheim. As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidiana. Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução.

9 Positivismo: Emile Durkheim. Visão otimista da nascente sociedade industrial. Considerava que a crescente divisão do trabalho, que estava ocorrendo a todo vapor na sociedade européia, acarretava, ao invés de conflitos sociais, um sensível aumento da solidariedade entre os homens".

10 Positivismo: Emile Durkheim. Durkheim acreditava que "inexistia um novo e eficiente conjunto de idéias morais que pudessem guiar o comportamento dos indivíduos". Referia-se a Anomia (ausência de regras claramente estabelecidas).

11 POSITIVISMO Preocupação básica do positivismo: manutenção e preservação da ordem capitalista.

12 SOCIALISMO O socialismo realizará críticas radicais à sociedade emergente ressaltando seus antagonismos e contradições. POSITIVISMO X SOCIALISMO.

13 Socialismo: Marx e Engels. Os socialistas Karl Marx ( ) e Friedrich Engels ( ), formularam o conhecimento crítico e negador da sociedade capitalista.

14 Socialismo: Marx e Engels. O TRABALHADOR É TANTO MAIS POBRE QUANTO MAIS RIQUEZA PRODUZ, QUANTO MAIS CRESCE A SUA PRODUÇÃO EM POTÊNCIA E EM VOLUME. O TRABALHADOR CONVERTE- SE EM UMA MERCADORIA TANTO MAIS BARATA QUANTO MAIS MERCADORIAS PRODUZ. A DESVALORIZAÇÃO DO MUNDO HUMANO CRESCE NA RAZÃO DIRETA DA VALORIZAÇÃO DO MUNDO DAS COISAS. A DESVALORIZAÇÃO DO MUNDO HUMANO CRESCE NA RAZÃO DIRETA DA VALORIZAÇÃO DO MUNDO DAS COISAS. O TRABALHO NÃO APENAS PRODUZ MERCADORIAS, PRODUZ TAMBÉM A SI MESMO E AO OPERÁRIO COMO MERCADORIA, E JUSTAMENTE NA PROPORÇÃO EM QUE PRODUZ MERCADORIAS EM GERAL. KARL MARX.

15 Socialismo: Marx e Engels. Para Marx e Engels os conflitos e as oposições entre as classes sociais eram o motor da história o que os levou a formular o materialismo histórico, afirmando que "a investigação de qualquer fenômeno social deveria partir da estrutura econômica da sociedade".

16 Socialismo: Marx e Engels. Para Marx e Engels os fatos econômicos eram a "base sobre a qual se apoiavam os outros níveis da realidade como a religião, a arte e a política, e a análise da base econômica da sociedade deveria ser orientada pela economia política" (MARTINS, p.57).

17 Socialismo: Marx e Engels. A teoria social que surgiu a partir do marxismo estabeleceu a ligação entre teoria e prática, ciência e interesse de classe. O conhecimento da realidade social deveria se converter em um instrumento político capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a transformação da sociedade.

18 POSITIVISTAS X MARXISTAS. POSITIVISTAS: pretendiam solucionar os "problemas sociais" e estabelecer o "bom funcionamento" da sociedade. SOCIALISTAS: conferiram à sociologia vocação crítica.

19 POSITIVISTAS X MARXISTAS. Os positivistas acreditavam que a divisão do trabalho gerava a solidariedade entre os homens. Os socialistas acreditavam que a divisão do trabalho gerava relações de exploração, antagonismo e alienação.

20 O CONCEITO DE ALIENAÇÃO. Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção. Alienava, também, o trabalhador do fruto do seu trabalho, que também á apropriado pelo capitalista. Dessa forma, escreve-se a base da alienação econômica do homem sob o capital.

21 MAX WEBER. Max Weber ( ) foi considerado um crítico resignado do capitalismo. Considerava as desigualdades do sistema capitalista inevitáveis à sua própria evolução.

22 MAX WEBER. A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento e experiência e, não, impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.

23 MAX WEBER. Weber afirmava que a análise sociológica deveria ser isenta de juízos de valor. Segundo ele, o objetivo da Sociologia é identificar e entender como e porque nascem as regras na sociedade e como elas funcionam. Para Weber, a aparição do capitalismo não surgia unicamente das transformações econômicas, porque as idéias e valores culturais ajudam na constituição de uma sociedade e influenciam nossas ações individuais.

24 MAX WEBER. A obra de Weber é marcada pela análise teórica e empírica dos fatos econômicos, históricos e culturais, bem como pelo seu compromisso em fazer ciência, sem cair em pressupostos valorativos ou em concepções de mundo.

25 MAX WEBER. A sociedade e seus sistemas não pairam acima e não são superiores ao indivíduo. As regras e normas sociais não são analisadas como exteriores à vontade dos indivíduos. A sociedade e seus sistemas seriam o resultado de um conjunto complexo de ações individuais, na quais os agentes escolheriam, a todo o momento, diferentes formas de conduta.

26 MAX WEBER. As grandes idéias coletivas que norteiam a sociedade, como o Estado, o mercado e as religiões, só existiriam porque muitos indivíduos orientariam, reciprocamente, suas ações em determinado sentido comum. De fundamento individualista, o pensamento Weberiano privilegia a parte sobre o todo, uma vez que SUA PERSPECTIVA PRESSUPÕE QUE O COLETIVO SE ORIGINA NO INDIVIDUAL.


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