A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para Avaliação I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para Avaliação I"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para Avaliação I
I UNIDADE

2 “Não seremos homens, sem cultura”
O homem e o ato humano - O ato humano é um ato voluntario, é consciente da finalidade, isto é o ato é antecipado por meio do pensamento, como possibilidade e a execução é o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos; 1 Instinto; 2 Reflexo; 3 inteligência.

3 O homem é o único ser que pensa, uma vez que o é dono da razão e da inteligência, ele se apossa da cultura fazendo com que a linguagem se torne o seu único meio de chegar a qualquer objetivo por ele desejado, aliás, é até justo afirmar que o homem é a própria linguagem. Pois, uma vez que ele planeja qualquer objetivo a alcançar ele usa da própria linguagem para desenvolver esse plano, que passa pela inteligência, a atividade de desenvolver esse plano, e que vai dar razão ao desenvolvimento de seu próprio plano.

4 “O homem: um ser social por natureza”
é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de língua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou às classes que nele predominam.

5 SOCIEDADE X COMUNIDADE
Contatos sociais secundários, Relações de interesse, Relações formais, Contatos impessoais, Estímulo à competitividade, Necessidade de normas e leis objetivas. Contatos primários, Sentimento de solidariedade, Relações informais. Contatos pessoais, Dimensões pequenas, Cooperação.

6 Surgimento das Ciências Sociais
O seu surgimento ocorre num contexto histórico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sociedade capitalista representava a desintegração de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão.

7 Interessa para as ciências sociais, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc... O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.

8 “Evolução” da sociedade
Será mesmo que a revolução tecnológica tornou os seres humanos melhores ao ponto de serem chamados de evoluídos? Somos evoluídos em todos os aspectos?

9 Podemos chamar isso de Humanidade Evoluída?
Guerras; Violência; Desigualdades; Preconceito; Falta de solidariedade... Podemos chamar isso de Humanidade Evoluída?

10 Quer tornar o mundo melhor?
Quer tornar sua sociedade melhor? Quer tornar sua comunidade melhor?

11

12 Comece por mudar a si mesmo!!!
A primeira Revolução é interna. Mude suas ações, somos seres sociais que precisamos de exemplos positivos. Conheça a sua comunidade, a sua sociedade... Transforme-a! Faça a diferença... Ou você vai ser mais um número no meio da multidão de falsos “evoluídos”???


Carregar ppt "Revisão para Avaliação I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google