A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO LEONARDO DA VINCI"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
EDUCAÇÃO INFANTIL

2 A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE OPORTUNIZAR UMA EXPERIÊNCIA QUE QUALIFIQUE A INFÂNCIA. ELA DEVE INCLUIR O ACOLHIMENTO, A SEGURANÇA, O LUGAR PARA A EMOÇÃO, PARA O GOSTO, PARA O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE. DEVE CONTEMPLAR AS HABILIDADES SOCIAIS, O DOMÍNIO DO ESPAÇO E DO CORPO E DAS MODALIDADES EXPRESSIVAS, ALÉM DE PRIVILEGIAR O LUGAR PARA A CURIOSIDADE, O DESAFIO À DESCOBERTA, A OPORTUNIDADE DA INDAGAÇÃO E DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS.

3 ORGANIZAÇÃO DO TEMPO A organização do tempo da criança na educação infantil visa a atender suas necessidades e demandas; por isso, deve ser flexível e construída com a participação das crianças. A Rotina na educação infantil deve contemplar: chegada da criança no colégio, alimentação, higiene, brincadeiras e jogos simbólicos, atividades motoras, atividades de expressão plástica e de grafismo infantil, atividades de linguagens e de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, o contato com a literatura infantil e com a música e os momentos de realização das atividades previstas num planejamento multidisciplinar.

4 LITERATURA INFANTIL A literatura permite que a criança conviva em um ambiente desafiador sob o ponto de vista linguístico. É da prática de ouvir e contar histórias que surge a relação entre a leitura e a literatura. Logo, quanto maior for o desenvolvimento de um trabalho com a literatura infantil, maior será o incentivo para a formação do futuro leitor. Ao referir a leitura como habilidade e competência almejada (nos posteriores níveis de educação), estamos falando em fluência e compreensão, assim como em alegria, prazer e desejo próprio de ler. A leitura se concebe como um processo amplo de produção de sentidos.

5 O JOGO E A BRINCADEIRA O jogo espontâneo infantil possui duas dimensões: o prazer e a seriedade com que as crianças se entregam a ele. O jogo é para a criança um espaço de liberdade e criação, e nele expressa emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo. È necessário que estejam previstos na rotina escolar os momentos para os jogos espontâneos, devendo ser oportunizado um local adequado, além de brinquedos e mobiliário que qualifiquem a brincadeira das crianças.

6 A ARTE O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Para que o ensino da arte possa ser promovido de uma forma adequada, é importante a delimitação de um espaço para a atividade artística, a seleção de materiais adequados, a escolha dos momentos do trabalho artístico, fazendo com que possa dialogar de uma forma harmônica com os demais elementos do currículo da educação infantil. O trabalho com artes deve ter um significado para a criança e converter-se em uma linguagem expressiva.

7 A MÚSICA As crianças aprendem a utilizar os recursos expressivos da sua cultura. Falam alto, falam baixo, imitam os sons do mundo nos seus jogos simbólicos, usam a entonação nas suas falas, imitam e criam sons diversos. A educação musical pode e deve partir de atividades musicais aprendidas e multiplicadas tradicionalmente, tendo que haver uma prévia reflexão dos objetivos dessas atividades, para que elas possam efetivamente constituir-se em vivências de importância para as crianças.

8 No Leonardo da Vinci, o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado.


Carregar ppt "COLÉGIO LEONARDO DA VINCI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google