A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicomotricidade Prof. Dilson Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicomotricidade Prof. Dilson Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
O exame psicomotor Desenvolvimento Psicomotor Avaliação Psicomotora

2 O exame Psicomotor Zero a dois anos –
Atividades reflexas em resposta à estimulação sensorial; evolução das posturas: sentada, de pé e de marcha.

3 O exame Psicomotor Dois a cinco anos
Estágio global e sincrético: atingindo, no final, a representação do corpo. Nesta fase devem ser observados os seguintes comportamentos. Coord. óculo.-manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Controle do próprio corpo Organização perceptiva Linguagem

4 O exame Psicomotor Seis a 12 anos
Estágio de aperfeiçoamento e diferenciação: Coord. Dinâmica manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Organização do espaço Rapidez de execução

5 Desenvolvimento Psicomotor
Ao enfocarmos o desenvolvimento o desenvolvimento psicomotor, levamos em conta as reações do ser ao ambiente que o cerca e as relações com os demais. A organização da motricidade passa pelas seguintes fases:

6 Desenvolvimento Psicomotor
1º fase O reflexo constitui-se em uma modalidade assimiladora, que se acomoda ao meio, quando se põe em funcionamento. Caracteriza-se pelas seguintes conquistas: Organização da estrutura motora, Organização do tônus. Organização da propriocepção. Desaparecimento das reações primitivas.

7 Desenvolvimento Psicomotor
2ª fase: Organização do plano motor Durante está fase há o aperfeiçoamento espaço-temporal das reações. Evoluem paralelamente as possiblidades de conhecimento e das relações sociais.

8 Desenvolvimento Psicomotor
3ª fase: Automatização do adquirido. Através da ação do sujeito as aquisições motoras vão sendo automatizadas.

9 Desenvolvimento Psicomotor
4ª fase: aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades motoras. A idade de cinco a sete anos apresenta uma etapa de transição no desenvolvimento. A criança passa do estágio global e sintético para o de diferenciação e análise.

10 Avaliação Psicomotora
É de fundamental importância, ela permitirá a obtenção de dados importantíssimos relacionados ao indivíduo. Fornecerá dados quanto ao histórico familiar, características do ambiente familiar, dados pessoais, dados do DM, seu comportamento e outros.

11 Avaliação Fiel (Inter avaliadores) Valido (Validado)
Confiança (Mede o que se pretende medir) Tipos Direto com o avaliado O avaliado e o responsável Somente o responsável

12 Identificação Nome:_____________________________ Idade:_______
Nascimento:__/__/____ Sexo:____ Irmão (s):___ Idade (s):___

13 Escolaridade Escola:_____________________________
Queixa:_____________________________ Tratamentos:_________________________ Medicação:__________________________

14 Dados sobre o DM Parto:______Mamou?____Até que idade__
Engatinhou?____Idade:_____ Sentou?___Com e sem apoio:___Idade___ Andou?___Observação:____Idade:____ Outros dados sobre o DM:______________

15 Linguagem Balbuciou?_______Idade:________ Falou?______ Idade:_________
SONO__________________________________________________________________________________________________

16 Equilibração Equilíbrio Estático:___________________
Equilíbrio dinâmico:_________________ Marcha:___________________________ Salta:______________ Pés Juntos e um pé só:_____________ Só o pé direito:____________________ Só o pé esquerdo:_________________

17 Coordenação Oculomanual ou visiomanual (dizer sobre a mão usada, com ou sem dificuldade) _____________________________________________________________________ Oculopedal ou visopedal (dizer sobre o pé usado, com ou sem dificuldade) Estática: __________________________________________________________________________

18 Coordenação Dinâmica global:
__________________________________________________________________ Dinâmica manual:

19 Esquema Corporal Noção do corpo:
_____________________________________________________________________ Conhecimento corporal (nomeia partes do corpo em si e no avaliador):

20 Respiração (qual tipo de respiração).
Lateralidade Mão (pedir para desenhar): Pé (dar uma bola para chutar): Olho (para verificar o olho dominante, dar um canudo e pedir para colocar em um dos olhos): Respiração (qual tipo de respiração).

21 Ritmo Poderá ser feito através de ruídos diversos, colocando-os em inúmeros ritmo, pedir para repeti-los sem que esteja vendo. Poderá ser no papel (folha em branco), através de estrutura rítmicas.

22 ORIENTAÇÃO ESPACIAL Noções de cima, embaixo, frente, atrás, dos lados. ORIENTAÇÃO TEMPORAL Noção de hoje, amanhã, antes, depois, dia, tarde, noite.

23 Percepção Visual Gustativa Auditiva Tátil Olfativa

24 Diagnóstico __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

25 Exercício Estabelecer uma bateria de testes que proporcione de forma simples e objetiva a avaliação dos aspectos psicomotores. Grupo de 4 alunos. Material de auxilio à prática pedagógica.


Carregar ppt "Psicomotricidade Prof. Dilson Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google