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Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
O exame psicomotor Desenvolvimento Psicomotor Avaliação Psicomotora
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O exame Psicomotor Zero a dois anos –
Atividades reflexas em resposta à estimulação sensorial; evolução das posturas: sentada, de pé e de marcha.
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O exame Psicomotor Dois a cinco anos
Estágio global e sincrético: atingindo, no final, a representação do corpo. Nesta fase devem ser observados os seguintes comportamentos. Coord. óculo.-manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Controle do próprio corpo Organização perceptiva Linguagem
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O exame Psicomotor Seis a 12 anos
Estágio de aperfeiçoamento e diferenciação: Coord. Dinâmica manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Organização do espaço Rapidez de execução
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Desenvolvimento Psicomotor
Ao enfocarmos o desenvolvimento o desenvolvimento psicomotor, levamos em conta as reações do ser ao ambiente que o cerca e as relações com os demais. A organização da motricidade passa pelas seguintes fases:
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Desenvolvimento Psicomotor
1º fase O reflexo constitui-se em uma modalidade assimiladora, que se acomoda ao meio, quando se põe em funcionamento. Caracteriza-se pelas seguintes conquistas: Organização da estrutura motora, Organização do tônus. Organização da propriocepção. Desaparecimento das reações primitivas.
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Desenvolvimento Psicomotor
2ª fase: Organização do plano motor Durante está fase há o aperfeiçoamento espaço-temporal das reações. Evoluem paralelamente as possiblidades de conhecimento e das relações sociais.
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Desenvolvimento Psicomotor
3ª fase: Automatização do adquirido. Através da ação do sujeito as aquisições motoras vão sendo automatizadas.
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Desenvolvimento Psicomotor
4ª fase: aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades motoras. A idade de cinco a sete anos apresenta uma etapa de transição no desenvolvimento. A criança passa do estágio global e sintético para o de diferenciação e análise.
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Avaliação Psicomotora
É de fundamental importância, ela permitirá a obtenção de dados importantíssimos relacionados ao indivíduo. Fornecerá dados quanto ao histórico familiar, características do ambiente familiar, dados pessoais, dados do DM, seu comportamento e outros.
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Avaliação Fiel (Inter avaliadores) Valido (Validado)
Confiança (Mede o que se pretende medir) Tipos Direto com o avaliado O avaliado e o responsável Somente o responsável
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Identificação Nome:_____________________________ Idade:_______
Nascimento:__/__/____ Sexo:____ Irmão (s):___ Idade (s):___
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Escolaridade Escola:_____________________________
Queixa:_____________________________ Tratamentos:_________________________ Medicação:__________________________
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Dados sobre o DM Parto:______Mamou?____Até que idade__
Engatinhou?____Idade:_____ Sentou?___Com e sem apoio:___Idade___ Andou?___Observação:____Idade:____ Outros dados sobre o DM:______________
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Linguagem Balbuciou?_______Idade:________ Falou?______ Idade:_________
SONO__________________________________________________________________________________________________
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Equilibração Equilíbrio Estático:___________________
Equilíbrio dinâmico:_________________ Marcha:___________________________ Salta:______________ Pés Juntos e um pé só:_____________ Só o pé direito:____________________ Só o pé esquerdo:_________________
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Coordenação Oculomanual ou visiomanual (dizer sobre a mão usada, com ou sem dificuldade) _____________________________________________________________________ Oculopedal ou visopedal (dizer sobre o pé usado, com ou sem dificuldade) Estática: __________________________________________________________________________
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Coordenação Dinâmica global:
__________________________________________________________________ Dinâmica manual:
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Esquema Corporal Noção do corpo:
_____________________________________________________________________ Conhecimento corporal (nomeia partes do corpo em si e no avaliador):
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Respiração (qual tipo de respiração).
Lateralidade Mão (pedir para desenhar): Pé (dar uma bola para chutar): Olho (para verificar o olho dominante, dar um canudo e pedir para colocar em um dos olhos): Respiração (qual tipo de respiração).
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Ritmo Poderá ser feito através de ruídos diversos, colocando-os em inúmeros ritmo, pedir para repeti-los sem que esteja vendo. Poderá ser no papel (folha em branco), através de estrutura rítmicas.
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ORIENTAÇÃO ESPACIAL Noções de cima, embaixo, frente, atrás, dos lados. ORIENTAÇÃO TEMPORAL Noção de hoje, amanhã, antes, depois, dia, tarde, noite.
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Percepção Visual Gustativa Auditiva Tátil Olfativa
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Diagnóstico __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Exercício Estabelecer uma bateria de testes que proporcione de forma simples e objetiva a avaliação dos aspectos psicomotores. Grupo de 4 alunos. Material de auxilio à prática pedagógica.
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