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DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
NORMAL
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Desenvolvimento Motor Normal:
Nascimento = adaptação dos sistemas biológicos aos fatores ambientais: Sistemas vitais (CR) = adaptação precoce Sistemas menos vitais (SN) = adaptação mais prolongada Maturação gradual do controle postural Inibição de algumas respostas do RN
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FASES MOTORAS PROCESSOS PSIQUICOS E COGNITIVOS
Melhora das capacidades motoras =aquisição de independência e possibilidade de adaptar-se a fatos sociais Padrões geneticamente estabelecidos X estímulos ambientais (integrados e coordenados pelo cérebro)
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ESTRUTURA X FUNÇÃO Mielinização = transição de atitudes passivas (decúbito dorsal) para posição ortostática Desenvolvimento de funções estimula mielinização mais rápida Funções reflexas Funções voluntárias
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MANIFESTAÇÕES: Permanentes= com as quais a criança nasce e que são constantes, não se modificando durante a sua evolução Reflexas transitórias = normais no RN e durante algum tempo, desaparecem com a evolução e só reaparecem em condições patológicas Evolutivas = com as quais a criança nasce e que dão lugar, com a evolução, a atividades voluntárias ou automáticas secundárias
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REFLEXOS PRIMITIVOS: Positiva de apoio = 0-1 m Preensão palmar = 0-1 m RTL prono = 1 m RTL supino = sempre patológico Moro = 0-4 m RTCA = 2-4 m RTCS = 6 m Landau = 5-6 m
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ETAPAS MOTORAS: Controle cervical = 3 m Sentar sem apoio = 6 m Rolar = 6 m Engatinhar = 9 m Andar com apoio = 9-10 m Andar sem apoio = 12 m
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Agressão ao SNC em desenvolvimento (orgânica, metabólica, ambiental)
Parada do desenvolvimento Involução a etapas já superadas
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1 MÊS: “Exercício dos Reflexos” Padrão flexor Boca= zona de experimentação e aquisição de conhecimentos Mão fechada, polegar empalmado Prono= libera vias aéreas do plano
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2 MÊS: “Reações Circulares Primárias”(1-4m) = repetições para imprimir no cérebro os movimentos Levanta cabeça 45 graus do plano Perde + de apoio e marcha automática
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3 MÊS: Coordenação mão-visão Mãos abertas, preensão cúbito-palmar Em prono, balconeio Em pé, astasia
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4 MÊS: Suga voluntariamente Mãos à boca, pega o que está ao seu alcance Controle cervical completo Em pé, abasia
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5 MÊS: “Reações Circulares Secundárias”(4-8m)=processos para fazer durar espetáculos interessantes; repetições em relação ao objeto Faz junção de mãos Padrão extensor: leva pés à boca Sentada, lordose lombar Em pé, força de quadríceps
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6 MÊS: Fase de maior hipotonia fisiológica Landau= experiência da posição do corpo no espaço Preensão palmar Boa coordenação olho-mão-boca Muito interesse pelo ambiente
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7 MÊS: Começa a perceber o sentido das palavras Troca coisas de uma mão para outra Toma posse do objeto alcançável Reações laterais de proteção Quando segurada em pé, pula
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8 MÊS: “Coordenação dos Esquemas Secundários”(8-12m)= primórdios da inteligência Explora o próprio corpo Meios # fins Pronossupinação ativa, dissocia indicador Bom controle sentado, reações de proteção para a frente Começa a diferenciar o “eu” do “outro”
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9 MÊS: Ligação senso-motora ouvido X falado Pinça lateral Arrasta-se em prono Passa para em pé e se segura sozinha Responde ao seu nome
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10 MÊS: Fala papai, mamãe Pinça polpa a polpa Engatinha Compreende o não Faz “tchau”
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11 MÊS: Aponta com o indicador Faz “urso”= total extensão de MMSS e MMII Anda de lado segurando-se
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12 MÊS: “Reações Circulares Terciárias” (12-18m)= agir para ver; experimentação ativa, exploração, variação e modificação do comportamento; noção de distância e profundidade Fala +- 4 palavras Início da marcha
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18-24 MÊS: “Combinações Mentais”= representa mentalmente o objeto e o espaço, compreende o tempo relativo Desenvolvimento motor completo Socialização doméstica= começa a comportar-se como membro da unidade familiar
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Diagnóstico de RDNPM: Anamnese e antecedentes Exame neurológico detalhado Conhecimento do DNPM normal Etapa de desenvolvimento X idade cronológica
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Estimulação Precoce
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