A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Testes neurológicos do RN e Classificação do RN Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Testes neurológicos do RN e Classificação do RN Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 Testes neurológicos do RN e Classificação do RN Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira

2 Classificação do RN Para avaliar o risco do RN apresentar patologias ou morrer é necessário avaliar duas variáveis: Idade Gestacional Peso

3 Avaliação da idade gestacional IG= tempo transcorrido desde a concepção até o momento do nascimento. Na gestação: cálculo pelo DUM (data da última menstruação) e pelo Ultrassom. Ao nascer: exame somato-neurológico do RN, aplicados nas primeiras 24 h de vida.

4 Capurro Método somático; Método somático e neurológico; Pode ser realizado logo ao nascer; RNs pequenos: subestimação da IG a partir da 35ª semana.

5 Capurro

6 Capurro

7 Capurro

8

9

10 Capurro

11 Ballard Avalia o RN levando-se em consideração as características físicas e neurológicas; Permite determinar a IG de prematuros extremos, o que não acontece com o método de Capurro.

12 Ballard

13 Ballard

14 Classificação do RN Qualquer dos métodos usados permite classificar os RNs em: Prematuros: IG< 37 semanas A termos: IG entre 37 e 41 sem e 6 dias Pós - termos: = ou > 42 semanas Prematuro: antes da 38ª semana (265 d) A termo: 38 a 41 sem e 6 dias (266 a 293 d) Pré-termo: nasce com 42 semanas ou + (294 dias em diante OMS AAP

15 Classificação do RN

16

17 A classificação do estado nutricional do RN é importante para identificar: RNs com risco para hipoglicemia e policitemia nos GIGs. Nos PIGs ocorre hipoglicemias, anomalias congênitas e infecções congênitas (ex: toxoplasmose, rubéola, sífilis).

18 Testes neurológicos

19 Testes neurológicos Reflexos arcaicos São transitórios, vão desaparecer em um período específico de tempo sendo substituídos pelo controle neurológico. Procura ou dos pontos cardeais: Ao tocar o lábio superior, inferior e cantos da boca, o RN realiza rotação da cabeça, procurando o estímulo, com boca aberta. Observa-se até o 2º mês de vida.

20 Testes neurológicos Marcha - Segura-se o bebê pela região axilar com seus pés apoiados sobre uma superfície firme, faz- se uma leve inclinação do corpo do RN para frente, com uma leve propulsão simula-se uma caminhada; esta bem estruturada no 1º- mês, sendo observada até o 4º mês de vida de forma fragmentada

21 Testes neurológicos Reflexo cutâneo Cutâneoplantar - estimula-se passando uma linha da borda lateral do pé até a base dos cinco pododáctilos, obtendo-se a extensão do primeiro pododáctilo e/ou a abertura em leque dos demais. Obtido até o 9º mês de vida. Se persistir após 24 meses de idade é chamado de Sinal de Babinski e indica lesão do trato cortico-espinhal lateral ou da área cortical motora no encéfalo.

22 Testes neurológicos Sucção - Vigoroso nos primeiros meses de vida; observado até o 8º mês. Não devem ser pesquisados após as mamadas, pois podem estar diminuídos.

23 Testes neurológicos Preensão – Palmar e plantar - Preensão reflexa dos artelhos (dedos e pedartículos): Pressiona-se a base dos artelhos com dedo indicador, em palma da mão e planta dos pés; observa-se a flexão destes (agarra o dedo do examinador). Desaparece entre 4 e 12º mês, em mãos e pés, respectivamente.

24 Testes neurológicos Moro - Evidente até o 4 ao 6º mês; em posição dorsal, aproximar mãos do RN até a linha média, simulando suspendê-lo e soltá-lo repentinamente ou promover ruído súbito (bater palmas), observando abdução de braços, extensão de mãos e flexão de polegares (abraço, susto).

25 Referências Manual de neonatologia. Ministério da Saúde, Perinatologia – Segre, www. Neonatology.com.br Wong DL. Enfermagem Pediátrica. Elementos essenciais à intervenção efetiva. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.


Carregar ppt "Testes neurológicos do RN e Classificação do RN Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google