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Prof.° Ms. Marco Aurélio Togatlian HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS APRENDIZAGEM MOTORA.

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1 Prof.° Ms. Marco Aurélio Togatlian HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS APRENDIZAGEM MOTORA

2 FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS Embora relacionada à idade, a aquisição das habilidades motoras não é dependente da idade, mas de outros fatores: Da tarefa em si Do indivíduo Do ambiente

3 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO O movimento é um processo em desenvolvimento nos anos iniciais da infância; O estágio de amadurecimento da maior parte das habilidades motoras fundamentais se dá por volta dos 6 anos.

4 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO Um movimento fundamental envolve os elementos básicos somente daquele movimento em particular; Os traços básicos de um movimento fundamental devem ser os mesmos para todas as crianças.

5 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS Estabilizadoras; Locomotoras; Manipulativas

6 ESTABILIDADE É o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se; Envolve a disposição de manter em equilíbrio a relação indivíduo / força da gravidade.

7 ESTABILIDADE Todo movimento envolve um elemento de estabilidade quando analisado da perspectiva do equilíbrio; A estabilidade implica na manutenção do controle corporal em movimentos que favoreçam o equilíbrio; Todas as atividades locomotoras e manipulativas são, em parte, movimentos estabilizadores.

8 MOVIMENTOS AXIAIS Movimentos do tronco ou dos membros que direcionam o corpo em posição estacionária.

9 MOVIMENTOS AXIAIS Inclinar-se, esticar-se, virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar; Freqüentemente combinam-se com outros para criar habilidades motoras mais elaboradas; Desempenhos eficientes em ginástica, patinação e dança, incorporam movimentos axiais,bem como movimentos locomotores.

10 ROTAÇÃO CORPORAL Requerem quantidades excessivas de controle de equilíbrio. Envolvem labirinto e cerebelo.

11 DESVIO Combinado de movimentos locomotores de deslizar com rápidas alterações de direção, requerendo reações rápidas

12 EQUILÍBRIO EM UM SÓ PÉ o mais comum a ser avaliado EQUILÍBRIO ESTÁTICO

13 CAMINHADA DIRECIONADA

14 onde o corpo assume a posição de cabeça para baixo, por alguns segundos, antes da interrupção do movimento. APOIO INVERTIDO

15 MOVIMENTOS LOCOMOTORES FUNDAMENTAIS CAMINHADA Processo de perder e recuperar equilíbrio continuamente. O desenvolvimento da caminhada independente pode surgir entre os 09 e 17 meses. A maturação deste padrão de locomoção é atingida entre os 04 e os 07 anos.

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18 Não está associada ao desenvolvimento da marcha, toda criança que anda, em princípio, corre. O padrão amadurecido da corrida é fundamental para a participação bem sucedida nas atividades recreativas, de lazer e desportivas A CORRIDA

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20 Concentra-se no impulso, na fase de elevação e no padrão do pouso.

21 Envolve a projeção do corpo verticalmente no ar,o impulso dado por um ou dois pés e o pouso, com os dois pés.

22 É um movimento explosivo que requer o desempenho coordenado de todas as partes do corpo. Impulso e pouso devem ser feitos com os dois pés.

23 PULO é similar à corrida, envolve transferência de peso de um pé a outro, perda de contato com a superfície, maior elevação e cobre maiores distâncias que a corrida. SALTO MISTO envolve a passada e o salto juntos, em padrão combinado de movimento. É um fluxo contínuo da passada e do salto, envolvendo o ritmo.

24 MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS Envolve o relacionamento de um indivíduo com objetos e caracteriza-se pela aplicação de força nos objetos e a recepção da força

25 MOVIMENTOS AMORTECEDORES quando o corpo ou parte dele é posicionado no caminho de um objeto em movimento, com o propósito de parar ou desviar esse objeto: apanhar; aparar. MOVIMENTOS PROPULSORES quando um objeto é movimentado para longe do corpo: arremessar; chutar;bater; rolar.

26 OS MOVIMENTOS MANIPULATIVOS ENVOLVEM Projeção de estimativa da trajetória Velocidade da viagem Precisão; Distância Massa do objeto em movimento OBS: COMBINAM MOVIMENTOS ESTABILIZADORES E LOCOMOTORES

27 MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS Rolamento de bola Arremesso supramanual Ato de apanhar Chute Ato de aparar Ato de rebater Drible Voleio

28 SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES DE ESTABILIDADE MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Equilíbrio dinâmico3 anos6-7 anos Equilíbrio estático10 meses6 anos Movimentos axiais2 meses6 anos

29 SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Caminhada13 meses25 meses Corrida18 meses5 anos Salto18 meses6 anos Saltito3 anos6 anos Galope4 anos6 anos

30 SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES MANIPULATIVAS MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Alcançar, segurar e soltar 2 a 4 meses14-18 meses Lançar2-3 anos6 anos Agarrar, pegar2 anos6 anos Chutar18 meses5-6 anos Bater2-3 anos6-7 anos

31 AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS SÃO A BASE DA PSICOMOTRICIDADE PARA A FUTURA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS PARA CADA DESPORTO... E O DESENVOLVIMENTO CONTINUA...

32 APTIDÃO MOTORA Pode ser definida como as condições intrínsecas à tarefa, a certo indivíduo e ao ambiente, que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.

33 HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS São padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Habilidades motoras especializadas são específicas de tarefas. Os movimentos fundamentais não o são.

34 PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO Primeiras tentativas de combinar e refinar padrões motores maduros; Aumento de interesse nos esportes e nos padrões de desempenho; As crianças não se sentem limitadas por fatores anatômicos, fisiológicos ou ambientais; O indivíduo procura compreender a idéia de como desempenhar a habilidade esportiva; A habilidade e a competência são limitadas.

35 ESTÁGIO DE APLICAÇÃO O indivíduo torna-se mais consciente de seus recursos físicos pessoais; A ênfase está na melhora da competência; O treino é a chave para o desenvolvimento de níveis superiores de habilidade. PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS

36 ESTÁGIO DE UTILIZAÇÃO PERMANENTE Os indivíduos reduzem a área de suas buscas atléticas; Algumas áreas são escolhidas para a participação em atividades competitivas; Atividades permanentes são escolhidas com base nos interesses pessoais, habilidades, disponibilidade e em experiências passadas; Ocorre uma crescente responsabilidade e compromisso de tempo. PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS

37 O desenvolvimento motor fundamental maduro é pré-requisito para a incorporação bem sucedida de habilidades motoras especializadas. O desenvolvimento de habilidades motoras especializadas é altamente dependente de oportunidades para a prática, encorajamento e ensino de qualidade. (GALLAHUE, 2003)

38 Hab.mot. fund.locom. básicas Caminhar; correr, pular, saltar, elevar-se combinações Galopar, deslizar, saltar obstáculos, escalar Hab. mot. fund. estab. axiais Inclinar -se; Alongar-se; Virar; girar; balançar Estáticas e dinâmicas Apoios invertidos; rolamento corporal; iniciar; parar; esquivar-se; equilibrar-se Hab. mot. fund. manip. propulsores amortecedores Arremessar, chutar, rebater, rolar Apanhar, driblar Hab. Mot. Especializadas aplicadas basquetebol natação atletismo voleibol handebol futebol Esportes de raquete dança lutas

39 Depois que uma criança alcança o estágio maduro de um padrão motor fundamental, poucas alterações ocorrem na forma daquela habilidade motora na fase motora especializada. O refinamento do padrão e variações na forma de estilo ocorrem à medida que se alcança maior habilidade (precisão, exatidão e controle), porém, o padrão básico permanece inalterado. (WICKSTROM, 1983)

40 As habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou do cotidiano.


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