A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADES FÍSICAS Podem ser definidas como o conjunto de capacidades individuais, musculares e neurológicas (perceptivo- cinéticas) que interferem no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADES FÍSICAS Podem ser definidas como o conjunto de capacidades individuais, musculares e neurológicas (perceptivo- cinéticas) que interferem no."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADES FÍSICAS Podem ser definidas como o conjunto de capacidades individuais, musculares e neurológicas (perceptivo- cinéticas) que interferem no desempenho físico cotidiano. OBS.: É importante considerar que desempenho esportivo, diferentes qualidades estão sempre de forma combinada.

2 A Resistência pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de se manter em esforço contínuo sem perda de eficiência. A Resistência pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de se manter em esforço contínuo sem perda de eficiência. Por ser exigida em muitas tarefas diárias na maioria dos esportes, a resistência é uma qualidade física básica. Quando, por exemplo, você joga uma partida de futebol, corre por todo o campo no mesmo ritmo e termina o jogo inteiro, você tem resistência. Do mesmo modo, caminhar o dia todo, como fazem os carteiros, exige resistência. Por ser exigida em muitas tarefas diárias na maioria dos esportes, a resistência é uma qualidade física básica. Quando, por exemplo, você joga uma partida de futebol, corre por todo o campo no mesmo ritmo e termina o jogo inteiro, você tem resistência. Do mesmo modo, caminhar o dia todo, como fazem os carteiros, exige resistência. Relacionada – DURAÇÃO INTENSIDADE DO ESFORÇO A resistência também pode ser compreendida como: capacidade que um individuo tem de transformar energia química (alimentos) em movimento (contração muscular) durante um tempo mais ou menos longo. A resistência também pode ser compreendida como: capacidade que um individuo tem de transformar energia química (alimentos) em movimento (contração muscular) durante um tempo mais ou menos longo.

3 Subdivisão – RESISTÊNCIA AERÓBICA, RESISTÊNCIA ANAERÓBICA e RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA RESISTÊNCIA AERÓBICA É a capacidade que um individuo tem de se manter em esforço continuo por um longo tempo. Quando utiliza o oxigênio durante o esforço físico. Quando utiliza o oxigênio durante o esforço físico. RESISTÊNCIA ANAERÓBICA É a capacidade que um individuo tem para realizar esforços de alta intensidade pelo maior tempo possível. Quando não utiliza o oxigênio durante o esforço físico. Quando não utiliza o oxigênio durante o esforço físico. Referência entre RESISTÊNCIA AERÓBICA e RESISTÊNCIA ANAERÓBICA FÔLEGO

4 Sistema Respiratório: É o sistema orgânico responsável pela captação de oxigênio (O 2 ) e pela troca de gás carbônico (CO 2 ) do sangue venoso (que vem dos tecidos) por oxigênio captado da atmosfera (oxigenação do sangue). É composto pelas vias aéreas superiores (nariz, faringe e traquéia) e pelos pulmões, brônquios e alvéolos. OBS.: O processo de oxigenação do corpo (transporte de oxigenação aos tecidos) também depende do sistema cardiocirculatório. Sistema Respiratório: Responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para os diferentes tecidos do corpo; Transporta resíduos e subprodutos do metabolismo É formado pelo coração e pelos vasos sangüíneos, compostos pelas artérias que levam o sangue oxigenado (sistema arterial) a todo corpo, e pelas veias, que trazem o sangue rico em gás carbônico (sistema venoso). Ter FÔLEGO significa: Uma boa capacidade cardiorrespiratória ou resistência geral

5 RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA É a qualidade física que permite à pessoa fazer movimentos repetidos com os mesmo grupos musculares durante um tempo longo ou médio. É a qualidade física que permite à pessoa fazer movimentos repetidos com os mesmo grupos musculares durante um tempo longo ou médio. EXEMPLOS: EXEMPLOS: 50 exercícios abdominais; 50 exercícios abdominais; Pedalar ou remar durante um longo tempo sem interrupção, mantendo o mesmo ritmo; Pedalar ou remar durante um longo tempo sem interrupção, mantendo o mesmo ritmo; Pintar um teto da casa (sensação de cansaço nos braços, ombros e pescoço) Pintar um teto da casa (sensação de cansaço nos braços, ombros e pescoço)FORÇA É a capacidade de um músculo ou grupamento muscular vencer uma posição, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar. É a capacidade de um músculo ou grupamento muscular vencer uma posição, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar. 3 tipos: 1ª - DINÂMICA: um ciclista subindo uma ladeira (membros inferiores) 1ª - DINÂMICA: um ciclista subindo uma ladeira (membros inferiores) 2ª - ESTÁTICA: queda-de-braço (membros superiores) 3ª - EXPLOSIVA: cortada de Voleibol (velocidade do movimento)

6 CUIDADOS: OS EXERCÍCIOS COM PESOS PODEM CAUSAR DANOS AOS MÚSCULOS, TENDÕES E ARTICULAÇÕES, E NAS PEESOAS MAIS VELHAS PODEM PROVOCA PROBLEMAS CARDIOVASCULARES (NO CORAÇÃO E NOS VASOS SANGÜÍNEOS) FEXIBILIDADE Caracteriza pelo grau de amplitude de movimento de uma ou mais articulações. EXEMPLOS: contorcionista atletas de ginástica olímpica atletas de natação

7 AGILIDADE É a capacidade que a pessoa tem de mudar rapidamente a posição do corpo no espaço, alterando sua direção e sentido EXEMPLOS: uma jogadora de basquete tentando se livrar da marcação uma jogadora de basquete tentando se livrar da marcação um goleiro estendendo o corpo em direção a bola um goleiro estendendo o corpo em direção a bola OUTRAS QUALIDADES: VELOCIDADE, RITMO COORDENAÇÃO MOTORA, EQUILIBRIO e DESCONTRAÇÃO QUALIDADES COMBINADAS: Um goleiro de futebol, quando faz uma defesa de um penalty: FORÇA EXPLOSIVA – para saltar FLEXIBILIDADE – para estender todo o corpo em direção à bola AGILIDADE – para conseguir mudar a posição do corpo rapidamente.


Carregar ppt "QUALIDADES FÍSICAS Podem ser definidas como o conjunto de capacidades individuais, musculares e neurológicas (perceptivo- cinéticas) que interferem no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google