A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Prescrição de exercícios

2 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
O exercício físico deve ser prescrito para os resultados pretendidos; Riscos de Lesões Ortopédicas ou Cardiovasculares; quantidade de atividade física e efeito protetor; Estilo de vida ativo com atividades de intensidade relativamente baixa.

3 COMPONENTES ESSENCIAIS
Tipo de exercício; Intensidade; Duração; Freq. Semanal; Progressão.

4 Fisiologia Anatomia Biomecânica Treinamento

5 ATENÇÃO Princípios

6 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
Componentes da aptidão física possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer, proporcionando menor risco de doenças crônico-degenerativa.

7 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA Qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética que resulte em gastos energéticos acima dos níveis de repouso. Exemplos: os esportes, as caminhadas, as artes marciais, as atividades ocupacionais (trabalho), as atividades da vida diária (deslocamentos a pé, tarefas domésticas e etc).

8 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
É a capacidade dos pulmões e músculos funcionarem de forma eficiente. É a habilidade dos sistemas circulatórios e respiratórios do corpo para prover combustível durante atividade física contínua.

9

10 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
Resistência Aeróbica; Força e Resistência Muscular; Flexibilidade; Composição Corporal.

11 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

12 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
PROGRAMAS FORMAIS x ATIVIDADES INFORMAIS

13 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
OBS: Deve-se considerar ambos os tipos, dessa forma, pode-se atingir mais facilmente uma determinada quantidade de atividade física. Ghorayeb & Barros, 1999.

14 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
Contemplar os Componentes da Aptidão Física: Resistência Aeróbica; Força e Resistência Muscular; Composição Corporal; Flexibilidade. A ênfase de cada componente variará conforme os objetivos e a condição clínica de cada indivíduo.

15 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
CONDIÇÃO CLÍNICA: Idade, Sexo, Eventuais Doenças ou Deficiências; Medicamentos de uso contínuo ou não; CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA; ATIVIDADE LABORATIVA; HORÁRIOS; LOCAL DE TRABALHO E MORADIA; INFRA-ESTRUTURA DISPONÍVEL.

16 PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO
VARIÁVEIS FUNDAMENTAIS: Tipo de exercício; Intensidade; Duração; Freq. Semanal; Progressão.

17 COMPONENTE AERÓBICO Exercícios que mobilizam grandes massas musculares de forma dinâmica. Caminhadas; Corridas; Ciclismo; Natação.

18 INTENSIDADE % do VO2 máx; % Fcmáx; Escala de BORG.

19 OBSERVAÇÃO Para determinar a intensidade deveremos considerar os objetivos. Se condicionamento ou promoção da saúde, na faixa de 40% a 80% do Vo2 máximo.

20 FREQÜÊNCIA CARDÍACA É uma opção mais prática;
Método de Fcmáx. (220-idade) x % desejado; Método de freq. Cardíaca de reserva: Fc.res.=(Fc.Máx – Repouso) x % desejado + Fc. repouso. Cuidados com os seios carotídeos, pois podem provocar bradicardia.

21 CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS
Uso de Beta bloqueadores; Inibidores dos canais de Cálcio; Arritmias (fibrilação atrial); Aconselhável Testes ergométricos.

22 Tabela de BORG É a escala psicofisiológica para mensuração da percepção subjetiva da intensidade do esforço. absolutamente nada; 0,5-----muito, muito leve; muito leve; leve; moderado; algo pesado; pesado; 6 muito pesado; 8 muito, muito pesado; máximo

23 EXERCÍCIO PARA FORÇA E RESISTÊNCA
No papel epidemiológico, atua de forma preventiva primária e secundária, contempla dois importantes componentes da aptidão física, sendo importante no cotidiano do indivíduo comum, onde uma série de ocupações exigem doses variáveis de força e resistência muscular.


Carregar ppt "ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google