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CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO - (VO²máximo) É A MAIOR QUANTIDADE DE OXIGÊNIO QUE PODE SER CAPTADA, TRANSPORTADA E UTILIZADA PELO ORGANISMO DURANTE O ESFORÇO.

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1 CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO - (VO²máximo) É A MAIOR QUANTIDADE DE OXIGÊNIO QUE PODE SER CAPTADA, TRANSPORTADA E UTILIZADA PELO ORGANISMO DURANTE O ESFORÇO FÍSICO. É COMUMENTE UTILIZADA PARA MENSURAR A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA.

2 VO 2máx: Potência Aeróbia É a maior taxa de consumo de oxigênio possível de ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo. Jack H. Wilmore, David L. Costill. Fisiologia do Esporte e doExercício (2001)

3 MEDIDA DIRETA DO VO 2 max

4 Avaliação Cárdio-respiratória Vo2 máx Preditivo (estimado) : 1- Quanto à idade e Gordura Corporal Vo2máx = 57,50 - 0,31(X1) - 0,37(X2) X1 =idade em anos X2 = % de Gordura Corporal (UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA DAVIS – HUMAN PERFORMANCE LAB).

5 Avaliação Cárdio-respiratória 2 - Quanto à Idade Indivíduos Sedentários Vo2máx = 54,1 - 0,41(X1) 2.2 -Indivíduos Moderadamente Ativos Vo2máx = 61,6 - 0,44(X1) Atletas Vo2máx = 96,1 - 0,48(X1)

6 VO2máx(em ml.kg-1.min-1)=132,853-(0,0769xpeso corporal)- (0,3877xidade)+(6,315xsexo)-(3,2649xtempo)-(0,1565xFC) Peso corporal em lb; sexo=0 para feminino,1 para masculino; tempo em minutos; FC é tomada no fim da caminhada. (para converter kg par lb é só multiplicar por 2,2) ( De Kline, GM et al: Med Sci Sports Exec 19: ,1987.) Teste para andar de Rockport (andar uma milha)

7 PROTOCOLO MÁXIMO local ideal: PISTA TESTE DE COOPER de 12 min. VO2MAX (ml/kg/min)= D / 45

8 CÁLCULO DO MET ATRAVÉS DO VO2 A unidade MET foi descrita por BALKE para representar o gasto energético basal (consumo de oxigênio em repouso) que equivale a 3,5ml/kg/min. 1 Met = 3,5ml/kg/min Mets Max = VO2max / 3,5 Ex. com VO2max de 56ml/kg/min Metmax = 56 / 3,5 = 16 mets

9 Recomendação do ACSM para prescrição da atividade física Guidelines ACSM,2000 Para melhora do VO2máx: praticar exercícios que envolvam o uso de grandes grupos musculares, por períodos prolongados e ritmados, e de natureza aeróbia (nadar, caminhar, remar, correr,etc..) Intensidade do exercício : 60 a 90% da freqüência cardíaca máxima ou RFC Indivíduos fisicamente ativos 60 a 80% da RVO2máx ou RFC Indivíduos com nível de aptidão inicial muito baixo = 40 a 50% da RVO2máx ou RFC

10 Zonas Específicas de acordo a porcentagem do Vo2máx utilizado Atividade Regenerativa = 40% a 50% Atividade Moderada = 50% a 60% Controle de Peso = 60% a 70% Aeróbia = 70% a 80% Limiar Anaeróbio = 80% a 90% Esforço Máximo = 90% a 100%

11 Quantidades diárias recomendadas para atividades físicas e exercícios ( ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription,2000) Freqüência semanal e Duração da sessão de treinamento: Indivíduos com capacidades funcionais < 3 Met = sessões diárias,curtas e múltiplas.(aprox 10 minutos) Indivíduos com capacidades funcionais entre 3 a 5 Mets = 1 a 2 sessões diárias.(aprox 20 minutos) Indivíduos com capacidades funcionais > 5 Met = 3 a 5 sessões por semana.( de aprox 20 a 60 minutos)

12 CALORIMETRIA DIRETA

13 CALORIMETRIA INDIRETA

14 PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA O EMAGRECIMENTO PRIORIDADE PARA ATIVIDADES QUE UTILIZEM OS ÁCIDOS GRÁXOS LIVRES COMO PRINCIPAL FONTE ENERGÉTICA EXERCÍCIOS NEURO-NUSCULARES (AUMENTO MASSA MUSCULAR, AUMENTO TAXA METABÓLICA DE REPOUSO PROMOVER DESEQUILÍBRIO NA BALANÇA ENERGÉTICA (3500 KCAL = 1/2 KG DE GORDURA)

15 UTILIZAÇÃO DE GORDURA/CARBOIDRATOS DURANTE EXERCÍCIOS DE BAIXA/MODERADA INTENSIDADE Coyle, E.1995.Substrate utilization during exercise in active people. American Journal of Clinical Nutrition.

16 UTILIZAÇÃO DE GORDURA/CARBOIDRATOS COMO SUBSTRATO ENERGÉTICO EM FUNÇÃO DA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO Coyle.E.1995.Substrate utilization during exercise in active people. American Journal of Clinical Nutrition

17 CUSTO ENERGÉTICO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS 1) Reserva do VO2 = VO2máx – VO2repouso Reserva do VO2 = Vo2máx – 3,5ml.kg-1.min-1 2) 1 MET = 3,5 ml.kg-1.min-1 3) MET máx = VO² max / 3,5 4) 1 MET = 1,25 Kcal.

18 Considerações sobre gasto metabólico 1 - Qualquer dieta em que o indivíduo perca de 1,0kg – 1,5kg de peso por semana(dependendo da estrutura corporal) colocará em risco a manutenção da massa muscular. 2 - Para cada 3500Kcal em excesso, cerca de 0,5kg será armazenado em forma de gordura.Logo deduz- se que para se perder a mesma quantidade de gordura deve se ter um gasto energético igual.

19 Cálculo do número de sessões de treinamento : 1 – Calcular o gasto calórico de uma sessão de treinamento. 2 – Encontrar quantos quilos o aluno deve perder 3 – Quanto representa em calorias esse valor 0,5 kg kcal Gord exc X kcal

20 Cálculo do número de sessões de treinamento 4 – Dividir o total de calorias que deve perder pelo gasto calórico da sessão de treinamento. Nº de sessões = Kcal totais/kcal de treino, e Dividir o número de sessões totais pelo número de sessões semanais para encontrar quantos meses de treino.

21 Elaboração do Treinamento Freqüência Cardíaca Máxima: FC máx = Idade Freqüência Cardíaca de Treinamento (protocolo de Karvonen) : Limite Inf.=(FC máx - FCrep) x Y% +FCrep Limite Sup.=(Fc máx - FCrep) x Z% +FCrep

22 PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO - ESCALA DE BORG

23 DEFINIÇÕES OBESIDADE: CONDIÇÃO NA QUAL A QUANTIDADE DE GORDURA EXCEDE AOS PADRÕES CONSIDERADOS NORMAIS PARA UM MESMO SEXO. EXCESSO DE PESO: (SOBREPESO) PESO ELEVADO EM FUNÇÃO DA ESTATURA

24 DESENVOLVIMENTO DA OBESIDADE HIPERTROFIA DAS CÉLULAS ADIPOSAS: LIMITADA POR ASPECTOS BIOLÓGICOS HIPERPLASIA DAS CÉLULAS ADIPOSAS: PAPEL DECISIVO NO AUMENTO DA QUANTIDADE DE GORDURA. PERÍODOS CRÍTICOS PARA AUMENTO NO NÚMERO DE CÉLULAS ADIPOSAS: ÚLTIMO SEMESTRE DA GRAVIDEZ, PRIMEIRO ANO DE VIDA E ESTIRÃO DO CRESCIMENTO.

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