A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição e Atividade Física na Adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição e Atividade Física na Adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa Nutrição e Atividade Física na Adolescência Componentes: Amanda Penno, Êmile de Moraes e Natália Mengue. Turma: Série: 8ª Professora: Adriana Fernandez

2 O que é nutrição ? Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.

3 O que é atividade física ?
Atividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma"

4 Relação da nutrição com a atividade física :
A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

5 Curiosidades : Mães obesas = bebês cardiopatas : uma mulher grávida e acima do peso pode gerar uma criança com problemas cardíacos congênitos. Com a mãe obesa - apenas mulheres que estão muito acima do peso correm este risco -, o bebê tem 15% de chance de ter problemas no coração.  Suco de laranja pode prevenir pressão alta : por ser rico em vitaminas, o suco de laranja faz muito bem ao coração, e pode ser consumido diariamente, para o bem-estar da saúde. Também rico em potássio, o suco de laranja reduz a pressão arterial. Benefícios: - Reduz o risco de doenças cardiovasculares; - Reduz a pressão arterial; - Reduz o colesterol; - Diminui a chance de obesidade.

6 Além do fator estético, uma atividade física ajuda a normalizar sua pressão arterial, retarda o envelhecimento, evita o estresse e a depressão e estimula a produção de endorfina, substância que dá sensação de prazer e aumento do bem-estar. Também melhora o sono, fortalece os ossos e ligamentos, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e equilibra a produção de diversos hormônios. EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS : Pesquisas comprovam que a atividade física regular é benéfica para o diabético. A contração muscular, provocada pelo exercício, ajuda o corpo a assimilar boa parte do excesso de glicose no sangue.

7


Carregar ppt "Nutrição e Atividade Física na Adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google