A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS E NUTRIENTES Como são constituídos os alimentos? A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Origem animalOrigem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS E NUTRIENTES Como são constituídos os alimentos? A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Origem animalOrigem."— Transcrição da apresentação:

1

2 ALIMENTOS E NUTRIENTES

3 Como são constituídos os alimentos? A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Origem animalOrigem vegetal Origem mineral Leite, ovos, carne, peixe Arroz, ameixa, agrião Água, sal Cada alimento é constituído por substâncias indispensáveis ao nosso organismo, designadas por nutrientes. Existe uma grande diversidade de alimentos, mas nem todos têm a mesma origem:

4 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Os glícidos são a principal fonte de energia para as atividades diárias. Hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos EXCESSO PROVOCA: Obesidade Diabetes Doenças cardiovasculares CARÊNCIA PROVOCA: Fraqueza Fadiga muscular Diminuição da capacidade intelectual Emagrecimento

5 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? As proteínas são responsáveis pela construção e reparação dos tecidos celulares; pelo crescimento do organismo e pelo desenvolvimento intelectual. Em caso de falta de outros nutrientes energéticos, as proteínas também podem ser utilizadas como fonte de energia. Prótidos ou proteínas EXCESSO PROVOCA: Problemas renais Inflamações nas articulações CARÊNCIA PROVOCA: Debilidade Atraso no desenvolvimento físico e intelectual Diminuição da resistência às doenças.

6 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Os lípidos ou gorduras têm função energética e também possuem uma função plástica, fundamental para o transporte de algumas vitaminas. As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. Na nossa alimentação é mais saudável utilizar alimentos de origem vegetal. Lípidos ou gorduras EXCESSO PROVOCA: Obesidade Problemas cardiovasculares Diabetes Colesterol elevado Pressão arterial elevada CARÊNCIA PROVOCA: Emagrecimento

7 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? As fibras não são absorvidas pelo organismo. Ajudam a controlar o apetite e apresentam uma função reguladora do sistema digestivo, contribuindo para um intestino mais saudável. As fibras encontram-se exclusivamente em alimentos de origem vegetal. Fibras EXCESSO PROVOCA: Redução da absorção de alguns minerais CARÊNCIA PROVOCA: Prisão de ventre Arteriosclerose

8 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? As vitaminas apresentam uma função reguladora. As vitaminas, designadas pelas letras A, B, C, D, E e K, existem em quase todos os alimentos e são necessárias em pequenas quantidades. Vitaminas Dada a grande diversidade de vitaminas, as doenças provocadas pela sua carência ou pelo seu excesso são variadas.

9 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Os minerais ajudam o organismo a funcionar de uma forma adequada e a manter a saúde. Estão presentes nos alimentos em quantidades muito variadas. Para garantir uma ingestão adequada destes nutrientes é fundamental uma alimentação diária diversificada. Sais minerais O excesso de sódio no organismo provocado pelo consumo exagerado de sal provoca doenças cardiovasculares e hipertensão. Dada a grande diversidade de sais minerais, as doenças provocadas pela sua carência são variadas.

10 Qual a importância de cada grupo de nutrientes? A água desempenha muitas funções no corpo humano: Água EXCESSO PROVOCA: Hiper-hidratação CARÊNCIA PROVOCA: Desidratação dissolve os outros nutrientes; transporta os nutrientes a todas as células; transporta os resíduos tóxicos que são eliminados para o exterior; regula a temperatura corporal através da produção de suor. hidrata todas as células e tecidos;

11 Como escolher os nossos alimentos? Ao longo da vida, é necessário saber escolher os alimentos que fornecem bons nutrientes ao organismo, de modo a não prejudicar a saúde. Como tal, é fundamental consultar a informação dos rótulos dos produtos alimentares antes de os comprar. Listagem de ingredientes Elementos dos rótulos dos alimentos: Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado Denominação de venda Data limite de consumo Condições de conservação Quantidade líquida

12 Como escolher os nossos alimentos? A Roda dos Alimentos é uma imagem circular, que representa o prato utilizado nas nossas refeições, cujo objetivo é ajudar a selecionar e combinar os alimentos adequados à alimentação diária. Roda dos Alimentos Promove uma alimentação: CompletaEquilibradaVariada Comer alimentos de todos os setores da roda e beber bastante água diariamente. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos setores de maior dimensão. Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo.

13 Quais os cuidados a ter para uma alimentação saudável? Tomar um bom pequeno-almoço. Lanchar todos os dias. Comer de 3 em 3 horas. Consumir fruta e produtos hortícolas. Consumir poucos alimentos ricos em açúcar. Comer de forma moderada. Utilizar pouco sal na alimentação. Ter cuidado com o consumo exagerado de gorduras. As crianças e os adolescentes não devem beber bebidas alcoólicas e os adultos, só em quantidades moderadas. Dicas para uma alimentação saudável

14 Como se garante a segurança alimentar? Hoje em dia, é necessário haver segurança na transformação e embalamento dos alimentos, no seu transporte e distribuição e no seu armazenamento. As condições de higiene dos alimentos têm de ser asseguradas. A falta de higiene alimentar pode até causar intoxicações alimentares.

15 Os produtos alimentares devem estar devidamente arrumados em locais limpos. Os alimentos frescos e crus devem ser lavados com água antes de serem consumidos ou cozinhados. Como se garante a segurança alimentar? É aconselhável lavar as mãos, os utensílios e as superfícies da cozinha com água e sabão, antes e depois de manusear alimentos. Os alimentos devem ser protegidos de poeiras, insetos e outros animais e produtos químicos, para não serem contaminados.


Carregar ppt "ALIMENTOS E NUTRIENTES Como são constituídos os alimentos? A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Origem animalOrigem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google