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Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses Alimentação.

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Apresentação em tema: "Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses Alimentação."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses Alimentação

2 Roda dos Alimentos Cristiana - Azeredo Perdigão A Roda dos Alimentos é uma representação esquemática das recomendações alimentares adaptadas às necessidades da população portuguesa. É constituída por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões, correspondentes à proporção, em peso, que devem ter na alimentação diária.

3 Cristiana - Azeredo Perdigão A Roda dos Alimentos pretende alertar-nos para uma alimentação saudável, completa - comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente. equilibrada - ingerir o número de porções recomendado para cada grupo. variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando. Roda dos Alimentos Mensagens transmitidas pela Roda dos Alimentos:

4 Como se distingue Alimento de Nutriente? Cristiana - Azeredo Perdigão Os alimentos são misturas de substâncias usadas na alimentação. Os Alimentos são constituídos por nutrientes. Os nutrientes são substâncias existentes nos alimentos que fornecem energia e regulam o nosso organismo. Proteínas; Glúcidos, glícidos ou hidratos de carbono; Lípidos ou gorduras; Água; Minerais; Vitaminas; Fibras. Nutrientes

5 Atividade: Distingue Alimento de Nutriente Cristiana - Azeredo Perdigão Coluna IColuna II 1- Alimento 2- Nutriente A- Pão B-Proteína C- Ovos D-Azeite E-Vitaminas F-Minerais G-Pera H-Fibras I- Água Resposta: 1- A; C; D;G / 2- B; E; F; H;I

6 Quais os desvios dos adolescentes ao padrão alimentar saudável? Cristiana - Azeredo Perdigão Com a entrada na adolescência, os jovens passam a fazer um maior numero de refeições fora de casa, com liberdade para escolherem os seus próprios alimentos, o que favorece o desenvolvimento de erros alimentares. Vários nutricionistas referem, nos adolescentes, desvios ao padrão alimentar saudável – substituição do almoço ou jantar por fast food, ingestão de snacks e gomas fora das refeições, progressiva diminuição de importância das refeições familiares e respetivos horários, como a omissão do pequeno almoço.

7 Qual a importância de um jovem se alimentar corretamente? Cristiana - Azeredo Perdigão Os jovens passam a maior parte do dia na escola, pelo que a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos em meio escolar têm um enorme impacto na sua saúde e bem-estar. Um jovem com uma boa alimentação e que faça as devidas refeições, tem melhores capacidades de retenção da matéria e concentra-se mais facilmente nas aulas.

8 Distúrbios Alimentares Cristiana - Azeredo Perdigão Pessoas com anorexia não se sentem bem com o seu corpo, achando que estão sempre gordas e na realidade estão abaixo do peso normal, chegam mesmo a recusar comer e por vezes não tem mesmo apetite. Elas abusam de dietas, exercícios, ou usam outros métodos para perder peso. Anorexia

9 Distúrbios Alimentares Cristiana - Azeredo Perdigão A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem alturas em que come em excesso. Dessa forma, a pessoa com bulimia utiliza os vômitos como forma de impedir ganhar peso. Bulimia

10 Refeições saudáveis Cristiana - Azeredo Perdigão Um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias, fornecendo o número de nutrientes essenciais para o organismo. Devemos consumir produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de fruta. Pequeno Almoço

11 Refeições saudáveis Cristiana - Azeredo Perdigão A sopa é um excelente alimento, pelo que deve ser consumido antes da refeição. Opte por consumir mais peixe do que carne, alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar. Substitua o sal por ervas aromáticas ou outros vegetais. Eleja para a sua alimentação alimentos ricos em fibra, como por exemplo os cereais integrais, as leguminosas e os produtos hortícolas. Almoço e Jantar

12 Cristiana - Azeredo Perdigão Uma alimentação saudável consiste em combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos. A alimentação é um fator importante que condiciona a saúde dos indivíduos. Não basta comer, é preciso saber comer. Consuma água ao longo do dia, para hidratar o seu organismo, cerca de 1,5 a 3L diariamente. Faça entre 5 a 6 refeições por dia, de forma a não estar mais de 3h30m sem comer, assim, poderá controlar o seu apetite ao longo do dia. Frases Apelativas:

13 Cristiana - Azeredo Perdigão pdf Livro do 9º Ano – Bioterra viver melhor na terra Bibliografia

14 Cristiana - Azeredo Perdigão Trabalho realizado por: Cristiana Sobral, nº8, 9ºCProfessora: Maria Cristina CostaDisciplina: Formação Pessoal e Social Ano letivo: 2013/2014


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