A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010

2 O Dia Mundial da Alimentação 2010 tem como tema “Unidos Contra a Fome”.
O Dia Mundial da Alimentação, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação, é comemorada anualmente no dia 16 de Outubro e tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a importância e benefícios de uma alimentação saudável.

3 Objectivos do Dia Mundial da Alimentação
Fazer com que os países tenham mais atenção à produção agrícola e que desenvolvam medidas de combate à fome. Incentivar a colaboração técnica e económica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome. Incentivar a participação das populações rurais, principalmente as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e actividades que dizem respeito às suas condições de vida. Fortificar a consciência política sobre o problema da fome no mundo. Incentivar a transferência de tecnologias entre os países e estimular o sentido de solidariedade interna e externa no combate à fome, à desnutrição e à pobreza, assim como realçar e comemorar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

4 Mais de 1000 milhões de pessoas em todo mundo são afectadas pelo problema da fome. O continente mais afectado é a África, mas estima-se que mais de 30 milhões de pessoas, no continente Europeu, são afectadas pela fome. As pessoas devem manter um equilíbrio na ingestão das porções dos alimentos, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia com vista a conseguir uma alimentação saudável e por conseguinte o bem-estar da saúde física e mental.

5 Roda dos Alimentos A roda dos alimentos é uma representação gráfica que tem como objectivo ensinar a população em geral a ter hábitos de alimentação saudável e equilibrada. A roda dos alimentos é composta por 7 grupos com características e funções nutricionais específicas.

6 Constituição da roda dos alimentos e o consumo diário

7 Cereais e derivados, tubérculos – 28%
(4 a 11 porções por dia)

8 Hortícolas – 23% (3 a 5 porções por dia)

9 Fruta – 20% (3 a 5 porções por dia)

10 Lacticínios – 18% (2 a 3 porções por dia)

11 Carne, peixe e ovos – 5% (1,5 a 4,5 porções por dia)

12 Leguminosas – 4% (1 a 2 porções por dia)

13 Gorduras e óleos – 2% (1 a 3 porções por dia)

14 Embora a água não faça parte da roda alimentar é um elemento essencial e de consumo obrigatório, pelo menos 1,5 litros por dia, pois 70% do corpo humano é constituído por água.

15 Uma alimentação saudável consiste numa alimentação completa, equilibrada e variada. Para se garantir uma alimentação saudável é muito importante seguir a roda dos alimentos, fazer pelo menos 5 refeições por dia e beber muita água diariamente.

16 Principais funções de uma alimentação equilibrada
Assegurar a sobrevivência do ser humano. Fornecer energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Contribuir para o bem-estar da saúde física e mental. Prevenir algumas doenças (tais como: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipo de cancro, etc.). Contribuir para o normal crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

17 Princípios da alimentação saudável
Completa Diariamente devem ser ingeridos todos os alimentos de cada grupo da roda alimentar e devemos beber água. Equilibrada Ingerir mais alimentos com maior dimensão na roda dos alimentos e menos daqueles com  menor dimensão, de forma a garantir o equilíbrio alimentar e comer as porções recomendadas. Variada Tentar variar o máximo possível a alimentação, dentro de cada grupo, e de acordo com a estação do ano.

18 Hábitos de alimentação saudável
Reduzir o consumo do sal. Evitar consumir açúcar e produtos açucarados. Aumentar o consumo de frutas, legumes e hortaliças. Aumentar o consumo de peixes e carnes brancas e reduzir as carnes vermelhas. Não abusar das bebidas alcoólicas. Evitar comer fritos ou comidas com muita gordura, optar por cozidos, grelhados e estufados. Evitar a reutilização de gorduras aquecidas ou óleos queimados. Ao utilizar uma gordura, dar preferência ao azeite. Beber muita água diariamente


Carregar ppt "Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google