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Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista Coordenadora Curso de Nutrição - UNIARA.

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1 Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista Coordenadora Curso de Nutrição - UNIARA

2 Para que serve o alimento? saciar a fome saciar a fome combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!! Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!

3 O que são nutrientes? São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades. São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades.

4 Nutrientes fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos; fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos; materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas, etc. materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas, etc.

5 Os Nutrientes são: Os Nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais.

6 Proteínas construtoras (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios). construtoras (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios). cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. Fontes: Origem animal: carnes (boi, frango, porco, peixe), miúdos (fígado, coração), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijão Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico. Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico.

7 Carboidratos são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões). são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões). Fontes: açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas fibras. Fontes: açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas fibras.

8 Gorduras fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico. mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico. auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E. auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E. Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões. Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões.

9 Fontes : Fontes : gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco. gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco. Óleos, margarina. Óleos, margarina.

10 Água Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. Funções: Funções: transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. temperatura do corpo temperatura do corpo fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques). fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).

11 Fontes de água: líquidos (sucos, chás, leite) líquidos (sucos, chás, leite) alimentos, principalmente alimentos, principalmente frutas e vegetais

12 Vitaminas presentes em todas as reações químicas de nosso corpo. presentes em todas as reações químicas de nosso corpo. participam da formação dos ossos e tecidos. participam da formação dos ossos e tecidos. Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento. Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento.

13 Minerais participam de todas as reações químicas do organismo. participam de todas as reações químicas do organismo. Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Como o corpo não é capaz de Como o corpo não é capaz de produzi-los, devem ser obtidos através da grande variedade de alimentos em que estão presentes.

14 principais minerais cálcio cálciofósforoferrosódiopotássio magnésio manganês flúoriodocobrezinco

15 mas..., o que é alimentação equilibrada?

16 Carnes e Ovos 1-2 PORÇÕES Leguminosas 1 PORÇÃO Frutas 3-5 PORÇÕES Cereais, Pães, Tubérculos e Raízes 5-9 PORÇÕES Açúcares e Doces 1-2 PORÇÕES Óleos e gorduras 1-2 PORÇÕES Leite e Produtos Lácteos 3 PORÇÕES Hortaliças 4-5 PORÇÕES

17 SAÚDE SAÚDE viver em harmonia !!! ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

18 Alimentação variada em pelo menos 3 refeições Alimentação variada em pelo menos 3 refeições coma sempre frutas e verduras coma sempre frutas e verduras use carnes, sal e açúcar com moderação use carnes, sal e açúcar com moderação tome diariamente bastante água tome diariamente bastante água Prepare sua alimentação com bastante higiene Prepare sua alimentação com bastante higiene mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos Faça das refeições um encontro agradável! Faça das refeições um encontro agradável!

19 As principais vitaminas são A, D, E, K ; C, Complexo B (B1, B2, B12, B6...). As principais vitaminas são A, D, E, K ; C, Complexo B (B1, B2, B12, B6...). MUITO OBRIGADA ! CURSO DE NUTRIÇÃO UNIARA


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