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CRIATIVIDADE na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nutricionista Cristiane de Freitas.

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Apresentação em tema: "CRIATIVIDADE na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nutricionista Cristiane de Freitas."— Transcrição da apresentação:

1 CRIATIVIDADE na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nutricionista Cristiane de Freitas

2 CARDÁPIO Nutrientes Sabor Variedade/Diversidade Harmonia Cultura/Costume Acessibilidade Financeira 15% Necessidades Segurança Sanitária Cor

3 Cardápio(s) Servido(s) Nº de refeições servidas ManhãTardeNoiteTotal 09/02Arroz Temperado com Salada 10/02Pão doce com suco/Arroz, Feijão e carne 11/02Macarronada/Arroz Temperado 12/02Arroz Temperado salada/Pão doce c/ suco 13/02Pão doce c/ suco/Macarronada 16/02Arroz Temperado com salada 17/02Pão doce c/ suco/Arroz, feijão e carne 18/02Macarronada/Arroz temperado 19/02Arroz Temperado salada/Pão doce c/ suco 20/02Pão doce com suco/Macarronada 26/02Pão doce com suco/Arroz temperado 27/02Pão de sal c/ salsicha e suco/Macarronada Dias Letivos

4 CARDÁPIO Cardápio(s) Servido(s) Nº de refeições servidas ManhãTardeNoiteTotal 09/02Suco com biscoito /02Leite c/ açúcar mascavo e bolo de cenoura /02Suco e Vitamina de leite condensado /02Alimento a base de soja e frutas vermelhas /02Bebida de Morango /02Leite c/ açúcar mascavo e bolo de cenoura /02Suco com biscoito /02Macarrão /02Bolo de Cenoura /02Cereal /02Canjica /02Flan e Biscoito Polvilho Dias Letivos

5 CARDÁPIO Cardápio(s) Servido(s) Nº de refeições servidas ManhãTardeNoiteTotal 09/02Arroz temperado c/ carne moída e legumes 10/02Bolacha de mel c/ pão e leite sabor iogurte 11/02Sopa de macarrão com legumes 12/02Polenta c/ molho de carne em pedaços 13/02Leite com chocolate e bolacha 16/02Arroz,Feijão,Frango e salada:alface,tomate 17/02Canjica 18/02Sopa de Macarrão com feijão e legumes 19/02Leite com bolacha 20/02Macarrão com carne moída e legumes 26/02Arroz temperado c/ carne pedaços legumes 27/02Iogurte com bolacha Dias Letivos

6 ARROZ BRANCO POLIDO n Industrializado, perde a película no processo de refinamento, portanto tem menor valor nutricional. O grão é limpo, restando apenas o carboidrato.

7 ARROZ INTEGRAL n Grãos intactos - preservam a película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; não perdem as propriedades nutritivas e energéticas. Sua película é rica em vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas.

8 ARROZ INTEGRAL Benefícios: n Diminui problemas intestinais; n Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; n Contribui para formação de músculos e tecidos; n Ajuda reduzir os níveis de colesterol; n Fonte de carboidratos e proteínas; n Isento de glúten

9 MACARRÃO n Sêmola: Elaborado c/ farinha trigo especial, resulta em um produto mais claro. n Grano Duro: Elaborado a partir de um trigo especial, trigo durum, fica al dente, mastigação mais agradável e consistente. Seu cozimento produz menos amido, por isso, sua massa gruda menos durante o cozimento.

10 ERVILHA É uma leguminosa altamente nutritiva n Rica em minerais: potássio e ferro; n Proteínas; n Vitaminas: A, B 1, B 2 e C; n Fonte de Fibras.

11 ERVILHA Benefícios: n Ajuda no desenvolvimento dos ossos e da musculatura das crianças; n Ajuda fortalecer o sistema nervoso.

12 SOJA É uma leguminosa considerada um dos alimentos mais completos; n Apresenta proteínas de alta qualidade; n Minerais: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês; n Vitaminas: B e E; n Fibras.

13 SOJA Benefícios: n Previne doenças cardiovasculares; n Reduz os níveis de colesterol; n Reduz perdas de cálcio pela urina; n Ação anti-carcinogênica; n Regulariza o trânsito intestinal.

14 AVEIA n É um dos cereais mais complexos e de fácil digestão; n Rico em cálcio, fósforo, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras; n Importante fonte de Glúten.

15 AVEIA Benefícios: Benefícios: n Regulariza o trânsito intestinal; n Controla a absorção de gorduras e açúcares; n Diminui a absorção do colesterol (LDL); n Auxilia no controle da glicemia e da pressão arterial.

16 JERKED BEEF n Fonte protéica. Benefícios: n Crescimento; n Renovação do organismo; n Formação de músculos, sangue, órgãos (fígado, coração, rins, ossos e dentes).

17 DIABETES MELLITUS n É uma enfermidade que provoca o aumento na quantidade de açúcar, (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina.

18 DIABETES MELLITUS n Diabetes tipo I: o organismo não produz a insulina(crianças e Jovens). n Diabetes tipo II: existe produção de insulina no organismo, porém, é insuficiente ou sua atividade está menor (adultos, hereditariedade, excesso de peso).

19 DIABETES MELLITUS Orientações: n Substituir o açúcar pelo adoçante nas preparações doces; n Consumir alimentos integrais; n Evitar carne com gordura, frituras; n Consumir pães, cereais, massas em menor quantidade.

20 DOENÇA CELÍACA Caracterizada por uma alergia ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Orientações: Dieta totalmente isenta de glúten. n Arroz - farinha, creme, arrozina, integral; n Milho - fubá, farinha, amido, flocos, canjica Pipoca; n Batata - fécula ou farinha; n Mandioca ou Aipim- fécula ou farinha (tapioca, polvilho doce ou azedo); n Carnes - Todas;

21 DOENÇA CELÍACA Orientações: n Frutas e Hortaliças - todas; n Grãos - feijão, broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja; n Gorduras e Óleos - manteiga, margarina, banha de porco; n Leite e derivados: leite em pó, integral, desnatado e semi desnatado; Queijos: ricota, minas e parmesão; n Bebidas: sucos de frutas e vegetais naturais e chá; n Cará, Inhame, Araruta, Sagu, Trigo Sarraceno.

22 OBRIGADO


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