A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação."— Transcrição da apresentação:

1 A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes. Segundo a FAO/OMS (Departamento de Agricultura dos EUA / Organização Mundial da Saúde), um cardápio balanceado para a espécie humana deve conter, diariamente, cerca de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.

2

3 Diretrizes Coma uma diversidade de alimentos.
Mantenha um peso saudável. Escolha uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada. Escolha uma dieta rica em hortaliças, frutas e grãos. Use açúcar com moderação. Use sal com moderação. Se consumir bebidas alcóolicas, beba com moderação.

4 O que há na Pirâmide Alimentar? Todo alimento imaginável!
A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável : Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais. Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

5 Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis. Embora a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.

6 Como consultar a Pirâmide Alimentar?
Mostra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta. A base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com freqüência (cereais, pães, arroz e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com moderação (gorduras, óleos e açúcares). A proporção aproximada dos diferentes grupos em sua dieta é :

7 Proporção Aproximada Cereais, pães, arroz e massas (energéticos)
6 a 11 porções Hortaliças (reguladores) 3 a 5 Frutas (reguladores) 2 a 4 Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes (construtores) 2 a 3 Leite, iogurte e queijos (construtores) Gorduras, óleos e açúcares Use de forma reduzida

8 Crítica à Pirâmide do USDA, 1992
Obsoleta Não fornece informação suficiente para nos auxiliar a fazer escolhas certas

9 Surge nova pirâmide em 2004: Pirâmide de Harvard Willett, 2004
Limitar consumo de açúcar, gorduras trans, grãos refinados, consumir bastante frutas e verduras e praticar exercícios regularmente, mantendo o peso.

10 Pirâmide de Harvard (2004) vs Pirâmide do USDA (1992)
Qualidade dos lipídios: saturados podem entupir artérias e levar a DCV e outros problemas, insaturados (bons para a saúde, trans ( mais danosos que os saturados. Qualidade dos carboidratos: refinadosrápida absorção vs complexos fibra + nutrientes + fitoquímicos Categoria das proteínas: - carnes vermelhas ricas em gorduras ricos em gordura saturada. - nozes e legumes- logo acima de frutas e verduras - outras fontes acima de nozes e elgumes: peixes, aves, ovos e laticínios com baixo teor de gordura

11 Recomendações da Pirâmide de Harvard
5 porções de verduras (batatas não contam) 4 porções de frutas 1 porção de nozes e tofu Carne branca (peixe ou ave) 4X mais que as carnes vermelhas (bovina, suína, caprina e carnes processadas) 3 a 6 porções de grãos integrais, tais como pães escuros e cereais ricos em fibra


Carregar ppt "A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google