A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação Saudável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação Saudável."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação Saudável

2 Comer é um dos maiores prazeres da vida, mas comer bem é uma verdadeira arte. Uma refeição completa deve ter um pouco de tudo: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.Quando você vai ao supermercado, tudo isso fica misturado nas gôndolas ou prateleiras, escondido nos mais diversos alimentos. Mas hoje aqui na nossa aula vamos saber a importância de cada um deles na nossa alimentação.

3 CARBOIDRATOS Eles têm a força! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos) e gorduras (lipídios). Os carboidratos e lipídios são verdadeiros super-heróis para o corpo: fornecem energia para o nosso organismo funcionar, para você poder correr e brincar à vontade. Vá colocando no carrinho: pão, macarrão, cereais como arroz e milho, frutas e doces, alimentos ricos em carboidratos. É energia que não acaba mais.

4 alimentos ricos em carboidratos:
Macarrão Pão Milho Frutas Doces

5 PROTEÍNAS As proteínas são substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são a matéria básica na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, por exemplo, necessitam da proteína para a sua formação. O mesmo acontece com os nossos pêlos, cabelos e unhas (e os chifres dos animais!).

6 alimentos ricos em Proteínas:
Carnes Peixes Frangos Ovos Leite, Queijos e Iogurtes.

7 REGULADORES Na prateleira dos alimentos reguladores, onde tudo é muito colorido, reina a mais perfeita ordem. Não é à toa: são eles que ajudam o corpo a funcionar como um relógio. Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes.

8 Alimentos Reguladores:
Verduras Legumes Frutas

9 SAIS MINERAIS Os sais minerais são muitos, e cada um faz um trabalho diferente. Temos o cálcio, que mantém firmes nossos ossos; o ferro, importante para a respiração celular (ele é um componente fundamental do sangue, pois faz a troca de gás carbônico pelo oxigênio); o cobre, que influi na formação dos tecidos da pele; o zinco, que ajuda o sistema imunológico; o fósforo, importante para o funcionamento dos músculos; o sódio, que regula a quantidade de água no corpo; o potássio, que ajuda no metabolismo das proteínas e na contração dos músculos; o iodo, que regula o funcionamento da tireóide, uma glândula responsável pelo crescimento. Os sais minerais também são encontrados em uma série de alimentos, desde carnes até vegetais.

10 VITAMINAS Já as vitaminas são importantíssimas! Cada comida tem um pouquinho de vitamina. Sabia que "vitamina" vem da palavra latina "vita", que significa vida? Pois é, o organismo precisa das vitaminas em pequenas quantidades diárias, pois elas atuam diretamente no metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que geram energia e são responsáveis pela formação, desenvolvimento e renovação das nossas células.

11 ÁGUA As vitaminas e sais minerais têm uma vizinha especial de prateleira: a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo. Na água, encontramos alguns sais minerais, que também são encontrados em uma série de alimentos, desde carnes até vegetais.

12 E aqui turma do meu lado tem a sugestão de um prato perfeito para ser ter uma alimentação saudável: Muitos carboidratos, muitas proteínas, bastante salada e para encerrar beba muita água. Não esqueça de conversar com o seu papai e a sua mamãe sobre o assunto da nossa aula de hoje. Tchau e até a próxima semana.


Carregar ppt "Alimentação Saudável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google