A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ALIMENTOS E SEU PAPEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ALIMENTOS E SEU PAPEL"— Transcrição da apresentação:

1 OS ALIMENTOS E SEU PAPEL

2 A COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
CARBOIDRATOS – são a principal fonte de energia do corpo. São também conhecidos como açúcares. São carboidratos: glicose, frutose, lactose, sacarose, amido, etc.

3 Alimentos ricos em carboidratos

4 LIPÍDIOS – são substâncias pouco solúveis em água e constituem uma reserva de energia que é utilizada na falta de carboidratos, fazem parte da membrana da célula e auxiliam na manutenção da temperatura do corpo.

5 Alimentos ricos em lipídios de origem animal

6 Alimentos ricos em lipídios de origem vegetal

7 PROTEÍNAS – são construtoras, ou seja, são a matéria básica na formação das células. Entram na composição dos músculos, do cabelo, da pele, das unhas, etc. Atuam também como fonte de energia, quando as reservas de carboidrato e de gordura se esgotam.

8 Alimentos ricos em proteínas de origem animal

9 Alimentos ricos em proteína de origem vegetal

10 ANÁLISE DO ALIMENTO Sanduíche de carne Batata frita Refrigerante Bolo Sorvete

11 O QUE FALTOU NO LANCHE? VITAMINAS SAIS MINERAIS FIBRAS VEGETAIS (são constituídas principalmente de um carboidrato chamado CELULOSE).

12 VITAMINAS - são nutrientes essenciais ao ser humano, são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo pois regulam as diversas atividades que ocorrem no corpo. Por isso, são chamadas substâncias reguladoras.

13 vitaminas

14 Efeitos de avitaminoses

15 Alimentos ricos em vitaminas

16

17

18

19

20

21 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS SAIS MINERAIS
ÁGUA Praticamente 70% da massa do nosso corpo é constituída de água. A água serve como meio de transporte para os nutrientes, gases e resíduos. SAIS MINERAIS São nutrientes reguladores, assim como as vitaminas, não são fabricados pelo organismo; por isso, devem ser ingeridos diariamente, nas doses necessárias.

22

23

24

25

26 FIBRAS VEGETAIS E A SAÚDE
Essas fibras são constituídas principalmente de um carboidrato chamado celulose. Ela não é digerida pelo organismo humano, na realidade, quase toda a celulose que ingerimos é eliminada com as fezes sem sofrer alterações. As fibras de celulose estimulam os movimentos involuntários do tubo digestório, facilitando o funcionamento intestinal, garantindo a evacuação normal das fezes.

27 QUE ALIMENTOS CONTÊM MAIS FIBRAS?


Carregar ppt "OS ALIMENTOS E SEU PAPEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google