A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Duarte Lemos 2007/2008 Área de Projecto 6ºD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Duarte Lemos 2007/2008 Área de Projecto 6ºD."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Duarte Lemos 2007/2008 Área de Projecto 6ºD

2 Composição nutricional dos alimentos

3 Hidratos de carbono ou glúcidos Têm função energética. Fornecem cerca de 60% da energia necessária ao funcionamento do organismo. Esta energia, que o organismo transforma em energia mecânica, é utilizada principalmente para nos movimentarmos e trabalharmos. A quantidade de glúcidos, (hidratos de carbono) necessária ao organismo depende do tipo de actividade física: quanto mais intensa for a actividade física, mais energia se despende e, por isso, maior quantidade de glúcidos se deve ingerir.

4 Proteínas Têm função plástica, pois são como «materiais de construção» do nosso corpo (funcionam como os tijolos para a construção de uma casa). São necessárias para: O crescimento do organismo; A reparação e substituição de células que se vão perdendo; O desenvolvimento intelectual. Têm também uma função energética.

5 Lípidos ou Gorduras São nutrientes muito energéticos, porque, fornecem energia ao organismo, protegendo-o contra o frio. Apresentam também função plástica e servem para transportar algumas vitaminas. vegetal – azeite, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de girassol, etc. Animal – Banha, manteiga, toucinho, etc.

6 vitaminas Têm função protectora/reguladora, pois defendem o organismo de certas doenças e ajudam-no a utilizar os outros nutrientes. Encontram-se em quase todos os alimentos e são conhecidas pelas letras do alfabeto: A,B,C,D,E,K e PP. Embora sejam necessárias em quantidades muito reduzidas, são essenciais ao bom funcionamento do organismo.

7 Minerais Têm uma importante acção plástica e reguladora, pois ajudam na construção do organismo, nomeadamente na formação do esqueleto e dos dentes, e regulam o seu funcionamento, prevenindo o aparecimento de certas doenças. O ferro, o cálcio, o fósforo, o flúor, o sódio e o iodo são alguns dos principais minerais.

8 Fibras Não são assimiladas pelo organismo, mas, por sua vez, têm um papel importantíssimo, porque regulam : O bom funcionamento do intestino, uma vez que aumentam o volume das fezes, evitando a prisão de ventre; O esvaziamento da vesícula biliar; A absorção da água e do colesterol, sobretudo ao nível do intestino grosso.

9 Água É indispensável á vida. É o elemento de ligação entre os componentes do organismo e é também o seu principal constituinte - cerca de 65% do nosso corpo é água. Dá forma e volume ao organismo, contribui para a eliminação dos seus resíduos, transporta os nutrientes, faz parte de todos os Lípidos orgânicos e regula a temperatura do corpo.

10 Bibliografia Caldas, I., Pestana, M. I.(2005) Ciências da Natureza Terra Viva 6º. Porto: Editorial Santillana. Trabalho realizado por: Abigail Dias, António Santos, Filipa Soares, Gonçalo Pires e Rute Pereira. Docentes: Bruno Reis e Paulo Guedes


Carregar ppt "Instituto Duarte Lemos 2007/2008 Área de Projecto 6ºD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google