A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para que serve o alimento?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para que serve o alimento?"— Transcrição da apresentação:

1 Para que serve o alimento?
saciar a fome  combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades.    demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!

2 O que são nutrientes? São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades.

3 Nutrientes fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos;  materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas, etc.

4 proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais.
Os Nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais.

5 Proteínas “construtoras” (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios).  cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. Fontes:  Origem animal: carnes (boi, frango, porco, peixe), miúdos (fígado, coração), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijão     Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico.

6 Carboidratos são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões). Fontes: açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas fibras.

7 Gorduras      fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada.      oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos.      mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico.      auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E.   Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões.

8 Fontes :      gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco.        Óleos, margarina.

9 Água Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. Funções:  transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos.    temperatura do corpo   fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).

10 Fontes de água: líquidos (sucos, chás, leite) alimentos, principalmente frutas e vegetais

11 Vitaminas  presentes em todas as reações químicas de nosso corpo.
  participam da formação dos ossos e tecidos.   Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento.

12 Minerais  participam de todas as reações químicas do organismo.
  Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Como o corpo não é capaz de produzi-los, devem ser obtidos através da grande variedade de alimentos em que estão presentes.

13 principais minerais cálcio fósforo ferro sódio potássio
magnésio manganês flúor iodo cobre zinco

14 Classificação do s alimentos quanto a função que exerce no corpo - reguladores - energéticos - plásticos ou construtores

15 Reguladores Os alimentos reguladores ajudam o corpo a funcionar como um relógio e são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes. Mantêm o organismo em funcionamento, pois regulam as funções vitais e ajudam os órgãos a trabalhar. As verduras e frutas, são ricas em fibras e ajudam o estômago e o intestino a funcionar melhor. Outros alimentos ricos em fibras, como grãos, pão e massa integrais, também entram neste grupo.

16 Água, vitaminas e minerais
A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e fornecem boa parte da necessidade hídrica do corpo. Na água, encontramos alguns sais minerais, que também são encontrados numa série de alimentos, desde carnes até aos vegetais.

17 Água, vitaminas e minerais
Ferro:importante para a respiração celular (ele é um componente fundamental do sangue, pois faz a troca de gás carbónico pelo oxigénio) Sal:para cozinhar chama-se cloreto de sódio. É obtido pela evaporação da água do mar, em lugares chamados salinas. SAIS MINERAIS Fósforo:importante para o funcionamento dos músculos Os sais minerais são muitos, e cada um faz um trabalho diferente. Sódio:regula a quantidade de água no corpo Iodo:regula o funcionamento da tiróide, uma glândula responsável pelo crescimento. Cobre:actua na formação dos tecidos da pele Zinco:ajuda o sistema imunológico Potássio:ajuda no metabolismo das proteínas e na contracção dos músculos Cálcio:mantém os ossos firmes

18 Água, vitaminas e minerais
As vitaminas são parte da constituição das enzimas, proteínas que promovem as reacções químicas no organismo. Sem vitaminas ou enzimas, essas reacções não acontecem, ou acontecem muito lentamente, o que prejudica o bom funcionamento do corpo. Observa este quadro que explica a função de algumas vitaminas, e onde encontrá-las: Água, vitaminas e minerais VITAMINAS Sabias que "vitamina" vem da palavra latina "vita", que significa vida? Vitamina Para o que é bom Onde encontrar A Visão Leite, queijo, iogurte, legumes Frutas e legumes de cor laranja: cenoura, laranja B12 Ficar forte Ovos C Sistema imunológico Limão D Ossos Leite, queijo, iogurte F Pele Óleo de soja, óleo de girassol K Sangue Verduras de cor verde- escura: espinafre, couve, agrião P Cabelo Frutas

19 Construtores Os alimentos deste grupo trabalham muito, porque ajudam o organismo a renovar-se e fortalecer-se. Neste grupo estão os alimentos ricos em proteínas animais... carne, peixe, frango, clara dos ovos, leite e seus derivados, como queijo e iogurte. Também existem as proteínas de origem vegetal... grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e frutas que contêm óleo como amendoim, nozes e amêndoa. As proteínas são necessárias para o bom funcionamento do corpo, pois são essenciais na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, os nossos pêlos, cabelos e unhas, necessitam das proteínas para a sua formação.

20 Energéticos Os alimentos energéticos têm a força! São ricos em açúcares e gorduras. Para obter energia, o nosso organismo recorre primeiro aos açúcares. Sustentam as actividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando se comem muitos, podemos engordar. A batata-frita, o gelado, o chocolate são grandes fontes de gordura. Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de açúcar, usamos as nossas reservas de gordura. 


Carregar ppt "Para que serve o alimento?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google