A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para que serve o alimento? saciar a fome saciar a fome combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para que serve o alimento? saciar a fome saciar a fome combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades."— Transcrição da apresentação:

1 Para que serve o alimento? saciar a fome saciar a fome combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!! Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!

2 O que são nutrientes? São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades. São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades.

3 Nutrientes fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos; fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos; materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas, etc. materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas, etc.

4 Os Nutrientes são: Os Nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais.

5 Proteínas construtoras (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios). construtoras (tijolos) músculos, ossos, pele, células do sangue, enzimas, anticorpos, hormônios). cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. cicatrizando ferimentos e renovação das células envelhecidas. Fontes: Origem animal: carnes (boi, frango, porco, peixe), miúdos (fígado, coração), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijão Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico. Origem vegetal: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico.

6 Carboidratos são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões). são energéticos, fornecendo energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do coração, pulmões). Fontes: açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas fibras. Fontes: açúcar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pães, biscoitos, batatas fibras.

7 Gorduras fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico. mantêm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante térmico. auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E. auxílio no transporte e na absorção de vitaminas A, D, K e E. Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões. Também protegem os nervos e órgãos internos (como estômago e rins) contra choques e lesões.

8 Fontes : Fontes : gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco. gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, miúdos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingüiça, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmesão provolone), leite integral, cacau, coco, de amêndoa e de coco. Óleos, margarina. Óleos, margarina.

9 Água Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um período, mas não vivem sem água. Funções: Funções: transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. temperatura do corpo temperatura do corpo fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques). fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).

10 Fontes de água: líquidos (sucos, chás, leite) líquidos (sucos, chás, leite) alimentos, principalmente alimentos, principalmente frutas e vegetais

11 Vitaminas presentes em todas as reações químicas de nosso corpo. presentes em todas as reações químicas de nosso corpo. participam da formação dos ossos e tecidos. participam da formação dos ossos e tecidos. Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento. Previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento.

12 Minerais participam de todas as reações químicas do organismo. participam de todas as reações químicas do organismo. Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Alguns minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Como o corpo não é capaz de Como o corpo não é capaz de produzi-los, devem ser obtidos através da grande variedade de alimentos em que estão presentes.

13 principais minerais cálcio cálciofósforoferrosódiopotássio magnésio manganês flúoriodocobrezinco

14 Classificação do s alimentos quanto a função que exerce no corpo - reguladores - energéticos - plásticos ou construtores

15 Os alimentos reguladores ajudam o corpo a funcionar como um relógio e são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes. Outros alimentos ricos em fibras, como grãos, pão e massa integrais, também entram neste grupo. As verduras e frutas, são ricas em fibras e ajudam o estômago e o intestino a funcionar melhor. Mantêm o organismo em funcionamento, pois regulam as funções vitais e ajudam os órgãos a trabalhar.

16 Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e fornecem boa parte da necessidade hídrica do corpo. Na água, encontramos alguns sais minerais, que também são encontrados numa série de alimentos, desde carnes até aos vegetais. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos.

17 SAIS MINERAIS Os sais minerais são muitos, e cada um faz um trabalho diferente. Cálcio:mantém os ossos firmes Ferro:importante para a respiração celular (ele é um componente fundamental do sangue, pois faz a troca de gás carbónico pelo oxigénio) Fósforo:importante para o funcionamento dos músculos Sódio:regula a quantidade de água no corpo Potássio:ajuda no metabolismo das proteínas e na contracção dos músculos Iodo:regula o funcionamento da tiróide, uma glândula responsável pelo crescimento. Zinco:ajuda o sistema imunológico Cobre:actua na formação dos tecidos da pele Sal:para cozinhar chama-se cloreto de sódio. É obtido pela evaporação da água do mar, em lugares chamados salinas.

18 VITAMINAS As vitaminas são parte da constituição das enzimas, proteínas que promovem as reacções químicas no organismo. Sem vitaminas ou enzimas, essas reacções não acontecem, ou acontecem muito lentamente, o que prejudica o bom funcionamento do corpo. Observa este quadro que explica a função de algumas vitaminas, e onde encontrá-las: VITAMINAS Sabias que "vitamina" vem da palavra latina "vita", que significa vida? VitaminaPara o que é bomOnde encontrar A Visão Leite, queijo, iogurte, legumes Frutas e legumes de cor laranja: cenoura, laranja B12 Ficar forte Ovos C Sistema imunológico Limão D Ossos Leite, queijo, iogurte F Pele Óleo de soja, óleo de girassol K Sangue Verduras de cor verde- escura: espinafre, couve, agrião P Cabelo Frutas

19 Os alimentos deste grupo trabalham muito, porque ajudam o organismo a renovar-se e fortalecer-se. Neste grupo estão os alimentos ricos em proteínas animais... carne, peixe, frango, clara dos ovos, leite e seus derivados, como queijo e iogurte. Também existem as proteínas de origem vegetal... grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e frutas que contêm óleo como amendoim, nozes e amêndoa. As proteínas são necessárias para o bom funcionamento do corpo, pois são essenciais na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, os nossos pêlos, cabelos e unhas, necessitam das proteínas para a sua formação.

20 Os alimentos energéticos têm a força! São ricos em açúcares e gorduras. Para obter energia, o nosso organismo recorre primeiro aos açúcares. Sustentam as actividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando se comem muitos, podemos engordar. A batata- frita, o gelado, o chocolate são grandes fontes de gordura. Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de açúcar, usamos as nossas reservas de gordura.


Carregar ppt "Para que serve o alimento? saciar a fome saciar a fome combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google