A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável Alunos: Luzinete Lucinéia Neici Tatiane Série: 1ºA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável Alunos: Luzinete Lucinéia Neici Tatiane Série: 1ºA."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável Alunos: Luzinete Lucinéia Neici Tatiane Série: 1ºA

2 Água A água e o corpo humano Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos.

3

4 Proteinas A proteína é o componente principal dos músculos, órgãos e glândulas. Todas as células vivas e fluidos corporais, exceto a bile e a urina, contêm proteínas. As células dos músculos, tendões e ligamentos são mantidos por proteínas. As crianças e os adolescentes precisam de proteínas para o crescimento e desenvolvimento. bile

5 Funções: as proteínas podem ser agrupadas em várias categorias de acordo com a sua função. De uma maneira geral, as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte. Função estrutural - participam da estrutura dos tecidos. Exemplos: - Colágeno: proteína de alta resistência, encontrada na pele, nas cartilagens, nos ossos e tendões. - Actina o Miosina: proteínas contráteis, abundantes nos músculos, onde participam do mecanismo da contração muscular, - Queratina: proteína impermeabilizante encontrada na pele, no cabelo e nas unhas, Evita a dessecação, a que contribui para a adaptação do animal à vida terrestre.

6

7 LIPIDIOS O que são lipídios Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

8 Funções dos lipídios Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos: - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

9 Principais fontes de lipídios (alimentos): - Margarinas - Milho - Aveia - Soja - Gergilim - Cevada - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de sojaA

10

11 CARBOIDRATOS importância dos carboidratos em nossaA frutose no sangue A frutose é considerada o mais doce dos açúcares e é encontrada nas frutas junto com a glicose e a sacarose. A entrada da frutose na célula não é insulino- dependente. Eventualmente, ela pode ser convertida à glicose e gerar um aumento na glicose sanguínea. Portanto, fruta em excesso faz mal ao diabético, pois o alto índice de glicose e sacarose no organismo impede o armazenamento do hidrato de carbono, aumentando a glicose, conseqüentemente. A fruta deve ser utilizada de acordo com o planejamento alimentar individual e numa

12 quantidade determinada de carboidrato que permita a variação dos diversos tipos de frutas. Como exemplo, tomamos como padrão 12g de carboidratos. Cada quantidade de fruta da lista abaixo terá a quantidade aproximada de hidrato de carbono. s refeições Os tecidos do nosso organismo necessitam de um suprimento diário de carboidratos na forma de glicose para desencadear todas as suas reações metabólicas. Mas o nosso organismo armazena pouco carboidrato. Em alguns indivíduos os suprimentos retidos no fígado, nos músculos e no sangue são insuficientes para as necessidades diárias. Portanto, é importante suprir o organismo regularmente e em intervalos freqüentes para satisfazer as necessidades energéticas do corpo.

13

14 VITAMINAS E SAIS MINEIRAIS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E SAIS MINERAIS Os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são chamados de reguladores, porque são importantes para o perfeito funcionamento das funções vitais do organismo, como respiração, digestão, circulação, crescimento e fortalecimento dos ossos, regulação da quantidade de água no organismo, entre tantas outras atividades. As vitaminas e os sais minerais são encontrados principalmente em frutas, verduras e legumes.

15 O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.

16

17


Carregar ppt "Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável Alunos: Luzinete Lucinéia Neici Tatiane Série: 1ºA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google