A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância dos alimentos. FUNÇÕES VITAIS: ALIMENTOS Caracterizar a importância dos alimentos; Classificar os alimentos quanto à sua origem, composição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância dos alimentos. FUNÇÕES VITAIS: ALIMENTOS Caracterizar a importância dos alimentos; Classificar os alimentos quanto à sua origem, composição."— Transcrição da apresentação:

1 A importância dos alimentos

2 FUNÇÕES VITAIS: ALIMENTOS Caracterizar a importância dos alimentos; Classificar os alimentos quanto à sua origem, composição química e função; Diferenciar alimento de nutriente; Explicar a importância da água e dos sais minerais para o bom funcionamento do organismo; Enumerar as diversas vitaminas, as suas importâncias e em que alimentos são encontradas.

3 Importância dos alimentos Fornecem matéria prima (minerais, proteínas, vitaminas, açúcares, gorduras) necessária para a manutenção da vida; A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas; A alimentação influencia o comportamento, humor, memória, inteligência, disposição física

4 Alimentos energéticos ou calóricos Fonte de energia, função estrutural, matéria para a síntese de outras moléculas. Carboidratos e açúcares.

5 Alimentos construtores ou plásticos construção e desenvolvimento do corpo; formação do sangue, ossos, músculos, cabelos, pele e órgãos, além de defender o corpo contra doenças.

6 Alimentos reguladores Regulam as reações químicas que ocorrem nas células; são responsáveis pelo funcionamento harmônico do organismo. São as vitaminas e os minerais.

7 Composição química dos alimentos ÁGUA SAIS MINERAIS PROTEÍNAS CARBOIDRATOS LIPÍDIOS VITAMINAS

8 ÁGUA Substância em maior quantidade no interior da célula; Quantidade varia em função da idade, do tecido/órgão, do metabolismo.

9 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA Solvente dos líquidos orgânicos (sangue, linfa, material intercelular); Veículo da substâncias que atravessam a membrana plasmática; Participação em reações químicas; Conservação da temperatura nos animais homeotermos.

10 SAIS MINERAIS Participam dos mecanismos de entrada e saída de substâncias das células; Aceleram reações químicas; Composição estrutural do corpo (cerca de 4% da massa corporal).

11 CLORETO DE SÓDIO (sal de cozinha) Formado por cloro, Cl, e sódio, Na, que regulam a quantidade de água no organismo. O problema do sal está no sódio, que faz o organismo reter mais líquidos, o que acarreta aumento da pressão arterial.

12 SAIS DE POTÁSSIO Atuam na regulação da quantidade de água, na contração muscular e na condução do impulso nervoso. feijão, espinafre, banana, água de coco e tomate; leite, cereais.

13 SAIS DE CÁLCIO E FÓSFORO Formação de ossos e dentes; O cálcio atua na coagulação do sangue e contração muscular. Leite e queijo, ovos, mariscos

14 SAIS DE FERRO Constituição da hemoglobina, pigmento das hemácias responsável pelo transporte dos gases respiratórios; Feijão, lentilha, carne, ovos, miúdos, folhosos verde-escuro.

15 SAIS DE IODO Funcionamento da tireóide, composição do hormônio tireoideano (controle do metabolismo). Peixes e frutos do mar, acrescentado ao sal de cozinha.

16 SAIS DE FLÚOR Participam da formação dos dentes e previnem cáries. Adicionado à água tratada, aplicado em consultórios odontológicos, em alguns alimentos industrializados. CUIDADO COM O EXCESSO DE FLÚOR!

17 SAIS DE MAGNÉSIO Formação de ossos, funcionamento do tecido nervoso e muscular, composição da clorofila; Cereais, verduras, peixes, carnes, ovos, feijão

18 DOENÇAS CAUSADAS PELA DEFICIÊNCIA DE SAIS MINERAIS Osteoporose – deficiência de cálcio.

19 DOENÇAS CAUSADAS PELA DEFICIÊNCIA DE SAIS MINERAIS Anemia ferropriva – deficiência de sais de ferro.

20 DOENÇAS CAUSADAS PELA DEFICIÊNCIA DE SAIS MINERAIS Bócio endêmico – dieta pobre em sais de iodo.

21 PROTEÍNAS Compostos orgânicos de maior significação na construção e estrutura da matéria viva. Formadas pela junção de centenas de aminoácidos. Têm função plástica ou construtora (colágeno, miosina, actina, queratina); reguladora (enzimas); hormonal (insulina); nutritiva (fonte de aminoácidos); defesa (anticorpos). Carne, leite, ovos, soja, feijão.

22 CARBOIDRATOS Conhecidos como glicídios, têm função energética Glicose, frutose, sacarose, lactose, amido. Sacarose= glicose+frutose Lactose=glicose+galactose Amido=n glicose Celulose é o mais abundante polissacarídeo; Amido é a reserva energética das plantas; Glicogênio é a reserva energética dos animais.

23 LIPÍDIOS Desempenham diversos papéis: reserva energética, estrutural, isolante térmico; Óleos e gorduras; ceras; esteróides; Gorduras são encontradas nos animais (tecido adiposo); Óleos encontrados nos vegetais; Ceras nas folhas (carnaúba) e frutos (manga); Esteróides (colesterol).

24


Carregar ppt "A importância dos alimentos. FUNÇÕES VITAIS: ALIMENTOS Caracterizar a importância dos alimentos; Classificar os alimentos quanto à sua origem, composição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google