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ALIMEMTAÇÃO SAUDAVEL ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia.

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1 ALIMEMTAÇÃO SAUDAVEL ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia

2 ÁGUA Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

3 Importância da água para o corpo Água ajuda o corpo ao: * Manter a temperatura normal. * Lubrificar e amortecer as articulações. * Proteger o cordão espinhal e outros tecidos sensíveis. * Livrar dos resíduos através da urina, transpiração e movimentos do intestino. Falt

4 Falta de quantidade suficiente de líquidos corpóreos para manter as funções normais em um nível adequado (causada por perda e/ou ingestão inadequada de líquidos). A perda de uma baixa porcentagem de líquido em adultos, e de 5% de líquido em crianças, já é considerada uma desidratação leve. A desidratação pode ser causada pela perda excessiva de líquidos corpóreos, como em casos de:

5 vômitos diarréia (principalmente em casos de cólera)diarréiacólera produção excessiva de urina (poliúria)poliúria sudorese excessivavômitossudorese excessivavômitos produção excessiva de urina (poliúria)poliúria sudorese excessiva Perdas de líquido de até 5% são consideradas leves; de até 10% são consideradas moderadas e de até 15% são consideradas graves. Se não tratada rapidamente, a desidratação grave pode provocar colapso cardiovascular e morte.cardiovascular Perdas de líquido de até 5% são consideradas leves; de até 10% são consideradas moderadas e de até 15% são consideradas graves. Se não tratada rapidamente, a desidratação grave pode provocar colapso cardiovascular e morte.cardiovascular

6 ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E SAIS MINERAIS Os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são chamados de reguladores, porque são importantes para o perfeito funcionamento das funções vitais do organismo, como respiração, digestão, circulação, crescimento e fortalecimento dos ossos, regulação da quantidade de água no organismo, entre tantas outras atividades. As vitaminas e os sais minerais são encontrados principalmente em frutas, verduras e legumes.

7 ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E SAIS MINERAIS alface, pepino, uva, laranja, maçã, pêra, banana, morango, kiwi, etc.

8 Sais minerais: tomate, ervilha, pepino, melancia, melão, pimentão

9 Proteínas Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.

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11 Lipídios Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc.)

12 Principais fontes de lipídios (alimentos): Margarinas - Milho - Aveia - Soja - Gergelim - Cevada - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes

13 Carboidrato O principal papel metabólico dos carboidratos na dieta é a produção de energia. Eles podem ser divididos em dois grupos: 1 - carboidratos simples (monossacarídeo: glicose, frutose e galactose/ frutas e mel e dissacarídeos: sacarose, maltose, lactose/ açúcar refinado, leite); 2 - carboidratos complexos (polissacarídeos: amido, fibras alimentares/ pães, massas, batatas, cereais, grãos

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16 HÁBITOS ALIMENTARES Uma refeição completa deve ter um pouco de todos os grupos de alimentos que vimos até aqui, ou seja, deve ser equilibrada na quantidade de proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais e vitaminas. A alimentação é importante não só para o bom funcionamento do organismo, mas tem influência direta no dia-a- dia (trabalho, estudo, lazer). Portanto, em cada refeição deve-se comer pelo menos um alimento de cada grupo, para não correr o risco de ingerir uma dieta pobre em algum tipo de nutriente

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18 Fim


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