A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA Nutricionista : Ana Luísa Muñoz Rosa CRN2: 8993.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA Nutricionista : Ana Luísa Muñoz Rosa CRN2: 8993."— Transcrição da apresentação:

1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA Nutricionista : Ana Luísa Muñoz Rosa CRN2: 8993

2 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA Basicamente, para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.

3 NUTRIÇÃO O que é? Nutrição é a ingestão de alimentos, tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição - uma dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular - é a "pedra fundamental" de uma boa saúde. A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da productividade. OMS

4 O QUE SÃO CALORIAS? É a energia produzida por determinados nutrientes quando metabolizados pelo organismo. Os principais grupos fornecedores de calorias são os macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras.

5 CARBOIDRATOS Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas. Os carboidratos são classificados em simples e complexos.

6 Carboidratos simples Os carboidratos simples são formados por açúcares simples ou por um par deles; sua estrutura química faz com que possam ser facilmente digeridos e mais rapidamente absorvidos. Como exemplo temos açúcar de mesa, mel, açúcar do leite e das frutas, garapa, rapadura, balas, muitos chicletes, doces em geral, refrigerantes, entre outros.

7 Carboidratos complexos Já os carboidratos complexos são formados por cadeias mais complexas de açúcares, podendo sua digestão e absorção ser mais prolongada. Alimentos que contém este tipo são cereais e derivados, como arroz, trigo, centeio, cevada, milho, aveia, farinhas (de trigo, de mandioca, de milho), massas, pães, biscoitos, tapioca, cuscuz, macarrão, polenta, pipoca; tubérculos: batata-doce, batata, inhame, cará, mandioca, mandioquinha; leguminosas: feijões, ervilha, lentilha, grão-debico e soja.

8 E AS FIBRAS? As fibras (fazem parte do grupo dos carboidratos, também conhecidos como oligossacarídeos) são classificadas em solúveis e insolúveis, tendo as primeiras importante função no controle glicêmico (especialmente as pectinas e as beta glucanas), e as insolúveis, na fisiologia intestinal.

9 AS PROTEINAS As proteínas são indispensáveis ao corpo humano, pois, além de contribuírem como fonte calórica, são fornecedoras dos aminoácidos, que servem de material construtor e renovador, isto é, são responsáveis pelo crescimento e pela manutenção do organismo. Suas fontes mais ricas são as carnes de todos os tipos, os ovos, o leite e o queijo, enquanto as leguminosas são as melhores fontes de proteína vegetal.

10 GORDURAS As gorduras têm funções importantes, porém não necessitamos consumilas em grandes quantidades. A qualidade das gorduras que consumimos é essencial! O consumo de gorduras saturadas, encontradas principalmente em alimentos de origem animal, deve ser realizado com moderação, pois pode causar elevação dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides.

11 Já as gorduras monoinsaturadas, encontradas no azeite de oliva, óleos de canola, girassol ou amendoim, e as gorduras poliinsaturadas, encontradas em peixes, semente de linhaça e óleo de soja, que são alimetos que podem auxiliar na manutenção de colesterol e triglicerídeos.

12 E os micronutrientes? Então, falamos dos macronutrientes e sua importância na manutenção de nossa saúde. Agora vamos falar sobre os micronutrientes e sobre a água. Onde encontramos os micronutrientes? Nas mesmas fontes dos macronutrientes! Não são nutrientes separados, fazem parte de um todo, ok?!

13 O QUE SÃO MICRONUTRIENTES? São compostos que ocorrem em quantidades pequenas nos alimentos. De extrema importância para o organismo, pois têm funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo humano. Não geram calorias como os macronutrientes.

14 ÁGUA Essencial à vida, embora também não seja fornecedora de calorias, é o componente fundamental do nosso organismo, ocupando dois terços dele. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos soluvéis, como sais e impurezas.

15 REFEIÇÕES Certo, falamos da qualidade e variedade que temos que ter na nossa alimentação. Mas quanto devemos comer? Como? O ideal é fazermos 6 refeições por dia, sendo 3 refeições principais (com mais nutrientes e calorias) e, 3 lanches. Desta forma nosso organismo se mantém em constante trabalho. Devemos nos alimentar em um lugar tranquilo, sem pressa. Mastigar bem os limentos é fundamental!

16 O que pesa mais para nossa saúde?

17 OBRIGADA!

18 REFERÊNCIAS Manual de nutrição- SBD


Carregar ppt "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA Nutricionista : Ana Luísa Muñoz Rosa CRN2: 8993."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google