A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINERAIS Prof. Tereza Cristina Blasi. Macrominerais Cálcio Magnésio Sódio Fósforo Potássio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINERAIS Prof. Tereza Cristina Blasi. Macrominerais Cálcio Magnésio Sódio Fósforo Potássio."— Transcrição da apresentação:

1 MINERAIS Prof. Tereza Cristina Blasi

2 Macrominerais Cálcio Magnésio Sódio Fósforo Potássio

3 Microninerais Ferro Zinco Cobre Iodo Flúor Selênio

4 Cálcio Função Construção e manutenção de ossos e dentes. Influência a liberação de neurotransmissores e regulação de batimentos cardíacos. Atua no processo de coagulação sangüínea. Envolvido com a função de transporte das membranas.

5 Afeta a função de hormônios protéicos. Liberação/ativação de enzimas intra e extracelulares. Fontes Vegetais verde-escuro; Soja; Sardinha; Ostra; Leite e derivados.

6 Fósforo Função Forma com o cálcio a hidroxiapatita. Envolvido com o DNA, RNA, ATP (éster de fosfato). Presente em todas as membranas celulares do organismo. Fosforilação/desfosforilação => ativa/desativa enzimas.

7 Fontes Carne bovina; Aves; Peixes; Ovos; Leite e derivados; Nozes; Leguminosas; Cereais.

8 Magnésio Função É um cofator para mais de 300 enzimas. Estabilizam a estrutura do ATP. Envolvido com reações de síntese de ácidos graxos, proteínas, fosforilação da glicose e seus derivados na via glicolítica. Importante na formação do AMPC.

9 Fontes Nozes; Leguminosas; Cereais; Vegetais verde-escuro.

10 Enxofre Função Presente em todas as proteínas, reparação e construção de tecidos. É encontrado como constituinte de 3 aa, cistina, cisteína e metionina. Componente essencial das vitaminas tiamina, biotina e ácido pantotênico.

11 Fontes Carne bovina; Aves; Peixes; Ovos; Brócolis; Couve-flor.

12 Sódio, cloro e potássio Função Balanço e distribuição de água. Equilíbrio osmótico. Equilíbrio ácido básico. Fontes de Sódio: sal, produtos animais e frutos do mar.

13 Fontes de cloro : sal, frutos do mar, leites, carnes e ovos. Fontes de Potássio : frutas, leite, carnes, vegetais, cereais e legumes

14 Ferro Função Envolvimento com o transporte de oxigênio e CO2. Envolvimento na função imunológica e no desempenho cognitivo. Faz parte da hemoglobina dos eritrócitos e mioglobina dos músculos.

15 Fontes Fígado; Ostras; Marisco; Carne bovina; Aves; Peixes; Feijão; Vegetais verde-escuro; Gema de ovo.

16 Zinco Função Reações que envolvem a síntese e degradação de metabólitos como CHO, LIP, PTN e ácidos nucléicos. Envolvido com síntese de T3/T4. Envolvido na integridade de organelas subcelulares, assim como nos processos de transporte, função imunológica e expressão da informação genética. Envolvimento com proteínas da cromatina (transcrição e replicação).

17 Necessária para a formação de enzima óssea. Ex: fosfatase alcalina. Fontes Carne bovina; Peixe; Aves; Leite e derivados; Fígado; Feijão; Nozes;

18 Cobre Função É o componente de muitas enzimas. Envolvido com a oxidação do ferro. Produção de energia mitocondrial. Proteção contra oxidantes.

19 Fontes Ostras; Fígado; Rim; Nozes; Leguminosas; Mariscos.

20 Iodo Função Fontes Frutos do mar; Água para beber; Lentilhas; Sal iodado.

21 Flúor Função É essencial para o crescimento, reprodução e componente dos ossos e dentes. Reduz a susceptibilidade a cáries dentárias e a osteoporose. Fontes Água potável fluorada.

22 Selênio Função Efeito antioxidante. Facilita a união entre o oxigênio e o hidrogênio no final da cadeia metabólica. Transfere íons através de membranas celulares. Ajuda na síntese de imunoglobulina e ubiquinona.

23 Fontes Nozes; Frutos do mar; Rim; Fígado; Carne bovina; Aves.


Carregar ppt "MINERAIS Prof. Tereza Cristina Blasi. Macrominerais Cálcio Magnésio Sódio Fósforo Potássio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google