A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Alessandra. Por que comemos tantas vezes durante o dia? O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Alessandra. Por que comemos tantas vezes durante o dia? O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Alessandra

2 Por que comemos tantas vezes durante o dia? O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam exageradamente? Por que existe uma preocupação com o problema da fome no Brasil e no mundo? Nós somos o que comemos?

3 Para que serve o alimento? Saciar a fome Combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. Demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!

4 O que são nutrientes?

5 São substâncias que fornecem energia e servem para a manutenção, reconstrução dos tecidos e regulação das funções orgânicas.

6 Nutrientes nutrientes CarboidratosproteínasSais mineraisLipídiosÁguaVitaminas

7 Nutrientes e suas funções Carboidratos São substâncias principalmente energéticas. São os açúcares, amido, glicogênio e a celulose. Proteínas São substâncias fundamentais para a vida.

8 Nutrientes e suas funções Lipídios são substâncias gordurosas, insolúveis em água Vitaminas: são substâncias reguladoras das reações que ocorrem nas células.

9 Nutrientes e suas funções Sais minerais: são indispensáveis para a manutenção da vida. Ex: Cálcio constituição dos ossos.

10 Nutrientes e suas funções Fibras não são digeridas, mas são fundamentais para a formação das fezes. Água fundamental para as reações que ocorrem no corpo.

11 Nutrientes e suas funções Carboidratos:

12 Proteínas:

13

14 Lipídios: são substâncias gordurosas, insolúveis em água.

15

16 Vitaminas:

17 Vitaminas Alimentos onde são encontradas Sua falta pode provocar AFígado, manteiga, gema de ovo, espinafre, batata-doce problemas de visão, secura da pele B1Cereais, feijão, soja, presunto, fígado beribéri B2Feijão, amêndoa, fígado, cogumelo inflamações na língua, anemias, seborréia B6carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento B12fígado, carnesanemia Claranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto Dóleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose Everduras, azeite e vegetaisdificuldades visuais e alterações neurológicas Kfígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias.

18 Sais minerais Exemplos: Cálcio: constituição dos ossos. Ferro: encontrado nos glóbulos vermelhos do sangue. Sódio e potássio: regulam a absorção e eliminação de água.

19 Fibras:

20 Água: Funções: Transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. Temperatura do corpo Fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).

21 Tipos de Alimentos Alimentos reguladores Regulam funções e reações químicas no organismo. Ex: sais minerais e vitaminas Alimentos energéticos fornece energia para as atividades do organismo. Ex: lipídios e carboidratos Alimentos plásticos fornecem materiais para a construção de novas células. Ex: água e proteínas

22 Tipos de Alimentos Alimentos plásticos Ex: água e proteínas

23 Alimentos energéticos: Ex: lipídios e carboidratos

24 Alimentos reguladores Ex: sais minerais e vitaminas

25 Tipos de alimentos

26 Nutrientes com função energética Gás oxigênio e glicose entram nas células Realizam a respiração celular Produz gás carbônico e água fornece Energia que as células utiliza em suas atividades

27 O que é caloria? Uma caloria é uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como quilocaloria (Kcal).

28 Conteúdo calórico dos alimentos Energia que um alimento pode fornecer = quilocaloria (kcal)

29 Pirâmide da boa alimentação Carnes e Ovos 1-2 PORÇÕES Leguminosas 1 PORÇÃO Frutas 3-5 PORÇÕES Cereais, Pães, Tubérculos e Raízes 5-9 PORÇÕES Açúcares e Doces 1-2 PORÇÕES Óleos e gorduras 1-2 PORÇÕES Leite e Produtos Lácteos 3 PORÇÕES Hortaliças 4-5 PORÇÕES

30 Calorias e Peso

31 Dicas para uma boa alimentação Alimentação variada em pelo menos 3 refeições coma sempre frutas e verduras use carnes, sal e açúcar com moderação tome diariamente bastante água Prepare sua alimentação com bastante higiene mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos Faça das refeições um encontro agradável!

32 A Função Digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.

33 A função digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.

34 Importante! As reações químicas têm, cada uma, sua própria velocidade, mas podem ser apressadas ou retardadas por certas substâncias, as enzimas. Cada enzima atua sobre uma substância.

35 A mastigação

36 A deglutição

37 A digestão

38 Processo digestivo qpU 5jRXY&feature=related duJBZg&feature=related V3y8&feature=related

39 atividades/sist_dig/atv2.htm

40 Digestão -digestivo.swf

41

42 Digestão A enzima...É produzida no... Ao interagir com......resulta em... amilasePâncreas e na boca amidomaltose proteaseEstômago, pâncreas e intestino delgado proteínasaminoácidos lipaseIntestino delgado e pâncreas lipídiosÁcido graxo e glicerol lactaseIntestino delgado e pâncreas lactoseGlicose e galactose maltaseIntestino delgado e pâncreas maltoseglicose sacaraseIntestino delgado e pâncreas sacaroseGlicose e frutose

43 A absorção de nutrientes

44

45 Digestão e absorção

46 Transformações no intestino grosso

47


Carregar ppt "Profª Alessandra. Por que comemos tantas vezes durante o dia? O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google