A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Substâncias essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. O termo vitamina foi empregado (1911) para designar substâncias com o grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Substâncias essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. O termo vitamina foi empregado (1911) para designar substâncias com o grupo."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO Substâncias essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. O termo vitamina foi empregado (1911) para designar substâncias com o grupo funcional amina (achava-se que todas essas substâncias eram aminas) Atualmente o termo fator alimentar acessório também é utilizado para esse grupo de substâncias.

3 A maioria das vitaminas não são sintetizadas pelo organismo, portanto devem ser obtidas através da dieta. A falta de vitaminas (avitaminose ou hipovitaminose) acarreta determinados sintomas no organismo (doenças carênciais). As vitaminas são classificadas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis Atuam como coenzimas, sendo necessárias para ativação das enzimas.

4 VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS Vitamina A ou retinol Atua na produção de rodopsina (percepção visual), queratinização da pele, reforço do sistema imunológico, formação de ossos, pele, cabelo e unhas, e antioxidante de radicais livres. Carência: cegueira noturna (hemeralopia). Excesso: pele seca, fissura nos lábios, lesões no fígado...

5 Vitamina D ou calciferol (antirraquítica) Atua no metabolismo do cálcio (absorção de cálcio pelos ossos), promove crescimento normal e mineralização dos ossos. Produzida a partir da ação dos raios UV na pele, convertendo a provitamina D em vitamina D ativada. Carência: raquitismo (ossos moles e mal formados) em crianças e adultos.

6 Raquitismo em crianças

7 Vitamina E ou tocoferol (antiestéril) Atua no processo de formação de gametas, pode evitar abortos espontâneos e antioxidante de radicais ácidos Carência: esterelidade, distúrbios no crescimento embrionário, necrose hepática e degeneração dos rins.

8 Vitamina K ou filoquinona (anti-hemorrágica) Atua na produção de protrombina (coagulação sanguínea), é produzida pela flora intestinal. Carência: hemorragias, dificuldade de coagulação sanguínea, má função do fígado, má absorção intestinal.

9 VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitamina B1 ou tiamina (antineurítica) Atua como coenzima de reações do ciclo de Krebs e cadeia respiratória (metabolismo de carboidratos) Carência: beribéri (neurites generalizadas, perda da sensibilidade, limitação dos movimentos e atrofia muscular)

10 Vitamina B2 ou riboflavina Atua no metabolismo de carboidratos, coordenação motora e na saúde da pele. Carência: queilose (rachaduras no canto da boca e lábios avermelhados).

11 Vitamina B3 ou niacina ou ácido nicotínico Atua no metabolismo de lipídios, carboidratos e do enxofre, estimula as circulação, diminui a pressão sanguínea alta, revitaliza a pele, realiza manutenção do sistema nervoso e digestório. Carência: pelagra (diarreia, dermatite e depressão nervosa).

12 Vitamina B5 ou ácido pantotênico Atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, na síntese de aminoácidos, ácidos graxos e hormônios esteróides Carência: distúrbios do sono e do equilíbrio, cansaço, cãibras e distúrbios digestivos como flatulência e cólicas abdominais.

13 Vitamina B6 ou piridixina Atua no metabolismo de proteínas, lipídios e do aminoácido triptofano. Carência: seborréia, anemia, convulsões, paralisia muscular, dermatite, distúrbios de crescimento. Vitamina B7 ou B8 ou vitamina H ou biotina Atua no metabolismo de açúcares e gorduras. Carência: dores musculares, falta de apetite, flacidez, dermatite.

14 Vitamina B9 ou ácido fólico Atua em conjunto com a vitamina B12 na síntese de proteínas e formação de hemáceas Carência: vertigens, cansaço, perda da memória, malformação congênita Vitamina B12 ou cianocobalamina Atua no metabolismo de ácidos nucléicos e formação de hemáceas. Carência: anemia perniciosa (megaloblástica) e distúrbios do crescimento.

15 Vitamina C ou ácido ascórbico Mantém a integridade dos capilares, facilita a boa circulação, fortalece o sistema imunológico, ajuda a absorção de ferro, aumenta a resistência do tecido conjuntivo, contribui para o desenvolvimento dos ossos, favorece a cicatrização, antioxidante. Carência: escorbuto (irritação e vermelhidão das gengivas, enfraquecimento dos dentes e hemorragias digestivas).

16 Vitamina P ou rutina ou bioflavonóides Atua na proteção do endotélio (fortalecimento de pequenos vasos sanguíneos), diminuição do risco da formação de trombos. Carência: varizes e favorece o envelhecimento precoce.

17 Fontes de vitaminas Frutas, verduras e legumes Suplementos

18 VitaminasFontes Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo Afígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina Dóleo de peixe, fígado, gema de ovosraquitismo e osteoporoseosteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossossangue Everduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas Kfígado e verduras desnutrição, má função do fígado, problemas intestinais atua na coagulação do sangue, previne osteoporose B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares B2leites, carnes, verduras inflamações na língua, anemias, seborréia atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.sistema nervoso. B5 fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais fadigas, cãibras musculares, insôniainsônia metabolismo de proteínas, gorduras e açúcaresproteínas B6carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios B12fígado, carnesanemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, mangaabacaxiacerola escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite metabolismo de gorduras, gorduras M ou B9cogumelos, hortaliças verdes anemia megaloblástica, doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos PP ou B3 ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressãodepressão manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Substâncias essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. O termo vitamina foi empregado (1911) para designar substâncias com o grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google