A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitaminas BIOQUÍMICA CELULAR Profª Marcia Conceição de S. Silva www.marciasilvaquimica.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitaminas BIOQUÍMICA CELULAR Profª Marcia Conceição de S. Silva www.marciasilvaquimica.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 Vitaminas BIOQUÍMICA CELULAR Profª Marcia Conceição de S. Silva

2 Introdução O termo Vitamina foi criado quando se descobriu que pequeníssimas quantidades de uma substância, chamada Tiamina, pertencente ao grupo das aminas conseguia evitar a doença beribéri. O termo Vitamina foi criado quando se descobriu que pequeníssimas quantidades de uma substância, chamada Tiamina, pertencente ao grupo das aminas conseguia evitar a doença beribéri. Por isso, essa substância foi chamada Vitamina que significa Amina Vital. Por isso, essa substância foi chamada Vitamina que significa Amina Vital.

3 Introdução Composta de carbono, hidrogênio e o oxigênio, possuem estrutura variada. Composta de carbono, hidrogênio e o oxigênio, possuem estrutura variada. São substâncias orgânicas necessárias em quantidade pequeníssima e que o organismo não consegue produzir. São substâncias orgânicas necessárias em quantidade pequeníssima e que o organismo não consegue produzir. De acordo com sua solubilidade se dividem Lipossolúveis e Hidrossolúveis. De acordo com sua solubilidade se dividem Lipossolúveis e Hidrossolúveis.

4 Introdução Os cientistas descobriram que muitas vitaminas atuam como co- fatores em reações enzimáticas. Os cientistas descobriram que muitas vitaminas atuam como co- fatores em reações enzimáticas. Assim, na ausência de determinadas vitamina, não se forma a enzima ativa correspondente, o que altera o metabolismo celular. Assim, na ausência de determinadas vitamina, não se forma a enzima ativa correspondente, o que altera o metabolismo celular.

5 Introdução Lipossolúveis são: Lipossolúveis são: A (Retinol),D (Calciferol), E (Tocoferol) K (Filoquinona) Hidrossolúveis são: B1(Tiamina), Hidrossolúveis são: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina),B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina),B3 Niacina, Vitamina C (Ácido Ascórbico), B9 Ácido Fólico,B8 Biotina, B5 Ácido Pantotênico,Colina.

6 Doses Diárias Recomendadas de VITAMINAS ADEB11B3 1,0 mg 5,0 mg 10,0 mg 200 mg 19 mg B2B1B6B12C 1,7 mg 1,5 mg 2,0 mg 60 mg

7 Lipossolúveis Não possuem valor energético. Não possuem valor energético. O organismo não as sintetiza e quando o faz é de maneira insuficiente. O organismo não as sintetiza e quando o faz é de maneira insuficiente. São absorvidas no trato intestinal junto com as gorduras, é importante a presença dos ácidos biliares para sua digestão e são transportados na forma de quilomicrons através do sistema linfático e corrente sanguínea. As vitaminas D e E, circulam ligadas a lipoproteínas. São absorvidas no trato intestinal junto com as gorduras, é importante a presença dos ácidos biliares para sua digestão e são transportados na forma de quilomicrons através do sistema linfático e corrente sanguínea. As vitaminas D e E, circulam ligadas a lipoproteínas.

8 Lipossolúveis O armazenamento se dá de forma diferente: a A é armazenada no fígado, a D e E, no tecido adiposo e muscular, enquanto a K não é armazenada por não ter essa capacidade. O armazenamento se dá de forma diferente: a A é armazenada no fígado, a D e E, no tecido adiposo e muscular, enquanto a K não é armazenada por não ter essa capacidade. Megadoses de vitaminas lipossolúveis são tóxicas ao organismo e são eliminadas pelas fezes (maior quantidade) e pela urina (menor quantidade). Megadoses de vitaminas lipossolúveis são tóxicas ao organismo e são eliminadas pelas fezes (maior quantidade) e pela urina (menor quantidade).

9 Hidrossolúveis Hidrossolúveis são solúveis em água. Hidrossolúveis são solúveis em água. B1(Tiamina),B2 (Riboflavina),B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina),B3 Niacina,B8 Biotina B9 Ácido Fólico,B5 Ácido Pantotênico, Vitamina C (Ácido Ascórbico) e Colina As vitaminas do complexo B são encontradas nos mesmos alimentos, razão pela qual durante muito tempo se pensou que fosse uma só. As vitaminas do complexo B são encontradas nos mesmos alimentos, razão pela qual durante muito tempo se pensou que fosse uma só. A deficiência de ingestão de uma das vitaminas do complexo B pode alterar a utilização das demais. A deficiência de ingestão de uma das vitaminas do complexo B pode alterar a utilização das demais.

10 Fontes Naturais de Vitaminas A principal fonte são os alimentos. A principal fonte são os alimentos. Podem ser encontradas em farmácias na forma purificada e prescritas pelo médicos para eliminar certas deficiências vitamínicas. Podem ser encontradas em farmácias na forma purificada e prescritas pelo médicos para eliminar certas deficiências vitamínicas. Certas vitaminas são facilmente destruídas pelo CALOR, ou exposição ao oxigênio do ar (O2). Certas vitaminas são facilmente destruídas pelo CALOR, ou exposição ao oxigênio do ar (O2). Para preservar o valor vitamínico dos alimentos deve-se consumi-los crus ou cozidos por pouco tempo na menor quantidade de água possível. Para preservar o valor vitamínico dos alimentos deve-se consumi-los crus ou cozidos por pouco tempo na menor quantidade de água possível.

11

12 VITAMINAB1 PRINCIPAL USO NO CORPO Auxilia na oxidação dos carboidratos. Estimula o apetite. Mantém o tônus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne o beribéri. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, beribéri. PRINCIPAIS FONTES Cereais na forma integral e pães, feijão, fígado, carne de porco, ovos, fermento de padaria, vegetais folhosos.

13 VITAMINAB2 PRINCIPAL USO NO CORPO Auxilia a oxidação dos alimentos. Essencial à respiração celular. Mantém a tonalidade da pele. Atua na coordenação motora. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Ruptura da mucosa da boca, dos lábios, da língua e das bochechas. PRINCIPAIS FONTES Vegetais folhosos (couve, espinafre, repolho, etc.), carnes magras, ovos, fermento de padaria, fígado, leite.

14 VITAMINAB3 PRINCIPAL USO NO CORPO Mantém o tônus nervoso e muscular e o bom funcionamento do sistema digestório. Previne a pelagra. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Inércia e falta de energia, nervosismo extremo, distúrbios digestivos, pelagra. PRINCIPAIS FONTES Levedo de cerveja, carnes magras, ovos, fígado, leite.

15 VITAMINAB5 PRINCIPAL USO NO CORPO Componente da coenzima A, participante de processos energéticos celulares. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Anemia, fadiga e dormência dos membros. PRINCIPAIS FONTES Carne, leite e derivados, verduras e cereais integrais.

16 VITAMINAB6 PRINCIPAL USO NO CORPO Auxilia na oxidação dos alimentos. Mantém a pele saudável. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Doenças da pele, distúrbios nervosos, inércia e extrema apatia. PRINCIPAIS FONTES Levedo de cerveja, cereais integrais, fígado, carnes magras, leite.

17 VITAMINAB8 PRINCIPAL USO NO CORPO Atua como coenzima em processos energéticos celulares, na síntese de ácidos graxos e das bases nitrogenadas púricas. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Inflamações na pele e distúrbios neuro- musculares. PRINCIPAIS FONTES Carnes, legumes, verduras e bactérias da flora intestinal.

18 VITAMINAB9 PRINCIPAL USO NO CORPO Importante na síntese das bases nitrogenadas e, portanto, da síntese de DNA e multiplicação celular. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Anemia, esterilidade masculina, na gravidez predispõe a uma malformação do feto conhecida como espinha bífida. PRINCIPAIS FONTES Vegetais verdes, frutas, cereais integrais e bactérias da flora intestinal.

19 VITAMINAB12 PRINCIPAL USO NO CORPO É essencial para a maturação das hemácias e para a síntese de nucleotídeos. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Anemia perniciosa; Distúrbios nervosos. PRINCIPAIS FONTES Carne, ovos, leite e derivados.

20 VITAMINAC PRINCIPAL USO NO CORPO Mantém a integridade dos vasos sangüíneos e a saúde dos dentes. Previne infecções e escorbuto. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Inércia e fadiga em adultos; insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, dores nas juntas, dentes alterados. PRINCIPAIS FONTES Frutas cítricas (limão, lima, laranja), tomate, couve, repolho, vegetais folhosos e pimentão.

21 VITAMINAA PRINCIPAL USO NO CORPO Necessária para o crescimento normal e para o bom funcionamento dos olhos, do nariz, da boca, dos ouvidos e dos pulmões. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Cegueira noturna (xeroftalmia), olhos secos em crianças, cegueira total. PRINCIPAIS FONTES Vegetais amarelos(cenoura, abóbora, batata- doce, milho), pêssego, nectarina, gema de ovo, manteiga, fígado.

22 VITAMINAD PRINCIPAL USO NO CORPO Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo. Mantém os ossos e os dentes em bom estado. Previne o raquitismo. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Problemas nos dentes, ossos fracos, contribui para sintomas de artrite, raquitismo. PRINCIPAIS FONTES Óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado. Raios Solares (ativa os precursores dessa vitamina)

23 VITAMINAE PRINCIPAL USO NO CORPO Promove a fertilidade. Previne o aborto. Atua no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Esterilidade masculina. Aborto. PRINCIPAIS FONTES Óleo de gérmen de trigo, carnes magras, laticínios, alface, óleo de amendoim.

24 VITAMINAK PRINCIPAL USO NO CORPO Atua na coagulação sangüínea. Previne hemorragias. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA Hemorragias. PRINCIPAIS FONTES Vegetais verdes, tomate, castanha.

25

26 BIBLIOGRAFIA AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. BIOLOGIA DAS CÉLULAS. Vol. 1. 2ª edição. Moderna, São Paulo, AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. BIOLOGIA DAS CÉLULAS. Vol. 1. 2ª edição. Moderna, São Paulo, ana/Vitaminas.ppt ana/Vitaminas.ppt ana/Vitaminas.ppt ana/Vitaminas.ppt


Carregar ppt "Vitaminas BIOQUÍMICA CELULAR Profª Marcia Conceição de S. Silva www.marciasilvaquimica.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google