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VITAMINAS São compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações.

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1 VITAMINAS São compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. Biologia – Professor Marcus Mello de Almeida

2 HIDROSSOLÚVEIS B1 B2 B6 B12 BIOTINA ÁC. PANTOTÊNICO NIACINA (Fator PP) ÁC. FÓLICO Vitamina C.

3 VITAMINA B 1 Tiamina Atua principalmente no metabolismo energético dos açúcares. A sua função como neurotransmissor é discutida. Principais fontes: carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja.

4 Carência Beribéri Neurites periféricas, distúrbios da sensibilidade e eventual paralisia dos membros.

5 VITAMINA B 2 Riboflavina Importante no metabolismo energético e enzimático. Principais fontes: leite, carne e verduras. Carência: Inflamações na boca, dermatites e anemia.

6 Vitamina B5 Ácido Pantotênico Atua compondo a coenzima A. Produção de energia. Fontes: Carnes, ovos, frutas, cereais e verduras. Carência: cansaço, distúrbios do sono, cãibras e distúrbios digestivos, como flatulência e cólicas abdominais

7 Atua no metabolismo de proteínas e gorduras. Principais fontes: Cereais, carnes, frutas e verduras. Carência: Mau funcionamento do Sist. Nervoso, estomatites, distúrbios de crescimento e anemia. Vitamina B6 Piridoxina

8 Vitamina B12 Cianocobalamina Atua no metabolismo dos ác. Nucléicos. Essencial para a ativação da divisão celular e na formação das hemácias. Principais fontes: Carnes e fígado. Carência: anemia Perniciosa

9 Vitamina C Ácido Ascórbico Atua na formação de catecolaminas (adrenalina e dopamina) e absorção de Fe pelo intestino. Manutenção da integridade celular. Fontes: Frutas cítricas, tomate, folhas. A carência causa o Escorbuto.

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11 LIPOSSOLÚVEIS K E D A

12 Vitamina K Atua na produção da Protrombina no fígado. Importante na formação dos coágulos. Fontes: Verduras e Fígado. Sua carência provoca hemorragias.

13 Vitamina E Tocoferol Agem como antioxidantes, protegendo as células dos efeitos nocivos das substâncias tóxicas, principalmente dos radicais ácidos. Fontes: sementes oleaginosas. Carência: Esterilidade em ratos.

14 Vitamina D Calciferol Atua na absorção de Ca nos ossos. Fontes: Ovos, leite e derivados e óleo de peixe. Carência: raquitismo deformações ósseas.

15 Vitamina A Retinol É antioxidante. Garante a formação da imagem (bastonetes= visão de preto e branco). Atua na formação e cornificação da pele. Fontes: Fígado, ovos, leite, verduras (amarelas). Carência: Cegueira noturna. Lesões de pele.

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