A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema digestório Funções de: Digestão; Assimilação ou absorção dos nutrientes; Produção e eliminação das fezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema digestório Funções de: Digestão; Assimilação ou absorção dos nutrientes; Produção e eliminação das fezes."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema digestório Funções de: Digestão; Assimilação ou absorção dos nutrientes; Produção e eliminação das fezes.

2 Sistema Digestório, para refletir e responder: Qual o significado das palavras ingerir, digerir e absorver? Em que parte do organismo começa a digestão? Tudo que comemos e bebemos sofre digestão? Será que todos os alimentos são digeridos da mesma maneira? Tudo que ingerimos é aproveitado ou uma parte é eliminada? Qual é o caminho do alimento?

3 Sistema Digestório

4 Órgãos do Sistema Digestório

5 Órgãos do sistema digestório 1- Tubo digestório Boca( glândulas salivares, língua e dentes) Faringe Esôfago Estômago Intestino delgado ( fígado, vesícula biliar e pâncreas ) Intestino Grosso ( reto e ânus) 2- Glândulas anexas ao tubo glândulas salivares pâncreas fígado com a vesícula biliar

6 Boca: dentes, língua e glândulas salivares

7 1- Na Boca chega o alimento. Saliva ( Insalivação) Água Amilase salivar Digestão Química Enzima: Amilase salivar Transforma: amido em glicose Digestão Mecânica (mastigação) Dentes: Cortar, perfurar e rasgar. O Alimento passa a Bolo Alimentar. O bolo alimentar será deglutido.(Deglutição com auxílio da língua).

8 Faringe e Esôfago Movimentos Peristálticos- realizados pelo tecido muscular liso. Ocorre também nos intestinos.

9 Estômago

10 2- No estômago, o bolo alimentar sofrerá digestão química pela ação do suco gástrico. O Suco gástrico é formado: Água Ácido clorídrico Pepsina Muco – proteção para a parede do estômago contra a acidez do suco gástrico. Enzima: pepsina As proteínas são digeridas em cadeias menores de aminoácidos( peptídeos). O bolo Alimentar é transformado em Quimo ( líquido esbranquiçado e pastoso) e chega ao intestino delgado em pequenas porções num processo que leva de 2 a 4 horas.

11 Intestino Delgado : final da digestão e absorção dos nutrientes que atravessam as vilosidades intestinais, formadas de as células do intestino ( microvilosidades) e caem no sangue e na linfa( gorduras) para em seguida serem distribuídas.

12 A digestão no intestino Delgado se completa com a participação de diferentes secreções. Suco Pancreático – Pâncreas Várias enzimas digestivas: Tripsina Quimiotripsina Peptidase Lipase pancreática Amilase pancreática Suco Intestinal – Intestino delgado Várias enzimas digestivas: Peptidases Lactase Sacarase Maltase Bile – Fígado Sem enzimas Depois de 10h o Quimo se transforma em Quilo (líquido de coloração escura e aspecto espumoso) e passa para o intestino grosso.

13 Intestino Grosso – ceco, cólon reto e ânus. Absorção de água, vitaminas e sais minerais, que são lançados no sangue. Formação e eliminação das fezes.

14 Sistema digestório watch?v=Ii1BqYbtqpU&feat ure=fvst watch?v=Ii1BqYbtqpU&feat ure=fvst


Carregar ppt "Sistema digestório Funções de: Digestão; Assimilação ou absorção dos nutrientes; Produção e eliminação das fezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google