A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTIVO. Tubo oco, que se estende da cavidade bucal até o ânus; Seu comprimento pode chegar até 9 metros; Os órgãos acessórios são os dentes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTIVO. Tubo oco, que se estende da cavidade bucal até o ânus; Seu comprimento pode chegar até 9 metros; Os órgãos acessórios são os dentes,"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTIVO

2 Tubo oco, que se estende da cavidade bucal até o ânus; Seu comprimento pode chegar até 9 metros; Os órgãos acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas;

3 FUNÇÕES Aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção dos processos vitais; Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas em micromolecular para serem absorvidas pelo intestino; Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangüíneos da mucosa do intestino; Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.

4 Boca – Esôfago – Estômago – Intestino Delgado – Pâncreas – Intestino Grosso

5 B OCA Mastigação – Deglutição – Formação do bolo alimentar. Saliva (parótidas, submandibular e sublingual) – Quebra química dos alimentos através de enzimas. Amilase Salivar (ptialina)

6 Saliva : Glândula sublingual, submandibular e parótida.

7 A Língua

8 ESÔFAGO Bolo alimentar – movimentos peristálticos. Estreitamento do tubo muscular que se propaga empurrando o alimento por toda extensão do esôfago até chegar na cavidade estomacal.

9 M OVIMENTOS PERISTÁLTICOS

10 ESTÔMAGO É a parte mais dilatada do sistema digestivo, onde podemos comportar de dois a quatro litros de alimentos; Produção de diversas substâncias; HCl (Ácido Clorídrico) – Reduz pH do estômago. Aumenta a ativação das enzimas. Pepsina : Digestão das proteínas em aminoácidos.

11 Permite a passagem do quimo p o intestino

12

13 I NTESTINO D ELGADO Quimo; Duodeno : Digestão química. Onde ocorre a parte mais importante da digestão. Duodeno

14

15

16 PÂNCREAS E O SUCO PANCREÁTICO Glândula anexa – responsável pela secreção do suco pancreático. Suco pancreático: Amilase pancreática, tripsina e quimiotripsina e lipase Enzimas

17

18 O F ÍGADO E A B ILE Responsável por secretar uma substância amarelo-esverdeada, denominada de bile. Bile: Responsável por emulsificar as gorduras. Age antes da lipase.

19 o Mucosa Intestinal – Produz o suco entérico – Rico em Dissacaridases; o A atuação de todas as enzimas intestinais acontecem em meio alcalino (pH 8,0).

20 ABSORÇÃO NO INTESTINO DELGADO Quimo – Quilo (Movimentos peristálticos). Jejuno e Íleo : Absorção de aminoácidos, glicoses, frutoses, maltoses, minerais.

21 A S M ICROVILOSIDADES Localizadas no intestino; Aumentam a superfície de contato com os nutrientes, tornando a absorção otimizada e eficiente.

22 I NTESTINO G ROSSO Material fecal; Cólon ascendente : Absorção de sais minerais e água – Microbiota Intestinal (Síntese de vitaminas K e B12). Cólon descendente : Grande absorção de água – Bolo fecal.

23

24


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTIVO. Tubo oco, que se estende da cavidade bucal até o ânus; Seu comprimento pode chegar até 9 metros; Os órgãos acessórios são os dentes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google