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Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições a horas certas; Tomar.

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5 Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições a horas certas; Tomar um bom pequeno-almoço; E mais ?.... Vais já aprender...

6 A pirâmide dos alimentos mostra- nos que é necessário comer todos os dias diversos alimentos, para termos uma alimentação nutritiva e equilibrada

7 O leite é um alimento completo. Os lacticínios (alimentos que vêm do leite) fortalecem os ossos e os dentes porque têm muito cálcio. As frutas e os legumes têm muitas vitaminas e sais minerais. Ajudam o corpo a proteger-se das doenças. A carne, o peixe e os ovos têm proteínas. É à sua custa que o nosso corpo se vai construindo.

8 A sopa é essencial numa alimentação saudável. Sabes porquê? A seguir, vamos tentar descobrir o nome de alguns ingredientes da sopa

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10 São bonsDevo evitar Não prestam

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13 Cuidado! Deves evitar este alimento, ou então, vais ficar gordito como eu! Queres saber qual é a razão? Clica no botão que está no canto inferior direito.

14 Cuidado! Deves evitar este alimento, ou então, vais ficar gordito como eu! Queres saber qual é a razão? Clica no botão que está no canto inferior direito.

15 Os alimentos muito gordurosos, como as batatas fritas e as salsichas, podem prejudicar o funcionamento do coração, por isso, evita-os.

16 Nas festas de anos dos teus amigos ou familiares e em ocasiões especiais, podes beber refrigerantes, comer doces, gelados e guloseimas. Mas tem cuidado! Estes alimentos têm muito açucar, corantes e outros ingredientes que prejudicam a saúde do nosso corpo. Nos outros dias, se te apetecer um alimento doce, prefere um fruto docinho, um sumo natural ou mesmo mel, pois têm mais nutrientes que te ajudam a crescer com muita saúde.

17 Este alimento prejudica (faz mal) a tua saúde! Queres saber qual é a razão? Clica no botão que está no canto inferior direito.

18 As bebidas alcoólicas têm álcool e o café tem cafeína. Estas substâncias fazem mal, principalmente, à saúde das crianças, porque ainda estão a desenvolver o seu corpo.

19 Acção de Formação


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