A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ingestão diária de alimentos que forneçam ao organismo quantidades adequadas dos nutrientes (glícidos, lípidos, prótidos, sais minerais, vitaminas e água)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ingestão diária de alimentos que forneçam ao organismo quantidades adequadas dos nutrientes (glícidos, lípidos, prótidos, sais minerais, vitaminas e água)"— Transcrição da apresentação:

1 Ingestão diária de alimentos que forneçam ao organismo quantidades adequadas dos nutrientes (glícidos, lípidos, prótidos, sais minerais, vitaminas e água) que lhe são indispensáveis. Pirâmide alimentar: Representação gráfica da distribuição de alimentos, segundo as necessidades do organismo. As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de vegetais. Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. A quantidade de alimentos a ingerir deve ser tanto menor, quanto mais alto for o patamar na pirâmide.

2 1. Gorduras e doces (usar raramente) estão presentes em vários grupos de alimentos não sendo necessário adicioná-los; 2. Leite, iogurtes e queijos (2-3 porções por dia; 1 porção = 250mL de leite/iogurte, 40g de queijo gordo ou 60g de queijo magro); 3. Peixe, carne, leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha, grão de bico), ovos e frutos secos (2-3 porções por dia; 1 porção = 60/90g de carne ou peixe; 1 ovo ou 50g de leguminosas) ; 4. Vegetais (3-5 porções por dia; 1 porção = 100g vegetais crus, 150g vegetais cozidos ou picados crus ou 180g de sumo de vegetais); 5. Frutas (2-3 porções por dia; 1 porção = 180g ); 6. Pães, cereais, arroz e massas (6-11 porções por dia; 1 porção = 1 fatia de pão, 30g de cereais, 100g de arroz ou massa cozidos ou 5-6 bolachas pequenas). A Pirâmide é dividida em grupos de alimentos e de cada grupo devemos ingerir um determinado número de porções:

3 Alimentação Equilibrada e Actividade Física Dieta adequada à estrutura física e actividade física. Praticar no mínimo 30 minutos por dia de exercício físico contínuo (p. e. caminhar em passo acelerado). Manter uma ingestão adequada de todos os nutrientes, tentando distribuí-los por 6 a 8 refeições diárias. A ingestão de fibras ajuda ao normal funcionamento do organismo. Ingestão adequada de ferro e cálcio de acordo com o sexo e grupo etário. Maiores necessidades no período de crescimento e nas mulheres, particularmente durante a gravidez. Evitar adicionar sal ou açúcar aos alimentos, uma vez que estes já os contêm nas quantidades adequadas. Temperar os alimentos com ervas aromáticas em vez de sal. Preferir o azeite a outras gorduras. Evitar ao máximo consumir alimentos que contenham aditivos ou conservantes. Evitar os refrigerantes porque são ricos em gás, açúcar, aditivos e conservantes.

4


Carregar ppt "Ingestão diária de alimentos que forneçam ao organismo quantidades adequadas dos nutrientes (glícidos, lípidos, prótidos, sais minerais, vitaminas e água)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google