A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os alimentos como veículo de nutrientes O ser humano, tal como os outros seres vivos, necessita de se alimentar para viver.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os alimentos como veículo de nutrientes O ser humano, tal como os outros seres vivos, necessita de se alimentar para viver."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os alimentos como veículo de nutrientes O ser humano, tal como os outros seres vivos, necessita de se alimentar para viver.

3 Os alimentos como veículo de nutrientes (continuação) Os alimentos são substâncias que ajudam a: Produção de energia; Um bom funcionamento do organismo; Compensar as perdas; O crescimento. Os alimentos são substâncias que ajudam a: Produção de energia; Um bom funcionamento do organismo; Compensar as perdas; O crescimento.

4 Os nutrientes Os alimentos são constituídos por nutrientes, elementos indispensáveis à manutenção da vida, porque é deles que o organismo vai obter todos os materiais de que necessita. Os nutrientes são os prótidos, os glícidos, os lípidos, as vitaminas, os minerais, as fibras alimentares e a água. Ao grupo dos prótidos pertencem as proteínas e ao grupo dos lípidos pertencem as gorduras. Os glícidos também se designam por hidratos de carbono. Os alimentos são constituídos por nutrientes, elementos indispensáveis à manutenção da vida, porque é deles que o organismo vai obter todos os materiais de que necessita. Os nutrientes são os prótidos, os glícidos, os lípidos, as vitaminas, os minerais, as fibras alimentares e a água. Ao grupo dos prótidos pertencem as proteínas e ao grupo dos lípidos pertencem as gorduras. Os glícidos também se designam por hidratos de carbono.

5 Em que alimentos se encontram os nutrientes? Qual a função de cada? Os prótidos têm função plástica, porque são materiais de construção do nosso organismo, necessários ao crescimento, à formação e à renovação das células; O nosso organismo precisa de obter prótidos todos os dias, em quantidades adequadas. A falta de prótidos provoca atrofiamento dos músculos, aumento do ventre, por retenção de água e atraso intelectual. Os prótidos têm função plástica, porque são materiais de construção do nosso organismo, necessários ao crescimento, à formação e à renovação das células; O nosso organismo precisa de obter prótidos todos os dias, em quantidades adequadas. A falta de prótidos provoca atrofiamento dos músculos, aumento do ventre, por retenção de água e atraso intelectual.

6 (continuação) Os alimentos que fornecem, principalmente, glícidos ou hidratos de carbono como função energética. São a principal fonte de energia para o movimento, o trabalho e a realização de todas as funções do organismo. O excesso de hidratos de carbono ou de lípidos pode provocar obesidade. Os lípidos têm função energética, porque produzem energia que nos protege do frio. Embora necessárias em doses pequenas, as vitaminas desempenham um importante papel na defesa contra doenças. Os alimentos que fornecem, principalmente, glícidos ou hidratos de carbono como função energética. São a principal fonte de energia para o movimento, o trabalho e a realização de todas as funções do organismo. O excesso de hidratos de carbono ou de lípidos pode provocar obesidade. Os lípidos têm função energética, porque produzem energia que nos protege do frio. Embora necessárias em doses pequenas, as vitaminas desempenham um importante papel na defesa contra doenças.

7 Atraso no crescimento Infeções-pouca resistência Problemas de visão Perda de apetite e forças Irritabilidade Beribéri Pouca resistências às infeções Hemorragias Escorbuto Raquitismo Atraso no crescimento

8 Esterilidade Perturbações na gravidez Hemorragias Pelagra

9 Minerais Estes nutrientes têm função plástica, na medida em que alguns intervêm, na construção do organismo, fazendo parte das células, dos líquidos, dos dentes e dos ossos. Têm também função reguladora, porque intervêm nas reações que ocorrem no organismo. Estes nutrientes têm função plástica, na medida em que alguns intervêm, na construção do organismo, fazendo parte das células, dos líquidos, dos dentes e dos ossos. Têm também função reguladora, porque intervêm nas reações que ocorrem no organismo.

10 Página 18 do manual

11 Fibras alimentares Estas substâncias não são absorvidas pelo organismo, mas têm grande importância, porque regulam o funcionamento intestinal – função reguladora – e diminuem o risco de obesidade.

12 Água A água é a substância que existe em maior quantidade na constituição dos seres vivos – função plástica. O seu papel é indispensável nas reações vitais do organismo – função reguladora. A carência da água, em casos extremos, provoca desidratação. Com perda de 5% de água sente-se sede e de 10% fica-se doente. Se a perda for de 20%, pode levar à morte.

13 Constituição média de nutrientes do ser humano Pág.19 do manual Prótidos 18,7% Prótidos 18,7% Lípidos 15% Lípidos 15% Água 60% Água 60% Minerais 6% Minerais 6% Glícidos 0,3% Glícidos 0,3%

14

15 Informação da roda dos alimentos

16 Porções

17 A prática de uma boa alimentação alimentação completa Comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente- alimentação completa. alimentação equilibrada Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos maior quantidade nos maiores grupos e menor quantidade nos menores grupos- alimentação equilibrada. alimentação variada Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente-alimentação variada.

18 Distribuição diária da alimentação 15% Merenda da manhã e da tarde- 15%

19 Fim Trabalho realizado por: Matilde Ramos, 6ºD, Nº18 Retirado do: manual e internet. Trabalho realizado por: Matilde Ramos, 6ºD, Nº18 Retirado do: manual e internet.


Carregar ppt "Os alimentos como veículo de nutrientes O ser humano, tal como os outros seres vivos, necessita de se alimentar para viver."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google