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1 Curso de Habilitação Escolar De Nível Secundário NS tipo A – Pós-Laboral UFCD: CLC3 Formador: Fernando Garradas Formando: Susana Valente.

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1 1 Curso de Habilitação Escolar De Nível Secundário NS tipo A – Pós-Laboral UFCD: CLC3 Formador: Fernando Garradas Formando: Susana Valente

2 O que são os cuidados básicos de saúde

3 Para mantermos uma qualidade de vida equilibrada e saudável, devemos ter atenção a alimentação que fazemos. É necessário, termos refeições variadas para conseguirmos ter todos os nutrientes que o nosso organismo precisa. O que podemos fazer

4 A pirâmide dos alimentos indica-nos que proporção de cada tipo de nutrientes devemos comer: pouca quantidade dos alimentos que estão no topo da pirâmide, mas muita dos que estão na base.

5 A roda dos alimentos é uma imagem que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária e é representada em forma de círculo, que se divide em grupos. Cada grupo reúne alimentos ricos no mesmo tipo de nutrientes e tem tamanhos diferentes.

6 Aconselha-se uma alimentação: Completa - comer alimentos de todos os grupos e beber bastante água. Equilibrada - comer a maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade daqueles de menor proporção, de modo a ingerir o numero de porções adequadas. Variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente bem como nas diferentes épocas do ano.

7 Actividade Física: A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhoria da força muscular e da flexibilidade. Contribui para a perda do peso e da percentagem de gordura corporal, reduz a pressão arterial, melhora os diabetes, e diminui o colesterol.

8 No campo da saúde mental: A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas com o sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stresse. Auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Proporciona a redução da ansiedade e do stresse, ajudando no tratamento da depressão. A actividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

9 Cuidados com a higiene A lavagem das mãos varias vezes ao dia, previne- nos de ficarmos doentes, pois estas transportam bastantes micróbios para diversos sítios, como olhos, nariz e boca o que pode levar a várias infecções. o banho diário é a melhor forma de eliminarmos diferentes microorganismos prejudiciais ao nosso bem estar, para além de ser uma fonte de recuperação de energias. A lavagem de dentes após cada refeição é bastante importante para a saúde da nossa boca, para além de contribuir para um sorriso bonito e brilhante, evita contrairmos cáries e outros tipos de problemas orais.

10 Também é muito importante o uso de roupas e calçado limpos, pois o nosso corpo produz algumas secreções, tais como, o suor que também tem uma cobertura de gorduras e células mortas da pele, que por sua vez passam para as roupas que vestimos. Todas as peças de roupa devem ser lavadas frequentemente, mas principalmente as peças íntimas. Mesmo as roupas que se encontram nas nossas casas não devem escapar a limpeza, tais como as toalhas de banho, os lençóis e cobertores das camas, e até mesmo toalhas de cozinha, tapetes e carpetes.

11 Devemos evitar: Álcool – o álcool é uma droga legal que se encontra em diversas bebidas, tais como: a cerveja, o vinho entre outras. Quando alguém cria uma dependência sobre o álcool, começa a necessitar do seu consumo diário. Trata-se de uma doença (alcoolismo), e o dependente é denominado de alcoólico. Tabaco - O tabaco apesar de ser mais uma droga legal, é um dos principais problemas na saúde pública. Um fumador tem maior probabilidade de contrair doenças cardiovasculares ou diversos cancros, como os de boca, pulmões ou laringe, com isto a sua esperança de vida é normalmente mais curta.

12 Lazer e descanso: Devido ao ritmo extremamente acelerado exigido às pessoas em casa, no trabalho, na vida, enfim, a pratica de actividades de lazer é cada vez mais importante para a manutenção da saúde mental e emocional das pessoas, auxiliando no combate ao aparecimento do stresse e da depressão. As actividades ao ar em livre e em contacto com a natureza, tais como passeios à praia e outros locais turísticos ajudam- nos a sair um pouco da nossa rotina. Aproveite o convívio com a família e com amigos, são os pequenos momentos que preenchem a vida.

13 Para viver com qualidade de vida, todos precisamos de um tempo de descanso, e que este tempo de descanso seja não só físico, mas também mental, o que é encontrado nas actividades de lazer. Dormir bem e o tempo suficiente é muito importante para um bem estar completo, físico e mental.


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