A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24 de Setembro Dia Mundial do Coração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24 de Setembro Dia Mundial do Coração"— Transcrição da apresentação:

1 24 de Setembro Dia Mundial do Coração

2 Saúde segundo a OMS 1946: “ é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 1998: “ estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual”

3 Saúde em 5 Dimensões: Saúde física: condição física, alimentação, cuidados médicos e controle do abuso de substâncias; Saúde psico-emocional: gestão do stress e cuidados com crises emocionais; Saúde social: relações com amigos, família e comunidade; Saúde intelectual: educação, desenvolvimento da carreira e realização intelectual; Saúde espiritual: amor, esperança, caridade, objetivos e valores de vida. (Ribeiro, 1998).

4 O que é o Coração?

5 O que é o Coração? Tamanho aproximado do punho fechado de um adulto
Órgão muscular localizado sob o osso esterno Tamanho aproximado do punho fechado de um adulto Função: “bombear” o sangue para todas as regiões do corpo, levando assim nutrientes para as células. Órgão oco, com 4 cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos

6

7 Qual a importância do Coração?
Órgão essencial para a manutenção da vida Sede dos sentimentos Sede da espiritualidade

8

9

10

11

12 O que faz bem ao coração Amigos já conhecidos:
Atividade física regular Alimentação saudável Controle de peso Controle do colesterol Controle da PA

13

14

15 O que faz bem ao coração Os novos amigos: Alegria Amizades Altruísmo
Amor Fraternidade Otimismo Perdão Práticas espirituais Solidariedade

16 O que não faz bem ao coração
Inimigos “tradicionais”: Tabagismo Colesterol elevado Pressão arterial elevada Vida sedentária Obesidade central Diabetes mellitus Anticoncepcionais orais Estresse Gorduras “trans”

17 O que não faz bem ao coração
Os novos inimigos: Culpa Mágoa Ressentimento Raiva Ódio Melancolia Pessimismo Tristeza Solidão

18 Fatores de risco clássicos
Idade: quanto mais velha a população, maior o risco cardiovascular; Sexo: o homem tem risco maior que a mulher, sempre que os demais fatores de risco sejam iguais. História Familiar: quando um dos pais ou irmãos apresentou doença coronariana (IAM ou angina) ou cerebral (AVC) precoce (antes de 65 anos para mulheres e antes de 55 anos para homens). Diabetes mellitus: a ocorrência de doença cardiovascular nos diabéticos não tratados é bem maior que nos não diabéticos. Pressão arterial o risco de doenças cardiovasculares e pressão arterial é contínuo, não existindo um nível de pressão onde não possa ocorrer a doença.

19 Fatores de risco clássicos
Colesterol: a quantidade de colesterol no sangue e a distribuição dele nas várias lipoproteinas que o transportam (HDL, LDL), tem grande influência no risco cardiovascular. O risco também é contínuo, Tabagismo: é um dos poucos fatores de risco "por opção". O risco é igualmente contínuo com o nível de consumo, sem existir nivel seguro, abaixo do qual não ocorre a doença. Atividade física: o risco é contínuo, quanto menor a atividade maior é o risco. O maior risco é no sedentário, assim considerado quem, somando as atividades, se exercita menos de 30 minutos por dia.

20 Reabilitação cardíaca
Qual a sua escolha? Passar pelo infortúnio de uma doença cardíaca ou agir preventivamente para evitá-la? Qual o segredo? - Promover mudanças em seu estilo de vida: Reeducação alimentar Controle do peso Redução da ingesta de álcool Interrupção do tabagismo Atividade física regular Cuidar do estresse

21 Reabilitação cardíaca
- Promover mudanças em seu estilo de vida: Valorização da amizade Prática do bem Exercício do perdão Resolução dos problemas emocionais Cultivo de práticas espirituais Meditação Exercício da solidariedade Amor ao próximo como a si mesmo

22 "Meu coração, não sei por quê,
bate feliz quando te vê." Há uma relação muito profunda entre as emoções e o coração. As emoções estão localizadas na parte do cérebro que pertence ao cérebro antigo, ao cérebro ancestral, com uma ligação com o nosso sistema vegetativo (sistema de nutrição) que comanda toda a função do organismo, principalmente o coração.

23

24

25

26


Carregar ppt "24 de Setembro Dia Mundial do Coração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google